Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/02/2009 - 08:01

Petrobras detalha Plano de Negócios para a Área de Abastecimento


Paulo Roberto Costa, diretor de Abastecimento da Petrobras

Investimentos de US$ 47,8 bilhões até 2013.

O Plano de Negócios da Petrobras para o período 2009 - 2013 prevê investimentos de US$ 47,8 bilhões para a Área de Abastecimento, que compreende as atividades de refino, transporte, comercialização, petroquímica e fertilizantes.

Estão previstos investimentos na construção das refinarias Abreu e Lima (Pernambuco), Clara Camarão (Rio Grande do Norte), Premium I (Ceará) e Premium II (Maranhão), Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ) e Complexo Petroquímico de SUAPE, bem como uma nova unidade de fertilizantes nitrogenados.

Também estão previstas obras de conversão e qualidade de produtos nas refinarias existentes, com destaque para as metas de produção de diesel e gasolina com menor teor de enxofre, além de investimentos em dutos e terminais.

A carga de petróleo processada deverá passar dos atuais 1,791 milhão de barris para 2,270 milhões em 2013 e 3,012 milhões em 2020, com um aumento médio anual de 4,8%. Em 2010 começam a operar as unidades industriais do novo refino. Em 2010 está prevista a partida da Refinaria Clara Camarão, em 2011 da Abreu e Lima, em 2012 do Comperj, em 2013 as primeiras fases das refinarias Premium.

O Plano prevê um crescimento anual de 3% para os derivados no mercado interno, subindo de 1,945 milhão de barris dia em 2008 para 2,257 milhões diários em 2013 e 2,876 milhões por dia em 2020. O derivado de maior consumo continuará sendo o óleo diesel que deverá passar dos atuais 783 mil barris/dia para 901 mil barris/dia em 2013 e 1,224 milhão de barris diários em 2020.

Estratégias para a área de abastecimento: . Garantir acesso aos mercados-alvo de petróleo, derivados e biocombustíveis, expandindo a atuação nas atividades de trading e marketing

. Desenvolver parcerias comerciais e logísticas multimodais, garantindo a colocação de petróleo, derivados e biocombustíveis nos mercados-alvo.

. Dimensionar a frota de petroleiros considerando o equilíbrio entre a confiabilidade de suprimento aos mercados, custos e segurança operacional

. Crescer a capacidade de refino no Brasil e no exterior, buscando o equilíbrio com o crescimento da produção de petróleo da Petrobras, atendendo os níveis de qualidade de produtos requeridos pelo mercado

. Ofertar, de forma otimizada, o mix de produtos e serviços de acordo com a quantidade e qualidade demandadas pelos mercados-alvo

. Ampliar a produção de petroquímicos básicos e atuar na 2ª geração e biopolímeros através de participações no Brasil e no exterior, capturando sinergias com os demais negócios do Sistema Petrobras.

. Aumentar a produção de fertilizantes para atendimento ao mercado brasileiro

. Atuar no negócio etanol, participando da cadeia produtiva nacional e do desenvolvimento de mercados internacionais

. Atuar no negócio biodiesel, participando da cadeia produtiva nacional e atuar seletivamente no exterior, priorizando matérias-primas da agricultura familiar de forma sustentável .

. Assegurar o desenvolvimento de tecnologias competitivas para a produção de biocombustíveis, a partir, principalmente, de matérias-primas de biomassa residual.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira