Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/02/2009 - 08:51

Instituto Camargo Corrêa e Sebrae capacitam pequenos produtores rurais e empreendedores do ramo de confecção em Goiás

Iniciativa, que tem parceria com o Sebrae e investimento de R$ 1,2 milhão, vai beneficiar pelo menos 220 famílias dos municípios de Catalão, Davinópolis e Campo Alegre.

Instituto Camargo Corrêa (ICC), construtora Camargo Corrêa e Sebrae lançam amanhã (dia 11 de fevereiro) o projeto Tempo de Empreender nos municípios de Catalão, Davinópolis e Campo Alegre de Goiás, cidades localizadas no entorno da obra da Usina Hidrelétrica Serra do Facão, em Goiás. A iniciativa pretende capacitar e oferecer investimentos em equipamentos para pelo menos 160 famílias de produtores rurais das três cidades e 60 pequenos empreendedores do ramo da confecção no município de Catalão. O projeto terá investimento de R$ 1,2 milhão e duração de 24 meses.

Parte do programa Futuro Ideal, já implantado em 15 municípios brasileiros pelo Instituto Camargo Corrêa, o projeto Tempo de Empreender visa aumentar a produtividade e a rentabilidade de pequenos negócios da região da usina de Serra do Facão, gerar oportunidades de trabalho e renda e promover o desenvolvimento local. O projeto foi criado a partir de um diagnóstico realizado pelo Sebrae, levando em consideração o perfil da região. “Verificamos que é um território que não tem vocação única e havia necessidade de ações tanto para a área urbana de Catalão como para a área rural da região”, explica o gestor do projeto pelo Sebrae, Aloísio Antônio de Paiva.

As famílias beneficiadas terão cursos de capacitação técnica, capacitação organizacional, apoio na área de infraestrutura e facilidades de acesso ao mercado, que serão aplicados por consultores do Sebrae em Goiás, Instituto Camargo Corrêa e parceiros. Como responsável pela realização das capacitações, o Sebrae aposta que os cursos serão a ponte entre essas famílias e o mercado. “Será a primeira vez que grande parte dessas famílias, principalmente da zona rural, terão acesso à qualificação profissional. Os cursos vão ajudá-los na conquista de mercado e na geração de renda, que é o maior objetivo do programa”, avalia o diretor-superintendente do Sebrae em Goiás, João Bosco Umbelino dos Santos.

A meta é aumentar em 5% o número de emprego no segmento de confecções e em 15% a renda mensal dos pequenos produtores rurais atendidos pelo projeto. Entre os beneficiados, o projeto dará atenção especial para jovens entre 18 e 24 anos, público-alvo do programa Futuro Ideal. “Cada família atendida deve ter um ou dois jovens envolvidos no trabalho”, explica Jair Resende, coordenador do programa Futuro Ideal.

Também está previsto o acompanhamento técnico das famílias. Para isto, foi criado um comitê gestor formado pelo poder público, sindicatos, Sistema S, associações comerciais, associações de produtores rurais, além do ICC, Sebrae e funcionários da obra de Serra do Facão, entre outros.

Futuro Ideal - O Programa Futuro Ideal é um dos programas estruturantes do Instituto Camargo Corrêa cujo foco é oferecer oportunidade de inserção do público juvenil no mercado de trabalho. Os projetos conduzidos no Futuro Ideal estão alinhados com a vocação econômica do local e com a área de negócios das empresas parceiras. A tática aproveita a competência técnica dos funcionários e utiliza a rede de relacionamento para o aproveitamento dos negócios gerados e dos jovens qualificados. O ICC assinou com o Sebrae acordo para a promoção de ações empreendedoras em todo o país.

Instituto Camargo Corrêa - Braço social do grupo Camargo Corrêa, o ICC tem como missão promover o desenvolvimento comunitário sustentável investindo em crianças, adolescentes e jovens de 0 a 24 anos. Seu foco de atuação é o investimento comunitário e a execução de programas voltados para a educação e a geração de renda nas comunidades onde estão localizadas as unidades de negócios do grupo. As ações do instituto partem do objetivo de contribuir para que as comunidades superem seus desafios. ”O ICC desenvolve ações sociais que envolvam as lideranças locais, valorizem as organizações sociais da região e estejam alinhadas a políticas públicas”, explica Francisco Azevedo, diretor executivo do instituto.

Lançamento do Projeto Tempo de Empreender, dia 11 de fevereiro de 2009, às 19 horas, na Associação Comercial e Industrial de Catalão/Câmara de Dirigentes Lojistas (ACIC/CDL) de Catalão (GO) - Av.Raulina F.Paschoal, 2285 – Centro - Catalão-GO

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira