Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/02/2009 - 08:17

Portal ODM auxilia prefeitos no planejamento de ações

Ferramenta que reúne indicadores sociais, econômicos e ambientais de todos os municípios foi apresentada nesta quarta-feira (11), em encontro de prefeitos eleitos, em Brasília.

As administrações públicas municipais já podem se pautar nos Objetivos do Milênio (ODM) para planejar ações que visem a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento do município. As informações estão disponíveis no Portal ODM (www.portalodm.org,br), ferramenta que reúne indicadores sociais, econômicos e ambientais de todos os municípios brasileiros. Os prefeitos eleitos de todo o Brasil conheceram as funcionalidades e conteúdo do Portal no dia 11 de fevereiro (quarta-feira), em Brasília, durante o “Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas”.

“O Portal é uma forma de disseminar informações que permitem maior conhecimento da realidade. A ferramenta pode ser útil tanto para a iniciativa privada, no momento em que ela for planejar suas ações de desenvolvimento e de responsabilidade social, quanto para a iniciativa pública”, afirma Luciana Brenner, coordenadora executiva do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Portal e seus sistemas de informação, além do monitoramento e atualização dos indicadores.

O Portal ODM contém informações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com foco nos municípios. Os ODM são metas pactuadas pelo Brasil e por outros 190 países membros das Nações Unidas para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos.

“O conteúdo do Portal vai ajudar muito na administração. Ele servirá de guia para que os prefeitos e gestores consultem os indicadores e estabeleçam ações para a melhoria da situação local”, disse Tercio Garcia, prefeito de São Vicente, litoral de São Paulo. Na opinião de Garcia, tanto o poder público, como a iniciativa privada e ONGs deveriam se focar nos ODM. “Cada boa prática e projeto que contemple os Objetivos do Milênio é um exemplo que deve ser replicado e implantado pelos gestores”, afirmou, ressaltando que o município já trabalha com os ODM, tanto que foi um dos vencedores do Prêmio ODM Brasil 2007.

Na avaliação de Luciana, o conteúdo do Portal será útil aos prefeitos no momento do planejamento de ações. “Os ODM fazem parte de uma agenda internacional de desenvolvimento. Nesse sentido, o prefeito se beneficiará se focar sua estratégia de desenvolvimento e suas atividades nos ODM”, diz.

De acordo com a oficial de avaliação e monitoramento do PNUD, Ana Rosa Monteiro Soares, os gestores estão otimistas quanto à utilização do Portal. “Queremos informar e sensibilizar os municípios para que se engajem em campanhas, mobilizações e investimentos na busca dos ODM, oferecendo subsídios de informação, métodos e tecnologias para desenvolver capacidades e apoiar estratégias de articulação e execução de ações para o alcance dos ODM”, afirmou.

Lançado no final de janeiro, durante o Fórum Social Mundial, em Belém (PA), o Portal ODM foi desenvolvido pelo Orbis, programa do Sesi Paraná, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), sob a coordenação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Movimento Nós Podemos Paraná, Núcleo de Apoio a Políticas Públicas (NAPP), Ministério do Planejamento e Secretaria-Geral da Presidência da República.

Objetivos do Milênio.: 1 - Acabar com a fome e a miséria. | 2 – Educação básica e de qualidade para todos.| 3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres. | 4 – Reduzir a mortalidade infantil. | 5 – Melhorar a saúde materna. | 6 – Combater o HIV/AIDS, a tuberculose e outras doenças. | 7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. | 8 – Todos trabalhando pelo desenvolvimento. | www.fiepr.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira