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11/02/2009 - 09:06

Brasil começa a preparar profissionais para Copa do Mundo de 2014

Ministério do Turismo e Fundação Roberto Marinho lançam programa de formação em espanhol e em inglês para profissionais de turismo.

O Ministério do Turismo e a Fundação Roberto Marinho lançam, nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, um programa para qualificação de profissionais ligados ao setor de Turismo nos idiomas espanhol e inglês. Trata-se da primeira ação concreta de capacitação profissional motivada pela Copa do Mundo de 2014. O programa, neste primeiro momento, será implementado em três cidades-sede da Copa, podendo atingir até 80 mil profissionais de turismo. O investimento do Governo será de R$ 13,9 milhões e a idéia é que este programa seja ampliado para outras cidades.

O evento de lançamento será realizado no Hotel Marina Palace, às 11h, e estarão presentes na ocasião o ministro do Turismo, Luiz Barretto, e o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho.

A iniciativa marca também a criação de um selo de qualidade no Turismo. A proposta é instituir uma marca visual a ser concedida pelo Ministério do Turismo a todos os empreendimentos e instituições que aderirem à formação em línguas estrangeiras a fim de melhorar o atendimento aos turistas, seja facilitando a participação dos seus funcionários, seja pelo apoio direto ou indireto para viabilizá-las. Nesse sentido, o selo será também um instrumento importante para a consolidação da rede que se pretende construir para a implantação do programa.

Dia 13 de fevereiro (sexta-feira), às 11h, no Hotel Marina Palace , Av. Delfim Moreira, 630 - Leblon – Rio de Janeiro (RJ).

Cursos estarão disponíveis online, presencialmente e pela televisão - O ambiente educativo que será concebido para as aulas envolve ações presenciais e a distância, propostas pela equipe pedagógica da Fundação Roberto Marinho, mediadas pelo uso de recursos audiovisuais. A maior parte das atividades de aprendizagem de línguas estrangeiras (espanhol e inglês) será online. Um portal na internet, desenvolvido exclusivamente para o projeto, disponibilizará a ferramenta de e-learning com cursos de espanhol e inglês, tutoria a distância, biblioteca virtual e roteiros de atividades customizadas de acordo com a região e o setor onde atuam os profissionais ligados direta ou indiretamente ao turismo.

A estrutura do projeto prevê também a implementação de 30 tec - salas, com capacidade de atendimento presencial de 40h semanais em cada uma, equipadas com recursos multimídia e conexão de internet, onde poderão ser realizadas atividades presenciais. Esses espaços serão uma alternativa para quem não dispõe da infraestrutura necessária para o acompanhamento das atividades online e também para estabelecer a familiarização com a tecnologia e as ferramentas de navegação na web.

Orientadores de aprendizagem, que serão recrutados pela Fundação Roberto Marinho, serão os responsáveis pelas tec – salas. Eles vão atuar como facilitadores para navegação no ambiente virtual, orientando o uso do material audiovisual e garantindo o funcionamento diário de 8 horas. O conteúdo das aulas será produzido pelo Canal Futura, que terá o importante papel de mobilizar e estimular esses profissionais por meio de chamadas e programetes educativos - além de programas especiais. O objetivo é envolver o trade turístico e a população brasileira numa ampla campanha de aprimoramento do receptivo turístico.

Os cursos têm módulos de nivelamento e módulos complementares regionais e profissionais de acordo com o perfil de cada participante. Para ingressar no programa de formação, o candidato selecionado deverá realizar um teste que irá definir o nível mais adequado para seu conhecimento prévio. Os participantes que cumprirem os módulos obrigatórios receberão um certificado de 95 horas.

Profissões ligadas ao turismo serão beneficiadas: Os beneficiados pelo projeto serão os profissionais da cadeia do turismo que trabalham em contato direto com o público, o que envolve conversação e relacionamento interpessoal. São eles: recepcionistas, telefonistas, garçons, balconistas, taxistas, guias de turismo, artesãos, barraqueiros, entre outros. Podem participar pessoas com mais de 18 anos, alfabetizadas, preferencialmente com o ensino fundamental concluído e/ou micro-empresários autônomos, que exercem atividades ligadas direta ou indiretamente ao turismo.

A ênfase será nos segmentos de maior impacto para o setor de Turismo, como hospedagem; alimentos e bebidas; agências de receptivo; comércio de artesanato e souvernirs; transporte; equipamentos culturais, de esporte e lazer; dos serviços públicos de segurança e saúde.

A proposta está estruturada para durar dois anos. No primeiro (2009), será realizado um piloto para validar a efetividade do projeto e no segundo ano (2010) será feita a implementação plena para 80 mil participantes. O modelo poderá ser replicado nos anos subseqüentes possibilitando o fortalecimento da iniciativa nos locais contemplados e a expansão para outros territórios e públicos e localidades, além das três escolhidas para esta etapa.

Copa do Mundo estimula investimentos: Os preparativos para sediar a Copa do Mundo de 2014, um dos maiores eventos esportivos mundiais em termos de visibilidade e de volume de público direto, estão estimulando iniciativas como essa, que além dos investimentos em infraestrutura básica, transporte e equipamentos turísticos, beneficiarão as cidades brasileiras mesmo depois do evento.

Expertise em Educação: O projeto do Ministério do Turismo foi elaborado pela Fundação Roberto Marinho, que utilizou toda a sua expertise em Educação, aliada ao uso de modernos recursos multimídia, para desenvolver o conteúdo das aulas e o material didático. A metodologia para o programa de formação em línguas estrangeiras propõe uma arquitetura hipertextual, com a adoção do conceito de interatividade. A construção do conhecimento será coletiva, os alunos terão autonomia para desenvolver o conhecimento e conduzir suas explorações, orientados dentro de uma perspectiva de coerência e continuidade.

A dinâmica pedagógica desta proposta garante a individualidade do aluno em seu processo de aprendizagem, impede seu isolamento e enriquece seus conhecimentos. As ferramentas de tecnologia que serão disponibilizadas para o ensino de língua estrangeira abrem efetivamente possibilidades de interação, para que os alunos possam conhecer novas realidades, fazer intercâmbios entre diferentes culturas, trocar experiências e ampliar suas perspectivas.

Escopo do projeto.: .Atividades previstas para o primeiro ano: Diagnóstico | .Seleção e o estabelecimento de parcerias locais | .Estabelecimento do Comitê Gestor | .Desenvolvimento do curso de línguas estrangeiras (inglês e espanhol) | . Produção de materiais pedagógicos audiovisuais | . Exibição de programas audiovisuais no Canal Futura | . Veiculação de programas de rádio | . Realização do piloto do Curso on-line e presencial | . Seleção e Formação de Orientadores de Aprendizagem e instalação de tec – salas | . Monitoramento do piloto | . Comunicação institucional.

Atividades previstas para o segundo ano.: Manutenção e ampliação de parcerias locais | . Atuação Comitê Gestor | . Atuação dos Orientadores de Aprendizado e formalização de tec – salas | . Realização do curso on-line e presencial | . Distribuição de materiais pedagógicos audiovisuais | . Exibição de programas audiovisuais no Canal Futura | . Veiculação de programas de rádio | . Monitoramento | . Avaliação externa \ . Comunicação institucional do projeto.

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