Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2009 - 10:46

Motoristas de São Paulo treinam em simulador de caminhão Volkswagen


O Instituto Brasil-Canadá de Treinamento de Operadores de Guindaste e Transporte - IBC criou uma importante ferramenta para auxiliar no treinamento de motoristas: um simulador de caminhões que utiliza uma cabine VW Worker, cedida pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. Instalado no baú de um caminhão VW Delivery 5.140, o simulador permite a prática de como dirigir corretamente com prudência e habilidade, não excedendo os limites da pista ou do veículo.

A cabine Volkswagen foi adaptada para uso no simulador, que está sendo usado inicialmente para treinamento de operadores de guindastes. "Os operadores de guindaste são os mesmos profissionais que dirigem os caminhões até as obras. Percebemos uma deficiência no seu preparo, e por isso tivemos a idéia de montar o simulador", explica Vânia Rocha Arienzo, diretora do IBC.

Segundo ela, ao dirigir o simulador, o motorista tem a realidade da cabine à sua disposição, pois todos os instrumentos são funcionais graças à ajuda de um programa de computador. "Além da interatividade entre software e cabine, o motorista é treinado sob diversas condições climáticas, e diferentes situações de risco. Algumas delas podem ser adicionadas a qualquer momento pelo instrutor", diz.

De acordo com a diretora, o simulador será usado pelo instituto e por empresas que o alugarem para treinamento de seus funcionários. Não há fins lucrativos: os recursos arrecadados com as locações serão usados em novos treinamentos do IBC.

Para Sergio Beraldo, gerente de Desenvolvimento da Rede da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a parceria com o instituto demonstra a preocupação da empresa em relação ao treinamento desses profissionais. "Temos intensificado nossas ações de treinamento, por meio de uma série de eventos voltados à nossa rede de concessionários e aos clientes da marca. Essa ação com o Instituto Brasil-Canadá é mais uma amostra do foco que damos na capacitação dos motoristas e operadores dos nossos clientes, pois sabemos da importância de uma operação correta na busca de melhor eficiência dos produtos", afirma.

Formação e treinamento - Sediado em Carapucuíba (SP), o Instituto Brasil-Canadá de Treinamento de Operadores de Guindaste e Transporte - IBC, foi criado em 2004 para desenvolver cursos para a formação e treinamento desses profissionais. O projeto visa atender a carência no mercado de pessoas com a formação teórica e prática para operar as dezenas de novos equipamentos que ingressam no País.

Vânia Arienzo alerta o setor para a importância desses treinamentos, já que a inabilidade dos operadores desses equipamentos importados, que geralmente são bastante sofisticados, pode elevar em muito o risco de acidentes. "A falta de experiência pode trazer enormes prejuízos materiais e humanos", diz.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira