Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2009 - 09:38

'Clínica da Alegria' visita crianças em hospital de Niterói


Projeto social deve atender mais de 6 mil pessoas este ano na Região Metropolitana do Rio. Nesta sexta, 13, grupo de palhaços voluntários estará no Getulinho.

A Clínica da Alegria, projeto social que leva brincadeiras, solidariedade e muita animação a crianças e idosos em hospitais públicos, asilos e abrigos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estará nesta sexta-feira, dia 13, às 14 horas, no Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho (Getulinho), em Niterói.

Somente em 2008, a "Clínica da Alegria - Valorização da Vida pelo Sorriso" atendeu cerca de 6 mil pessoas em 16 instituições de saúde e assistenciais, além de comunidades carentes, nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e São João de Meriti. A previsão para este ano é superar esta meta.

O grupo, formado por 15 voluntários, em sua maioria jovens moradores de Niterói e do Rio de Janeiro, abriu oficialmente no dia 31 de janeiro a sua agenda de visitas de 2009, começando pelo Hospital Universitário Antonio Pedro, em Niterói. As próximas visitas ocorrerão no Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro.

Sobre o Getulinho - Fundado em 1954, o Hospital Infantil Getúlio Vargas Filho atende em média, diariamente, 500 crianças e seus responsáveis. Mantido pela Fundação Municipal de Saúde, que custeia totalmente medicamentos, equipamentos e quadro médico, o Getulinho tem 88 leitos e atende desde recém-nascidos a jovens até 18 anos incompletos

Saiba mais sobre o grupo: Criada em 2001 em Niterói, a Clínica da Alegria é o principal projeto da ONG Ação Beneficente Sorriso e Vida (ABSV), que desenvolve diversas atividades assistenciais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O trabalho é resultado da vivência de uma verdadeira família de voluntários, formada pela auxiliar de enfermagem aposentada Maria de Fátima Magalhães, 51 anos, e seus filhos, Fernanda e Vinicius.

A idéia de criar o grupo surgiu após Fátima assistir o filme "Patch Adams – Amor é Contagioso", que conta a história real de um paciente que se torna médico de uma instituição para doentes mentais e utiliza métodos nada ortodoxos de tratamento. "Nossa proposta é levar uma mensagem de alegria, otimismo, esperança e carinho, que ajude os doentes a lidar com sua própria dor", explica Fátima, também conhecida como 'Amada', forma carinhosa com que trata amigos, voluntários e assistidos.

Não são apenas brincadeiras e sorrisos que os voluntários, vestidos de palhaços, levam até as instituições assistidas. Durante as visitas, são distribuídos desde alimentos, roupas e fraldas até kits de higiene (sabonete, pasta de dente, escova e toalha de rosto) para doentes e internos carentes, muitos deles vindos de outras cidades ou abandonados pelas famílias.

Além das visitas regulares durante o ano inteiro, a Clínica promove festas temáticas dentro das instituições em datas especiais, como Dias das Mães, dos Pais e das Crianças, Páscoa, Festas Juninas e Natal, em que são distribuídos brinquedos, chocolates e outros presentes.

Doações - Sem qualquer ajuda oficial ou patrocínio de empresas, a ONG funciona dentro da própria casa de Fátima, um modesto apartamento no Centro de Niterói, onde são realizadas as reuniões da Clínica da Alegria. O local também serve de depósito para as doações vindas de outros grupos de voluntários, que se mobilizam em rede, via internet. Outra fonte de arrecadação é a venda de souvenirs com a logomarca do grupo, como sabonetes, camisetas, mouse pads e outros.

A maioria dos voluntários contribuintes da ONG é formada por pessoas físicas, amigos e ex-colegas de trabalho e de faculdade de Fátima e seus filhos. Um deles é o grupo Festa e Solidariedade, liderado por Patricia Curvelo e João Amorim, que há cinco anos promove festas periódicas no Rio de Janeiro para arrecadar doações para a Clínica.

Atualmente, o grupo está recolhendo resmas de papel A-4 e mochilas para atender um abrigo em Del Castilho, na zona norte carioca, onde são assistidas 80 crianças carentes. O abrigo é uma das muitas instituições e projetos beneficiados pelas ações da ABSV.Novos voluntários - A Clínica da Alegria está em busca de novos voluntários para participar de suas atividades. Recentemente, o grupo participou da terceira edição do Programa de Acolhimento Estudantil (PAE), que a Universidade Federal Fluminense (UFF) promove para receber seus calouros. Pelo menos 20 pessoas se interessaram em ingressar para o grupo.

Treinando para ser palhaço - Vida de palhaço não é só festa e diversão. É preciso estudo e dedicação. Afinal, "seja qual for o caminho escolhido, mesmo o de palhaço, a pessoa tem que estudar muito", já dizia Renato Aragão. Assim, os novos voluntários da Clínica da Alegria devem passar por testes e um treinamento de dois meses, que envolve desde noções de teatro até técnicas de lavagem das mãos para evitar infecções durante o contato com os pacientes.

"Nem todos têm estrutura psicológica para entrar num hospital, tocar um doente. É preciso testar as emoções para aprender a lidar com o outro", explica Fernanda Magalhães Cabral, 25 anos, enfermeira, atriz e presidente da Clínica da Alegria. Formada em Artes Cênicas, é ela quem ministra as aulas de técnicas de teatro para os novos integrantes do grupo. "Quem entra no projeto deve saber que vai doar mais do que receber, mas a nossa maior recompensa é o amor com que as pessoas nos recebem", complementa.

O grupo também oferece apoio psicológico aos voluntários, para ajudá-los a enfrentar a dura realidade do ambiente hospitalar. Este atendimento é prestado pela psicóloga e também voluntária Ana Paula Lettieri. "Há casos em que um paciente vai a óbito enquanto estamos divertindo os colegas da enfermaria. E aí temos que manter o sorriso e a alegria para evitar que outros doentes sofram ainda mais", conta Fernanda.

Clínica da Alegria no Getulinho, dia 13, sexta-feira, a partir das 14h, Rua Teixeira de Freitas, S/Nº - Fonseca – Niterói (RJ). (final da Alameda São Boaventura) . | Clínica da Alegria - Valorização da Vida pelo Sorriso, Ação Beneficente Sorriso e Vida (ABSV) | Tel: (21) 2717-5367 // 9522-1507 // 9733-8718 | www.clinicadaalegria.blogspot.com // [email protected] | Por: Rosayne Macedo

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira