Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2009 - 10:52

Congresso e Casa Branca fecham acordo para pacote de US$789 bi

Washington - Negociadores parlamentares anunciaram na quarta-feira um acordo para aprovar um pacote de 789 bilhões de dólares para promover gastos públicos e reduções fiscais, o que representa uma grande vitória para o presidente Barack Obama em seus esforços para recuperar a economia.

Mas, num possível entrave de última hora, os negociadores adiaram uma reunião destinada a votar o acordo, para que senadores e deputados fossem informados dos detalhes.

A Câmara e o Senado já haviam aprovado versões paralelas do pacote de estímulo econômico, mas com diferenças que precisavam ser conciliadas.

Um assessor parlamentar disse que ainda não havia acordo sobre o dinheiro para a construção de escolas e para os Estados, duas áreas em que havia fortes divergências entre republicanos e democratas. O Senado havia cortado 16 bilhões de dólares da verba para as escolas e 40 bilhões de dólares para os Estados, mas Obama queria recuperar esses itens.

O objetivo do pacote é reverter uma forte recessão que começou há 14 meses, e as notícias sobre um acordo animaram os mercados.

A votação do projeto final na Câmara e no Senado deve ser marcada para ainda esta semana.

Obama pretende usar a maioria democrata no Congresso para aprovar rapidamente um pacote que ajude a criar ou salvar até 4 milhões de empregos, numa economia que já registrou milhões de demissões.

Mas o pacote praticamente não recebeu apoio da oposição republicana, que é contra grandes gastos públicos, e a divergência mostra a magnitude do desafio de Obama para cumprir sua promessa eleitoral de superar as divisões partidárias.

Negociadores na Câmara e no Senado aceitaram cancelar propostas anteriores.

"Cada indicador econômico e cada dia que passa nos lembram de como devemos agir, e agir robusta e rapidamente", disse o líder da maioria no Senado, Harry Reid, ao anunciar o acordo. "Como qualquer negociação, esta envolveu dar e receber."

Os negociadores trabalharam incessantemente para fundir o projeto da Câmara, num valor de 820 bilhões de dólares, com o do Senado, de 838 bilhões de dólares. A pressa se deve ao fato de que Obama estabeleceu a meta de sancionar o pacote na segunda-feira.

Sem esse pacote, o presidente, no cargo há menos de um mês, diz que o país enfrentaria uma "catástrofe" econômica. | Por: Richard Cowan e Susan Cornwell, e reportagem adicional de Donna Smith e Jeremy Pelofsky/Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira