Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2009 - 11:03

Camargo Corrêa entrega barragem na Venezuela

Represa de El Guapo consolida presença da construtora brasileira naquele país.

A construtora Camargo Corrêa inaugurou no dia 11 (quarta-feira), as obras de reconstrução da barragem da represa de El Guapo, a 150 quilômetros de Caracas, na Venezuela. A barragem restabelecerá o abastecimento de água para mais de 400 mil habitantes de uma importante região do Estado de Miranda, próximo à capital. O presidente venezuelano Hugo Chávez participou da inauguração.

Utilizando uma técnica de concreto compactado a rolo, a Camargo Corrêa reconstruiu partes da barragem e o vertedouro de El Guapo, que se romperam após uma temporada de intensas chuvas em dezembro de 1999. O incidente comprometeu o abastecimento de água potável para diversas cidades do Estado, uma vez que o sistema vinha operando com apenas 20% de sua capacidade em razão do problema. A obra custou cerca de US$ 110 milhões e gerou mais de 1.500 postos de trabalho diretos e 4.500 indiretos. Além disso, para a sua conclusão, foram escavados mais de 750 mil metros cúbicos e utilizados mais de 1 milhão de sacos de cimento.

Conhecida por haver construído mais da metade do parque de hidrelétricas no Brasil, a Camargo Corrêa foi a primeira construtora brasileira a atuar na Venezuela, com a construção da hidrelétrica de Guri, em meados da década de 1970. Anos depois, a conclusão de El Guapo consolida a presença da construtora no território venezuelano. “A Venezuela está investindo muito na modernização de sua infraestrutura e acreditamos que, com a nossa experiência em obras pesadas, podemos dar uma grande contribuição para o desenvolvimento do país”, diz César Gazoni, diretor comercial para a América Latina.

O governo venezuelano pretende implementar grandes projetos nos próximos anos, especialmente nas áreas de abastecimento de água, energia, petróleo e gás. “O potencial do mercado é grande e devem continuar surgindo excelentes oportunidades de negócios para nossa empresa”, salienta Gazoni.

A Camargo Corrêa mantém hoje, no exterior, contratos que somam mais de US$ 1 bilhão. A empresa atua em diversos países da América Latina e da África e pretende expandir sua presença por meio do intercâmbio de tecnologia e exportação de serviços para estas nações. A companhia também está construindo a planta de tratamento de água de Huachipa, as rodovias Puente Chino e a Interoceânica, que ligará a região Norte do Brasil ao Pacífico, no Peru. Também é a responsável pela construção da Estação de Tratamento de Água de Berazategui, na Argentina, da hidrelétrica Porce III, na Colômbia, da estrada Biocêanica, na Bolívia, de uma linha de transmissão ligando Uíge a Maquela do Zombo e do conjunto residencial de Talatona, ambos em Angola, entre outras importantes obras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira