Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2009 - 11:02

EDP Energias do Brasil e Fundação Victor Civita levam Letras de Luz a mais de 400 mil pessoas em 2008

Em dois anos de atuação, o projeto ampliou o número de cidades e levou o hábito da leitura a jovens de 60 municípios do País

São Paulo – As atividades culturais do programa Letras de Luz, realizado pela Fundação Victor Civita com patrocínio da EDP Energias do Brasil e apoio da lei Rouanet de Incentivo à Cultura, chegaram a 400 mil pessoas em 2008.

Neste segundo ano de atuação, o Letras de Luz realizou 180 oficinas de leitura para mais de 1800 multiplicadores de escolas públicas municipais e agentes culturais e apresentou 296 espetáculos teatrais que encantaram quase 50 mil espectadores.

Estas atividades aconteceram nas 60 cidades brasileiras de atuação do projeto, distribuídas em quatro estados (Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins) e ainda foram levadas a espaços alternativos, como à Bienal do Livro do Tocantins e de São Paulo e ao Festival de Inverno de Campos de Jordão(SP).

“Quando lançamos o projeto tínhamos a clara convicção de criar meios mais efetivos para que os jovens pudessem, no futuro, exercer plenamente seu papel de cidadão. Os resultados indicam que estávamos certos. O incentivo à leitura é importante para a qualificação das pessoas e, em conseqüência, para um amplo exercício das obrigações de cidadania”, afirma António Pita de Abreu, presidente da EDP.

Para David Saad, diretor da Fundação Victor Civita, um grande desafio foi a adaptação dos textos clássicos para cativar um público diversificado e, ao mesmo tempo, informar sobre assuntos cotidianos. “Foi um grande exercício de democratização da leitura, com temas do dia-a-dia dos interlocutores, como o perigo de soltar pipas em redes elétricas, foram incluídos no contexto para atrair a atenção de todos”, aponta David.

Além das oficinas de fomento à leitura e da adaptação de contos de autores brasileiros para o palco, o projeto Letras de Luz também colocou em prática a doação de obras literárias nacionais e estrangeiras a bibliotecas e escolas dos municípios em que atua. Em 2008, foram distribuídos mais de 17 mil livros dos mais diferentes autores, como Monteiro Lobato, Machado de Assis, Ricardo Azevedo, Ana Maria Machado, Julio Verne e Bertolt Brecht.

No Espírito Santo, por exemplo, o grupo de teatro “Letrinhas de Luz”, composta de atores e leitores mirins, teve grande destaque e fez sucesso com o público, driblando de forma criativa e cativante a simplicidade dos cenários e figurinos. Textos de Tatiana Belinky e Rubem Braga foram apresentados pelo grupo, que ao final do ano fizeram um especial de Natal. “O desejo é de que eles se tornem multiplicadores do conhecimento”, diz a professora Valéria Rainha, que coordenou a turma.

O calendário de atividades do Letras de Luz em 2009 terá início em fevereiro, com a realização dos cursos de capacitação de novos agentes multiplicadores, que serão responsáveis pelas ações culturais de estímulo à leitura, promovendo os contadores de histórias, saraus e círculos de leituras. Ao mesmo tempo, novos grupos de teatro amador também receberão cursos para adaptar grandes obras literárias para o palco.

Perfil da EDP Energias do Brasil - A EDP Energias do Brasil é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração (Enernova, Energest, Enerpeixe e Investco), comercialização (Enertrade) e distribuição (Bandeirante e Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal. Sobre a Fundação Victor Civita – A Fundação Victor Civita foi criada em 1985, e é uma das primeiras iniciativas empresariais brasileiras no campo social. Desde então, sua missão tem sido contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil, produzindo publicações, sites, material pedagógico, pesquisas e projetos que auxiliem na capacitação dos professores, gestores e demais responsáveis pelo processo educacional.| www.enbr.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira