Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/02/2009 - 08:40

Instituto Crescer e ATN estabelecem parceria para treinamento de jovens profissionais

Iniciativa contempla, entre outros pontos, o fortalecimento de projetos de formação profissional, como o Jovem Aprendiz.

São Paulo – O Instituto Crescer para a Cidadania (www.institutocrescer.org.br), sociedade civil sem fins lucrativos que propõe e desenvolve programas de formação de jovens profissionais, e a Associação Telecentros de Informação e Negócio (ATN) (http://atn.org.br), entidade sem fins lucrativos, qualificada no Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, assinam acordo de cooperação no próximo dia 13 de fevereiro.

Com a parceria, ambos se credenciam e se estruturam para realizar, por exemplo, projetos de formação profissional, como o Jovem Aprendiz, que está baseado no cumprimento da Lei da Aprendizagem. Assim, juntos, o Instituto Crescer e a ATN ficam aptos a ajudar as empresas a implementar cursos e projetos que atendam as exigências desta Lei, regulamentada por decreto em 2005 e que tem como objetivo preparar os jovens para o exercício profissional, garantindo a inclusão social por meio da empregabilidade.

“A proposta da Lei da Aprendizagem é, justamente, envolver o empresariado para potencializar esse desafio, ou seja, ter um contigente de jovens qualificados para atender as demandas atuais e futuras, colocando a economia brasileira num novo patamar frente às potências internacionais”, analisa Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer para a Cidadania.

“A nossa parceria com a ATN será muito importante dentro deste contexto. Com diversos telecentros espalhados pelo Brasil, a Associação oferece a infraestrutura necessária para capacitar profissionais, contribuindo para que os jovens tenham uma melhor condição econômica, social, educacional e cultural”, complementa Dilermando Allan Filho, presidente do Conselho de Administração do Instituto Crescer.

“Com toda sua expertise, o Instituto Crescer será um grande parceiro no fornecimento de conteúdo e didática, utilizando a infraestrutura dos Telecentros e também na realização de estudos e pesquisas, além da aplicação de novas metodologias de ensino”, friza José Avando Souza Sales, diretor-geral da Associação Telecentro de Informação e Negócio.

A parceria visa também a realização de um evento sobre inclusão digital e formação profissional no segundo semestre. “A maioria dos fórum discutem apenas o modelo mais adequado para a utilização das tecnologias. Nós iremos além e fomentaremos, por exemplo, questões que envolvem infraestrutura, lixo eletrônico e acesso dos deficientes físicos”, adianta Luciana Allan.

Aperfil da Lei da Aprendizagem - A Lei da Aprendizagem garante ao jovem, com idade de 14 a 24 anos, a formação técnico-profissional, no ambiente de trabalho, através do Contrato de Aprendizagem, com todos os direitos trabalhistas e previdenciários. O objetivo da lei de aprendizagem é oferecer aos jovens uma preparação para o exercício profissional, garantindo a inclusão social com empregabilidade. Durante o período de dois anos o jovem recebe capacitação específica e a jornada de trabalho não deve exceder seis horas diárias, podendo ser de até oito horas para os adolescentes que já tiverem concluído o Ensino Fundamental, sendo nelas incluídas as horas destinadas à aprendizagem teórica. | Link http://www.mte.gov.br/fisca_trab/aprendizagem_pub_manual_aprendiz_V2.pdf.

Instituto Crescer - Fundado em outubro de 2000, o Instituto Crescer para a Cidadania tem como missão contribuir com as empresas para que estabeleçam novos padrões de relacionamento com os públicos impactados por suas atividades (stakeholders), por meio da implementação de projetos educacionais, socioambientais e sociodigitais que promovam o desenvolvimento humano.

Associação Telecentro de Informação e Negócio - A Associação Telecentros de Informação e Negócios – ATN é uma entidade sem fins lucrativos, qualificada no Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP e credenciada a apoiar os Telecentros de Informação e Negócios mediante Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A ATN tem por finalidade participar do processo de inclusão, implantar telecentros, orientar e capacitar pessoas para a gestão e uso dos equipamentos com o intuito de obter ou produzir informações, interagir com a comunidade local, nacional e internacional .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira