Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2009 - 09:06

Varejo de shopping apresenta alta em janeiro

O índice MercadoFlux registra resultados positivos na atividade comercial de shopping center no mês de janeiro em relação ao mesmo mês de 2008.

São Paulo – O MercadoFlux, indicador da atividade comercial de shopping, aponta crescimento de 3% no desempenho do setor no primeiro mês do ano em comparação ao mês de janeiro de 2008. Com a análise da série histórica dos índices, nota-se que o mês de janeiro teve o mesmo índice de outubro e novembro de 2008, o que indica que o início deste ano mantém o mesmo patamar e sequência de resultados positivos observados na maior parte do ano passado.

Como mostra o quadro abaixo, o pico de dezembro é puxado pelas compras de Natal, o que é normal no varejo, e em janeiro os resultados voltam ao patamar médio do segundo semestre, mesmo após a ameaça da crise financeira internacional, que começou a preocupar o mercado a partir de setembro.

Na análise regional, a atividade comercial de shopping continua em alta, comparada com a mesma época de 2008. O destaque é para a cidade de Belo Horizonte que teve alta de 6%. São Paulo registrou alta de 2% e a atividade comercial do Rio de Janeiro manteve-se estável em janeiro (1%).

Por porte, os shoppings de médio porte tiveram alta de 4% e os de grande porte 3% em janeiro, em relação ao mesmo mês do ano passado. Os shoppings de pequeno porte mantiveram-se estáveis (-0,3%).

O MercadoFlux é um indicador específico do mercado de shopping que indica o grau de desempenho, aquecimento ou movimentação do setor. É desenvolvido pelas empresas IPDM, instituto de pesquisa especializado em mercado de shopping, e Feixe Tecnologia, especializada em contagem eletrônica de fluxo de consumidores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira