Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2009 - 09:22

Governo investe em programa de qualificação em TI

Demanda do mercado por profissionais qualificados motiva projeto coordenado em Belo Horizonte pela FUMSOFT, que oferece cursos na área de Tecnologia da Informação.

A falta de profissionais qualificados ainda é um grande entrave para o desenvolvimento do setor de Tecnologia da Informação. A conclusão é de um estudo divulgado pela Symantec em janeiro. De acordo com o relatório, 36% das empresas do segmento estão com falta de pessoal e 43% informaram que encontrar candidatos qualificados é um problema. O estudo envolveu 1.600 gerentes, diretores e vice-presidentes de data center de grandes empresas localizadas em 21 países de todos os continentes, incluindo Brasil.

Para ajudar a superar essa dificuldade, o Governo Federal, através do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), criou o “Programa de Capacitação RH em TI”, com cursos de especialização alinhados à demanda do mercado. Em Belo Horizonte, o projeto é coordenado pela FUMSOFT - Sociedade Mineira de Software, que identificou três áreas prioritárias: Análise de Sistemas com ênfase em Java, Desenvolvimento Orientado por Objetos em Java e Gerenciamento de Projetos de Software.

“A FUMSOFT realizou um levantamento junto às empresas de TI de Minas Gerais e avaliamos que a maioria não estava encontrando os profissionais que queria no mercado, o que pode atrasar o crescimento do setor”, ressalta o presidente da instituição, Welington Teixeira Santos. Segundo ele, a crise financeira internacional pode ser uma oportunidade e as empresas continuam contratando, já que o mercado sofre com um déficit de profissionais especializados. Santos aponta que o profissional qualificado garante seu espaço mesmo em tempos de instabilidade econômica.

O “Programa de Capacitação RH em TI” tem professores com ampla formação e larga experiência na área. As aulas tiveram início agora em fevereiro e outras turmas ainda estão sendo formadas para o primeiro semestre. O presidente da FUMSOFT destaca que o valor dos cursos é subsidiado pelo MCT. “Trata-se de uma iniciativa específica de formação de profissionais para atender uma demanda imediata e, por isso, o Governo Federal está investindo recursos. Somente dessa forma podemos oferecer um curso com alta qualidade e um valor muito abaixo dos padrões de mercado”, atesta. Informações no site www.fumsoft.softex.br ou pelo telefone (31) 3281-1324.

Perfil da FUMSOFT - A FUMSOFT é uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT) que atua na criação, capacitação, qualificação e fomento de empreendedores e organizações produtoras de software de Minas Gerais para o sucesso no mercado global. A entidade, sem fins lucrativos, trabalha desde 1992 como representante do setor de Tecnologia da Informação (TI), oferecendo diversos programas direcionados às empresas do estado, nas áreas de Empreendedorismo, Qualidade, Trabalho Cooperado, Exportação, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Pelas atividades de disseminação da cultura da inovação, a FUMSOFT foi eleita pela Finep a instituição mais inovadora de Minas Gerais em 2008, conquistando a segunda posição na região Sudeste.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira