Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2009 - 09:43

Quais profissionais estão em alta no mercado?

O bom profissional é aquele que, entre outras características, consegue se adaptar a diversos cenários, turbulentos ou não. Desta forma, terá seu espaço garantido mesmo em momentos de crise. Afinal, que organização não quer em seu quadro de funcionários alguém ágil, competente e que agregue conhecimento e valor à sua empresa? Contudo, uma questão se faz presente: neste ano, haverá, sim, profissões em alta e outras em baixa.

Os períodos de crise exigem, talvez mais do que em qualquer outro, criatividade para fazer com que as empresas consigam ter bons resultados. Controle para que as despesas não gerem desperdícios e inteligência para que se perceba qual é a melhor forma de aplicar o lucro são apenas dois exemplos de ações essenciais no cenário econômico atual.

Assim, as profissões ligadas à área de custos serão de extrema relevância para as empresas. O controller, por exemplo, é o tipo de colaborador que as organizações procurarão este ano, pois ele tem como função desenvolver, planejar e criar possibilidades para a ligação entre a contabilidade e as outras áreas financeiras da companhia. Seu trabalho também deve ser pautado por transparência e visão de negócio.

Em contrapartida, alguns especialistas defendem a continuidade do investimento maciço em propaganda em épocas de crise, mas a verdade é que muitas empresas não terão outra alternativa a não ser cortar investimentos destinados a áreas importantes, como marketing e publicidade.

Outro fator interessante a ser notado é que já existe um aumento no número de vagas seniors. Ao que tudo indica, o mercado está em busca de profissionais experientes e com boa bagagem. Além disso, qualidades como calma e jogo de cintura serão fundamentais para enfrentar os problemas que a crise econômica mundial acarretará em um momento não muito distante. Digo isso baseado em dados concretos apurados nos serviços de seleção e recrutamento on-line que mostram um crescimento na busca por profissionais nas áreas de Finanças, Administração, Contábil, Fiscal e de Risco.

A partir deste cenário, deixo como sugestão o seguinte: dê o seu melhor e vista de fato a camisa de sua empresa. Mesmo que você não trabalhe diretamente com o setor financeiro, procure meios de enxugar o orçamento, antes que alguém da contabilidade peça para que você o faça. Aproveite a oportunidade para se destacar e fazer a diferença, ou seja, ser de fato um bom profissional.

. Por: Renato Grinberg, diretor geral da Trabalhando.com.br e especialista em mercado de trabalho. É pós-graduado na UCLA (University of California, Los Angeles) com MBA pela University of Southern California, Marshall School of Business (USC). Aos 35 anos, Grinberg tem em seu currículo passagem por várias multinacionais, como a diretoria Geral da Latin American Multichannel Advertising Council (LAMAC), além de uma carreira internacional tendo trabalhado em empresas como a Sony Pictures e Warner Bros. em Los Angeles, onde foi gerente de Marketing.

Perfil: Trabalhando.com.br - A Trabalhando.com.br é subsidiária brasileira da chilena Trabajando.com. A empresa chegou ao país com a missão de se tornar a comunidade virtual de trabalho líder do Brasil no prazo de cinco anos. O processo de expansão internacional da empresa se iniciou em 2008, quando a Universia, uma empresa do Grupo Santander, associou-se a Trabajando.com, apresentando grandes projeções de crescimento. Além do Brasil, a empresa possui escritórios no México, Argentina, Peru, Colômbia, e em 2009 chegará a Portugal e Espanha.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira