Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/02/2009 - 08:32

Sistema Coca-Cola Brasil investirá R$ 1,75 bi em 2009


Valor representa aumento de 16,6% sobre investimento de 2008, o volume de vendas cresce 7% com destaque para as marcas Coca-Cola e 19 Hidrotônico, mundialmente, a Coca-Cola cresceu 5% no ano.

O Sistema Coca-Cola Brasil registrou um crescimento de 7% no seu volume de vendas em 2008, comparado ao ano anterior, alcançando um total de 9 bilhões de litros de bebidas não-alcoólicas e um faturamento de R$ 15 bilhões. Com esta performance, a Coca-Cola Brasil manteve o ciclo de crescimento iniciado em 2004. No último trimestre de 2008, o aumento das vendas chegou a 7%.

O crescimento na América Latina foi de 6% no quarto trimestre, e de 8% em 2008. Em termos globais, as vendas cresceram 4% no quarto trimestre de 2008 e 5% no ano.

Em 2009, a Coca-Cola Brasil investirá R$ 1,75 bilhão, o que representa 16,6% a mais do que o valor investido no ano anterior (2008: R$ 1,5 bilhão). Este valor inclui o total de investimentos em marketing e em infra-estrutura.

O presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa, explica que "em 2009 continuaremos acreditando e investindo para crescer. Construímos algumas das marcas mais valiosas do mundo, como Coca-Cola, Fanta e Sprite e, no Brasil, também temos algumas das mais importantes marcas nacionais ou regionais, como Matte Leão, Del Valle ou Guaraná Jesus, que tem níveis de preferência equivalentes a Coca-Cola no Maranhão. Com essas marcas e nossa visão de sustentabilidade podemos fazer nossa Companhia ainda mais forte. Não apenas maior, mas melhor ao longo do tempo."

O ano de 2008 marcou também o lançamento da plataforma Viva Positivamente, que traduz de forma concreta a estratégia de sustentabilidade da empresa. O vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade, Marco Simões, destaca a importância da iniciativa: "Viva Positivamente reúne os princípios, valores e áreas de atuação prioritárias para que a operação do Sistema Coca-Cola Brasil continue avançando de forma sustentável".

Os investimentos anunciados para 2009 incluem fábricas projetadas no conceito sustentável de Viva Positivamente, com mecanismos para coleta de água de chuva, e redução do consumo energético da refrigeração através do melhor aproveitamento da circulação do ar, entre outras inovações. São elas uma nova fábrica de refrigerantes, em Maceió/AL, e uma nova fábrica da Leão Júnior - controlada pela Coca-Cola Brasil -, em Fazenda Rio Grande, Paraná, que substituirá a que funciona hoje em Curitiba.

Os produtos também ganharam com as derivações de Viva Positivamente. Nessa linha, tem destaque o lançamento da minitampa (altura da tampa e do bocal da garrafa menores que a do padrão atual) desenvolvida para PET. A novidade contribui para diminuir o consumo da resina derivada de petróleo. A projeção da Coca-Cola Brasil é de que, com a diminuição em 4 milímetros na altura das garrafas, a redução anual no consumo de PET corresponda, em 2012, ao equivalente em volume ao material necessário para produzir 120 milhões de embalagens de 2 litros.

Xiemar Zarazúa ressalta que, apesar de a crise global não ter impedido um bom resultado no quarto trimestre de 2008, sabe que 2009 será desafiador, mas mantém uma visão otimista:

"O Brasil e a Coca-Cola estão inseridos no contexto global. Assim, entendemos que 2009 tenderá a ser um ano mais desafiador em função da crise, mas optamos por aumentar nossos investimentos e continuar fortalecendo a operação no país, em linha com nossa visão de longo prazo. Revisamos nossos orçamentos para direcionar o máximo de recursos para investirmos no mercado, pois acreditamos que assim, estaremos preparados para o futuro e para a retomada de crescimento que certamente virá depois do período de crise," explica.

De olho nos passos da classe C, onde objetiva crescer cada vez mais, Zarazúa diz que acredita no que o Governo Federal diz. “E neste momento o objetivo é acelerar cada vez mais os processos produtivos”, termina, externando muita confiança no mercado brasileiro, durante entreista coletiva na sede da Coca-Cola, no Rio de Janeiro.

A performance que colocou o País novamente entre os que mais se destacaram é fruto de investimentos em marketing e em pesquisas e lançamentos de produtos e embalagens, além do investimento em novos segmentos. Um exemplo deles é o i9, nos sabores tangerina e limão. Ricardo Fort, diretor de Marketing explica que a marca Coca-Cola foi um dos destaques na performance da empresa, que manteve, também, o foco em inovação: "a marca Coca-Cola continua crescendo na preferência dos consumidores e Coca-Cola Zero consolidou em 2008 sua posição de maior refrigerante sem açúcar no País. Além disto, lançamos o i9 no início do segundo semestre, que já se tornou referência com sua proposta de ser um hidrotônico, ou seja, um isotôníco para o dia-a-dia e não focado apenas nos esportistas."

O presidente mundial da Coca-Cola, Muthar Kent, destacou: "nossa performance no ultimo trimestre foi muito sólida. Os resultados refletiram tanto o apelo universal das nossas marcas globais, quanto o inigualável alcance de um dos maiores sistemas de distribuição de produtos de consumo do mundo. Entregamos resultados consistentes e de qualidade tanto para o trimestre quanto para o ano todo. Para o ano, superamos nossas metas de crescimento de longo prazo, apesar de um ambiente económico desafiante. E, mais importante, conquistamos participação de mercado na maior parte do nossos mercados líderes através de sólidas estratégias de execução".

Crescimento do volume de vendas Brasil em 2008: 1°trim 08 (11%) | 2° trim 08 (1%) | 3° trim 08 (7%) | 4° trim 08 ( 7%) | Acumulado 08 (7%) | Sistema Coca-Cola Brasil.

O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola e 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Júnior, Del Valle e Minute Maid Mais, emprega diretamente mais de 38 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 340 mil empregos. O Sistema Coca-Cola Brasil investiu quase R$ 5 bilhões no Brasil nos últimos cinco anos e está presente em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas brasileiro - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha que mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria.

Além de estar presente na vida de grande parte da população através de seus produtos, a Coca-Cola Brasil atua de forma responsável e ética, sempre buscando a sustentabilidade em seus negócios, que também beneficie a sociedade e preserve o meio ambiente. O Instituto Coca-Cola Brasil gerência os programas educacionais e ambientais de perfil transformacional do Sistema Coca-Cola Brasil. |Sites www.institutococacola.org.br e www.cocacolabrasil.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira