Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2007 - 09:34

Ubrafe completa 21 anos e celebra consolidação das feiras de negócios brasileiras no calendário mundial de eventos corporativos

Sob a liderança da entidade, o mercado brasileiro de feiras de negócios quadruplicou e se tornou maior palco do continente para o lançamento de novas tecnologias, produtos e serviços

A Ubrafe - União Brasileira dos Promotores de Feiras - comemora 21 anos de fundação com muitos motivos para celebrar, no dia 21 de março. Criada por um grupo de empresários do setor de promoção comercial com o objetivo de representá-los junto a todas as esferas do poder público nacional e da sociedade civil brasileira, a Ubrafe não só foi responsável pelo aprimoramento da legislação relativa às atividades de promoção comercial como contribuiu ativamente no processo de consolidação da agenda anual de feiras de negócios brasileiras no calendário mundial de grandes eventos profissionais.

Anualmente, mais de 31 mil empresas de todos os portes (cerca de 120 mil marcas comerciais) e 5 milhões de visitantes tomadores de decisão, entre compradores nacionais, estrangeiros, fornecedores, gestores e profissionais de mais de 30 macro-segmentos da indústria marcam presença nas feiras de negócios associadas à Ubrafe.

"As feiras de negócios do Brasil se transformaram no mais eficiente ponto de encontro entre todos os segmentos da cadeia produtiva com os seus canais de distribuição", avalia Jorge Alves de Souza, presidente da Ubrafe. Atualmente, a entidade possui 45 associados, que representam os principais players do setor.

Tantas oportunidades oferecidas pelas feiras de negócios brasileiras vêm chamando a atenção de um número cada vez maior de compradores estrangeiros. Para este ano, a entidade calcula que mais de 45 mil compradores estrangeiros de mais de 60 países participem das 125 principais feiras de negócios brasileiras, das quais oito terão a sua primeira edição.

Para se ter uma idéia da dimensão do mercado brasileiro de feiras de negócios, a UBRAFE estima que essas empresas prestadoras de serviços para feiras movimentam anualmente no país cerca de R$ 3,2 bilhões nas diversas atividades de viabilização e operação das feiras de negócios, colaborando para a geração de cerca de 185 mil trabalhadores diretos e indiretos no país, sendo que cerca de 120 mil só na área de São Paulo.

Depoimentos: "As feiras de negócios associadas à Ubrafe são desde eventos altamente especializados, que reúnem público de formadores de opinião e tomadores de decisão, até aqueles voltados para o consumidor final, famosos por atrair milhares de visitantes aos pavilhões brasileiros. Elas oferecem uma oportunidade única para o encontro da cadeia produtiva e dos canais de distribuição dos maiores pilares da industria e do setor produtivo nacional", ressalta José Rafael Guagliardi, presidente da Alcantara Machado e ex-presidente da Ubrafe por 12 anos.

"Tinha certeza de que após a maioridade da Ubrafe, 21 anos, o nosso setor apresentaria grandes e construtivos resultados que certamente colaborariam para um Brasil novo que se anda avizinhando", afirma Ricardo Santos Neto, fundador do Grupo Fispal e presente na assembléia que definiu a criação da Ubrafe.

"Não conheço outra atividade que tenha apresentando um desempenho tão grande. O setor de feiras continua crescendo e a importância da Ubrafe é incontestável", revela Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal - Feiras e Empreendimentos.

"Estive na fundação da entidade, há 21 anos. De lá para cá, para nós da Couromoda, toda essa estruturação do segmento nos ajudou muito, já que naquela época tínhamos feiras de negócios locadas em 15 mil m2. Hoje, organizamos feiras de negócios locadas numa área em torno de 80 mil m2", avalia Francisco dos Santos, presidente da Couromoda.

"Nossas feiras movimentam mais de 50 atividades diferentes do setor de serviços, gerando empregos e desenvolvimento para a cidade. Todos os turistas de negócios conjugam os verbos 'dormir', 'comer', 'comprar' e 'visitar', ativando hotéis, restaurantes, transportes e lojas. Por isso, nossas feiras e eventos devem ser vistos como um patrimônio da comunidade", observa Dárcio Bertocco, presidente do Sindiprom.

"Antes da criação da Ubrafe, o setor era regulado pelo governo, assim como todos os outros. Com a entidade, o mercado se desenvolveu bastante. Surgiram novas feiras de negócios e o número de visitantes subiu significativamente", afirma Horácio de Oliveira Camargo, presidente da H. Camargo.

"Celebramos este aniversário da Ubrafe também com o crescente sucesso e aceitação do nosso Calendário "Principais Feiras de Negócios do Brasil", que já está encaminhando para sua 18° edição. Nosso trabalho de exposição vem se intensificando ano a ano, com a distribuição junto aos meios de comunicação, às associações comerciais, industriais e de serviços, às embaixadas, consulados, câmaras de comércio no Brasil e no exterior e nas principais feiras de Turismo realizadas no mundo em convênio com o Embratur.", afirma Armando Campos Mello, diretor da Ubrafe.

Números do setor: - Crescimento de 300% do mercado de feiras de negócios, no período de 1992 a 2006 |- 185 mil empregos diretos e indiretos, sendo 120 mil só na área de São Paulo |- R$ 3,2 bilhões gerados pelas atividades que envolvem a realização de feiras de negócios no país. Deste montante, a cidade de São Paulo é responsável pela movimentação de R$ 2,4 bilhões |- A cidade de São Paulo corresponde por 75% do mercado brasileiro de feiras de negócios| - Cinco milhões de visitantes passam anualmente nas feiras de negócios associadas à Ubrafe. Só a cidade de São Paulo recebe quatro milhões | - Mais de 30 macro-segmentos envolvidos |- 31.300 empresas (cerca de 120 mil marcas comerciais) expõem nas feiras de negócios associadas à Ubrafe |- 45 mil compradores internacionais de 60 países visitam as feiras de negócios associadas à Ubrafe por ano |- 125 feiras de negócios associadas à v foram programadas para 2007. Delas, oito serão novas| - 50 diferentes atividades de serviços são envolvidas com a realização de uma feira de negócios (segurança, limpeza, alimentação, telemarketing, comunicação, etc) |- São Paulo oferece 250 mil m2 de área em seus pavilhões

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira