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10/02/2009 - 08:22

Fematex 2009” comemora sucesso

A segunda edição da “Fematex – Feira Internacional de Materiais para a Indústria Têxtil e de Confecção”, que aconteceu entre os dias 03 e 06 de fevereiro, em Blumenau (SC), primeiro evento de negócios realizado na região após a tragédia climática do final do ano passado, terminou em clima otimista.

A feira apresentou lançamentos e informações para a coleção verão 2009/2010 e um preview do alto-verão 2010 de 70 expositores e foi visitada por cerca de 7.000 profissionais do Brasil e do exterior. A “Fematex” é promovida pelo SINTEX – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau e organizada pela Vale Feira & Eventos, empresa também de Blumenau. A feira contou com o apoio da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção através do programa Texbrasil desenvolvido em parceria com a APEX Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, reunindo empresas nacionais e internacionais que se diferenciam no desenvolvimento de produtos e serviços direcionados ao setor.

Ulrich Kuhn, presidente do SINTEX, declara: “A feira é um projeto novo e a segunda edição foi positiva, considerando o contexto regional e macroeconômico, que não permitiu que alcançássemos em 2009 o crescimento no número de expositores previsto inicialmente no nosso planejamento. Mas acreditamos muito no potencial de crescimento do evento para as próximas edições. O ciclo de palestras sobre tendências e tecnologia foi um dos destaques junto aos visitantes, pois a democratização da informação é um dos pilares da ‘Fematex’ para promover a diferenciação do segmento de confecção”.

“Fórum de Tendências” - O espaço apresentou toda a gama de cores temáticas para a primavera-verão 2009/2010 e um preview do alto-verão 2010, além de lançamentos dos expositores. As quatro direções apresentadas para a estação são: Admirar – A beleza da natureza que desperta emoções sensoriais e que direciona ao new romantic com toques de vintage e liberty através do frescor dos florais. Romance e Futurismo; Respeitar – Um caleidoscópio rico de exotismo tribal e artístico que revisita cultura e investiga origens. Valoriza as raízes, as etnias e as técnicas manuais e artesanais, resultando em novos padrões de estética e modernidade; Repensar – Redefinição dos códigos urbanos transformando-os em novos prazeres, novas sensações e novo humor. Uma nova elegância urbana e festiva reinventando os grafites, pop art, os looks dos anos 60 e dos clubbers; Reorganizar – Um ambiente vanguardista que favorece um posicionamento inteligente e responsável. A liberdade no processo de construção para um novo design em harmonia com os códigos e uniformes influenciados pela arquitetura, proporções e materiais das grandes metrópoles.

“Lounge empresarial – Espaço Sustentabilidade” - O Espaço levou o visitante a refletir sobre a sustentabilidade, tema que faz parte da consciência e do dia-a-dia de todos.

O símbolo central do espaço foi uma Roda D’água, que remete às experiências históricas na região, devido ao uso equilibrado dos recursos naturais pelos primeiros colonizadores. A Roda D’água é tratada como um núcleo difusor através da projeção simbólica de raios, desenvolvidos com tecidos multicoloridos.

As palavras Sustentabilidade, Responsabilidade Socioambiental, Sustentabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Ecodesenvolvimento estavam em destaque no Espaço, formando linhas verticais que remetem à importância de crescer de forma equilibrada.

Opinião dos expositores - “A participação da Renaux Blue Label na Fematex foi boa para prospectar novos clientes e para a imagem. O evento foi o único no qual a empresa expôs a coleção verão 2010 devido à estratégia de apresentar a coleção diretamente aos clientes, de forma personalizada. A visitação foi nacional e internacional com presença de compradores do Paraguai e de El Salvador”, declara a coordenadora de marketing da Renaux Blue Label, Camila Locks.

Rogério Selhorst, diretor da Brasil Botões, destaca: “A visitação em nosso stand foi excelente”.

Giovanna Stewers, designer, participou pela primeira vez do evento e ficou bastante satisfeita com o resultado: “Fiz muitos contatos, recebi muitos confeccionistas interessados em confecção de catálogos e lojistas buscando estampas diferenciadas”.

Josiane Paiva, analista de marketing da Horizonte Têxtil considerou boa a participação na feira e acredita que “a divulgação do evento no geral com anúncios e malas diretas foi muito importante para o sucesso do evento”.

Mariana Neves, analista de marketing da Dalila Têxtil, que participou do evento pela primeira vez, declara: “A participação foi bastante positiva e a visitação do evento foi qualificada, apesar de não ser volumosa”.

Para o gerente de marketing da Haco Etiquetas, Johnny Francis Gaulke, “a participação na feira foi muito boa para receber os visitantes e rapidamente verificar o retorno dos clientes sobre os lançamentos. Recebemos grandes clientes da região, relaxados e fora do horário de trabalho, interessados em informações mais completas sobre o desenvolvimento e os atributos dos produtos”.

O gerente da Unidade de Fibras da Altenburg, Kleber Alves Mariano, destaca: “É a primeira vez que a Altenburg participa da “Fematex” e foi bom para mostrar os nossos lançamentos aos clientes”. [ Site: www.fematex.com.br ] | Sintex

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