Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2009 - 09:52

Livro sobre estratégia global de professor do IESE recebe prêmio

Na obra, Pankaj Ghemawat defende tese de que globalização não deve eliminar diferenciação regional entre produtos.

São Paulo – “Redefinindo Estratégia Global, Cruzando Fronteiras em um Mundo de Diferenças”, de Pankaj Ghemawat, professor da IESE Business School, foi escolhido como um dos melhores livros de estratégia de 2008 pela publicação Strategy + Business. Lançado nos Estados Unidos pela Harvard Business School Press, com o nome de “Redefining Global Strategy: Crossing Borders in a World Where Differences Still Matter”, ele foi traduzido e está disponível em português nas livrarias brasileiras.

Em um artigo no qual analisa o livro, o professor Phil Rosenzweig, da escola de negócios IMD, de Lausanne, na Suíça, o qualifica de “útil e prático” e afirma que a obra “é o melhor tratamento do tema da estratégia global surgido nos últimos tempos e um antídoto muito necessário aos tratamentos simplistas do gerenciamento de mundo achatado atualmente em voga”.

No livro, o professor Ghemawat contesta as teorias de que a globalização significa uma convergência mundial dos gostos do consumidor e de que as empresas devem vender as mesmas coisas, da mesma forma, em todos os lugares. Citando diversos casos – a Unilever, por exemplo, vende sua marca internacional de sabonetes Lux em mais de 100 variantes – ele defende a tese de que a globalização tem limites e eles são, às vezes, muito enraizados e duradouros.

Além das variações existentes nas culturas espalhadas pelo mundo, o professor Ghemawat lembra diferenças nacionais, como os limites impostos pela China à internet, apesar de a população desse país ser uma dos maiores usuárias da rede no mundo. Ele apresenta seu livro como um instrumento “para ajudar as empresas a cruzarem fronteiras de forma lucrativa, vendo o mundo como ele realmente é, não em termos idealizados”.

O professor Ghemawat pertence ao corpo docente da IESE Business School desde 2006. Lá, ensina Estratégia Global e concentra suas aulas e pesquisas no tema. Desenvolveu um curso de MBA sobre o assunto e escreveu mais de 50 artigos e análises de casos. Seu trabalho “Regional Strategies for Global Leadership” (“Estratégias Regionais para a Liderança Global”) recebeu o prêmio de melhor artigo publicado em 2005 pela Harvard Business Review.

Nascido na Índia, ele formou-se em Matemática Aplicada pela Universidade Harvard, na qual também fez seu doutorado em Economia. Em 1983, transformou-se na pessoa mais jovem a ser nomeada professor titular da Harvard Business School. Ele está licenciado de Harvard e faz parte em tempo integral do corpo docente do IESE.

Perfil do IESE - O IESE é a escola de negócios da Universidade de Navarra, na Espanha. Fundada em 1958, em Barcelona, oferece cursos de MBA e doutorado e programas de aperfeiçoamento para dirigentes de empresas. A IESE Business School busca a excelência no ensino e pesquisa e, para isso, possui um campus internacional em Barcelona-Madri, 14 cátedras, 13 centros de pesquisa e programas de educação executiva em alguns países ou regiões-chave, entre os quais, Estados Unidos, América Latina, Europa Central, Leste Europeu, China, Índia e África. No Brasil, ministra o Program for Management Development (PMD) e o Advanced Management Program (AMP) em associação com o Instituto Superior da Empresa (ISE), de São Paulo. O IESE foi eleito, em 2008, a segunda melhor escola de negócios do mundo em programas MBA pela Economist Intelligence Unit (EIU), de Londres. | Site www.iese.edu.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira