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10/02/2009 - 08:14

MIS aumenta o valor para o Prêmio Internet Segura de Jornalismo e cria categoria especial de proteção à infância

Vencedores terão R$ 12.600 em compras nas 18 maiores lojas eletrônicas do país. Ganha quem fizer as reportagens mais educativas sobre melhores práticas na rede.

São Paulo – O Movimento Internet Segura (MIS), comitê da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) dedicado a orientar o usuário da rede quanto às melhores práticas de navegação, acaba de lançar a segunda edição do Prêmio Internet Segura de Jornalismo. O principal objetivo é estimular a imprensa e os estudantes de jornalismo a aumentar os esforços no sentido de divulgar informações que ajudem o internauta a adquirir conhecimentos preventivos no mundo virtual. As principais novidades da iniciativa são o aumento do valor entregue aos ganhadores e a criação da nova categoria, especialmente dedicada a destacar reportagens sobre proteção de crianças e adolescentes na web.

A primeira edição do Prêmio Internet Segura de Jornalismo teve sua cerimônia de premiação realizada em junho de 2008. Ao todo, concorreram 53 trabalhos de jornalistas e estudantes de dez Estados. Os três vencedores, nas categorias Economia, Tecnologia e Defesa do Consumidor, ganharam R$ 12 mil cada para fazer compras nas principais lojas do comércio eletrônico brasileiro, que além de participarem do próprio MIS, também integram o comitê de Varejo Eletrônico da camara-e.net. “Para este ano a premiação foi aumentada para R$ 12.600,00, somando R$ 37.800,00”, informa o coordenador do MIS, Igor Rocha.

A relação das lojas é a seguinte: Lojas Pernambucanas, Sack’s, Auto Z (portal do grupo DPaschoal), Americanas.com, Comprafacil.com.br, Extra.com.br, LivrariaCultura.com.br, LivrariaSaraiva.com.br, MagazineLuiza.com.br, Marisa.com.br, Shoptime.com.br, Siciliano.com.br, Videolar.com, Submarino.com.br, TokStok.com, eFacil (Portal do atacadista Martins) Wal Mart, e Ponto Frio.

Igor comentou ainda que para a segunda edição, atendendo aos pedidos dos próprios jornalistas, a coordenação do MIS decidiu dividir as categorias por tipo de mídia. Agora os trabalhos poderão ser inscritos nas modalidades “Veículos Especializados em Tecnologia”, na qual concorrerão matérias técnicas que ajudem o usuário a conhecer as melhores ferramentas na utilização da rede, tais como certificação digital, criptografia e outros, ou “Veículos de Cobertura Generalizada”, dedicada às matérias de Defesa do Consumidor, abordando o comportamento dos usuários e as dicas práticas que evitem que os mesmos caiam em golpes. “A intenção da mudança foi dar condições iguais de disputa aos profissionais de todos os tipos de veículos”, explicou.

Além destas duas modalidades, o MIS criou a categoria especial “Proteção da Infância e Adolescência”, que premiará o trabalho que ajudar melhor no combate ao uso da internet para a prática de crimes contra crianças. “Recentemente o Movimento anunciou sua adesão aos esforços contra este tipo de crime e decidimos usar o prêmio para mobilizar ainda mais a imprensa em torno do tema”, diz Igor.

Poderão concorrer profissionais de veículos on-line, jornais, revistas, rádio e televisão. Cada jornalista poderá inscrever até dois trabalhos. A comissão julgadora será formada pelos representantes das empresas patrocinadoras do MIS. (ver no site www.internetsegura.org)

O presidente da camara-e.net, Manuel Matos, comenta que o prêmio teve uma participação surpreendente na edição de estréia e espera superar o número de trabalhos inscritos na segunda edição. “Além dos benefícios próprios alcançados por meio da premiação, a iniciativa é uma oportunidade que a camara-e,net e o MIS proporcionam para os profissionais de imprensa participarem mais ativamente dos esforços para ajudar o país a aproveitar de forma saudável e sustentável todo o potencial oferecido pela Internet”, finalizou.

Perfil do Movimento Internet Segura - O Movimento Internet Segura (MIS) foi criado em setembro de 2004 sob a coordenação da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Desde sua fundação a preocupação principal do MIS foi a de atuar na educação do usuário de Internet no sentido de evitar que as pessoas façam transações na rede de forma insegura caindo em golpes, ou que simplesmente deixem de fazer compras na rede acreditando que essa é uma prática insegura. A partir do final de 2008, o Movimento incorporou ao escopo de sua atuação a defesa da infância e da adolescência, fornecendo informações aos pais, responsáveis e aos próprios menores para que eles saibam reconhecer e evitar ações de mau feitores.

A iniciativa conta com a participação direta das empresas American Express, Microsoft, Redecard, Serasa, Visanet, Lojas Pernambucanas, Sack’s, Auto Z (portal do grupo DPaschoal), Americanas.com, Comprafacil.com.br, Extra.com.br, LivrariaCultura.com.br, LivrariaSaraiva.com.br, MagazineLuiza.com.br, Marisa.com.br, Shoptime.com.br, Siciliano.com.br, Videolar.com, Submarino.com.br e TokStok.com, eFacil (Portal do atacadista Martins) Wal Mart, Ponto Frio, Verisign, Google e Certisign.

No endereço www.internetsegura.org, o internauta recebe informações didáticas sobre segurança e integridade na navegação pela Internet e pode acessar à Central de Apoio ao Internauta, que responde dúvidas por e-mail sobre todos os assuntos relativos à questão da segurança na rede.

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