Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2009 - 08:51

Lançamento da Declaração da Comissão Latinoamericana sobre Drogas e Democracia no Rio de Janeiro

A Comissão Latinoamericana sobre Drogas e Democracia apresentará suas conclusões numa conferência de imprensa a ser realizada no Hotel Intercontinental, dia 11 de fevereiro (quarta-feira), às 10h30, no Hotel Intercontinental – Av. Professor Mendes Morais, 222 – São Conrado, Rio de Janeiro (RJ).

Criada pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (Brasil), César Gaviria (Colômbia) e Ernesto Zedillo (México) e integrada por 17 personalidades independentes, incluindo os escritores Paulo Coelho, Mario Vargas Llosa, Sergio Ramírez e Tomás Eloy Martínez,.a Comissão avaliou os limites e efeitos indesejáveis das políticas repressivas de “guerra às drogas” aplicadas na América Latina.

A criação desta Comissão teve por ocasião a revisão de dez anos das políticas de drogas mundiais, no âmbito da Organização das Nações Unidas, que teve início em Março de 2008 e será finalizada em um encontro ministerial em março de 2009 em Viena, na Áustria.

As propostas da Comissão para estratégias mais eficientes e humanas, apresentadas no documento Drogas e Democracia: rumo a uma Mudança de Paradigma, se apóiam em três grandes diretrizes: . tratar o consumo de drogas como uma questão de saúde pública | . reduzir o consumo mediante ações de informação e prevenção | . focalizar a repressão sobre o crime organizado.

A Comissão convida também governos e sociedades a “avaliar sob o prisma da saúde pública e da mais avançada ciência médica a conveniência de descriminalizar a posse de maconha para o consumo pessoal”.

Romper o silêncio e quebrar os tabus que bloqueiam a abertura de um amplo debate sobre o problema das drogas é a precondição para que cada país possa encontrar soluções inovadoras, adequadas a sua história e sua cultura. | Site: www.drogasedemocracia.org

Comissão Latinoamericana sobre Drogas e Democracia.: César Gaviria – ex-presidente da Colômbia, co-presidente da Comissão | Ernesto Zedillo – ex-presidente do México, co-presidente da Comissão | Fernando Henrique Cardoso – ex-presidente do Brasil, co-presidente da Comissão | Ana María Romero de Campero (Bolivia) - Jornalista. Foi designada pelo Congresso como a primeira Defensora do Povo da Bolívia (1998-2003). Desde 2004 dirige a Fundação UNIR Bolívia, trabalhando em iniciativas nos campos de “Diálogo e Negociação Pacífica de Conflitos”. | Antanas Mockus Sivickas (Colômbia) – Ex-prefeito de Bogotá. Eleito nos períodos 1995-1997/ 2001-2003.| Diego García Sayán (Peru) – Atualmente é Juiz e Vice-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Durante a transição democrática peruana (2000-2001), foi Ministro da Justiça do Presidente Valentin Paniagua. Depois, foi Ministro de Relações Exteriores. | Enrique Krauze (México) - Escritor que tem uma ampla obra publicada, onde se destacam os livros “Caudillos culturales en la Revolución mexicana” (1976), “Biografía del Poder” (1987) e “La Construcción de la Democracia” (2000). Pertence à junta diretora do Instituto Cervantes e da empresa Televisa. | Enrique Santos Calderón (Colômbia) – Jornalista. Diretor do diário El Tiempo. | General Alberto Cardoso (Brasil) – Foi Ministro Chefe Institucional do Gabinete da Presidência da República | Mario Vargas Llosa (Peru) - Escritor. Recebeu inúmeros prêmios literários, como o “Prêmio Príncipe de Asturias” (1986), o “Prêmio Cervantes” (1994) e o “Prêmio Jerusalém” (1995) | Moisés Naím (Venezuela) – É diretor da revista “Foreign Policy”, em Washington, que circula em 175 países e é publicada em 12 idiomas. | Patricia Llerena (Argentina) – É juíza da Câmara do Tribunal Criminal da cidade de Buenos Aires. | Paulo Coelho (Brasil) - Escritor, recebeu inúmeros prêmios internacionais como o “Cristal Award pelo World Economic Forum” e “Legión d´Honneur” da França. | Sergio Ramírez (Nicarágua) – Foi eleito vice-presidente do país. É colunista de diversos jornais. | Sonia Picado Sotela (Costa Rica) – Embaixadora da Costa Rica nos Estados Unidos, de 1994 a 1998. Juíza da Corte Interamericana de Direitos Humanos entre 1988 y 1994.| Tomás Eloy Martínez (Argentina) - Escritor. Entre suas obras se destacam a série de contos “Lugar Común la Muerte” (1979), “La Novela de Perón” (1985), “Santa Evita” (1996) e “El Vuelo de la Reina” (2002), sendo este último o vencedor do “Prêmio Alfaguara de Literatura”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira