Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2009 - 09:05

BNDES destina R$ 80 milhões para projeto de bioenergia no interior de São Paulo

Central Energética Guaíra gerará 25 MW para comercialização .

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 80 milhões para a Central Energética Guaíra, no Estado de São Paulo. O investimento é para expansão da cogeração de energia a partir da biomassa (bagaço da cana-de-açúcar e palha), que saltará de 8,4 MW para 35,4 MW.

O empreendimento, que ainda não está em operação, fica dentro da Usina Açucareira Guaíra, que produz açúcar cristal e álcool combustível e é autossuficiente em energia. O projeto permitirá manter o atual nível de produção energética e gerará, em princípio, um excedente de 25 MW para comercialização, acrescentando mais um item à carteira de produtos do grupo.

Todo o resíduo utilizado na geração de energia virá do que é produzido atualmente pela empresa, que não aproveita todo o bagaço resultante da atividade produtiva. Cabe destacar que os equipamentos a serem instalados têm capacidade de elevar a produção de energia elétrica para até 55 MW, caso a planta agrícola aumente, no futuro, o volume de cana plantada e moída.

Além da aquisição e montagem de equipamentos, os recursos do BNDES — que representam 80% do investimento total — serão utilizados para estudos e projetos, obras civis, materiais e utensílios gerais, treinamento e despesas pré-operacionais.

Está previsto no projeto, durante a fase de implantação, que sejam gerados cerca de 200 empregos diretos no município de Guaíra e 100 postos de trabalho indiretos na região. A Usina Guaíra já mantém 452 funcionários, além de 2.187 empregos diretos na área agrícola, aos quais se somam cerca de 1.000 trabalhadores indiretamente envolvidos.

Do ponto de vista ambiental, o grande mérito da central energética é a redução dos impactos causados pela queima do bagaço e da palha da cana, já que a geração se dará a partir dos subprodutos dos processos industriais da usina. O empreendimento tem licenças de instalação e operação concedidas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira