Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/02/2009 - 08:38

Renault do Brasil anuncia novo presidente


A partir de 1º de março, Jérôme Stoll assume como Vice-Presidente Comercial do Grupo Renault e Diretor Geral da Região Europa. Além, disso terá também sob sua responsabilidade a Divisão mundial de Veículos Utilitários.

Até o momento, Stoll ocupava as funções de Presidente da Renault do Brasil, Diretor Geral da Renault Mercosul e havia assumido, recentemente, como Diretor da Região Américas do Grupo Renault.

Para substituí-lo, à frente da Renault do Brasil e do Mercosul chega Jean-Michel Jalinier, que até agora ocupava o cargo de Diretor Geral da Renault na Rússia.

Patrick Pélata, atual Chief Operating Officer (COO) do Grupo Renault acumulará temporariamente o comando da Região Américas.

Há quase três anos no Brasil, Jérôme Stoll cumpriu, com êxito, um arrojado programa de lançamento de cinco novos veículos Renault: Mégane Sedan, Mégane Grand Tour, Logan, Sandero e Sandero Stepway. Um sexto modelo, o Symbol, tem lançamento confirmado para este semestre.

Foi sob o comando de Stoll que, após dez anos de atividades no país, a Renault apresentou resultados positivos, conseguidos através de fortes ações de redução de custos operacionais, da otimização das instalações industriais e da implementação de programas inovadores de gestão. Promoveu rígido controle sobre a qualidade dos veículos; como resultado, a Renault do Brasil elevou-se à categoria de uma das unidades que produz veículos com melhor qualidade em todo o Grupo Renault.

As diretrizes aplicadas por Stoll na Renault do Brasil foram norteadas pelo plano estratégico mundial Renault Contrato 2009, lançado por Carlos Ghosn, Presidente do Grupo Renault, em fevereiro de 2006. Três meses depois, Jérôme Stoll desembarca no Brasil, organiza seu plano para o Mercosul, que envolveu investimentos de um bilhão de reais, tendo como eixo principal a renovação da gama de veículos. Os modelos passam a ser produzidos sob medida para as necessidades do cliente local.

Com isto, a marca conquistou novos consumidores e ampliou a participação de mercado no Brasil de 2,8 % em 2006 para 4,3% no final de 2008. Dentre os lançamentos, destacam-se como sucesso de vendas Logan e Sandero.

Em sua gestão, Jérôme Stoll inaugurou o Renault Design América Latina (RDAL), primeiro estúdio de design da marca no continente e o Centro de Engenharia América, instalado no parque industrial da empresa, localizado em São José dos Pinhais.

Tão logo chegou ao Brasil, o francês Jérôme Stoll, hoje fluente em português, mergulhou rapidamente na cultura e no espírito brasileiros. Pôde, assim, no âmbito interno da empresa, mobilizar e sensibilizar suas equipes, promovendo diálogos diretos e freqüentes entre presidente e colaboradores.

A escolha de Jérôme Stoll para a vice-presidência do Grupo Renault é mais uma etapa vencida em sua bem sucedida trajetória profissional.

Currículo: O francês Jérôme Stoll nasceu em 8 de março de 1954. É graduado pela École Supérieure de Commerce de Paris (ESCP) e pelo Centre Perfectionnement aux Affaires (CPA). Entrou no Grupo Renault em 1980. Depois de atuar em diferentes áreas, passou para a Direção Financeira do Grupo Renault em 1987 e tornou-se Diretor Administrativo e Financeiro da Renault Automação em 1989. Foi nomeado Diretor de Compras Industriais em 1995 e Diretor de Compras de Componentes Mecânicos em 1998. Quando a Renault assumiu o controle da empresa coreana Samsung Motors, Jérôme Stoll foi nomeado presidente da empresa, a partir de setembro de 2000. Em 1° de maio de 2006, assumiu a Presidência da Renault do Brasil e a Direção Geral da Renault Mercosul. No início de 2009, passa também a ter a responsabilidade da Renault Região Américas, que abrange América Central e América do Sul.

Para substituir Jérôme Stoll na presidência da Renault do Brasil e na Direção Geral Renault Mercosul foi nomeado Jean-Michel Jalinier.

Currículo: Nascido em 8 de maio de 1953, Jean-Michel Jalinier é graduado pela Escola Nacional Superior de Artes e Ofícios, é Doutor em Engenharia e Doutor em Ciências. Após uma carreira acadêmica de 1975 a 1985 na Universidade de Metz, no Instituto Nacional Politécnico de Grenoble e uma passagem no Japão, ingressou na Renault em 1985, na Direção da Pesquisa. Em 1988, assumiu a responsabilidade pela P&D da Divisão de Métodos de Peças Brutas e, depois, após uma passagem na fábrica Cléon, em 1990, tornou-se, em 1991, chefe de projeto e, depois, chefe de departamento na Fábrica de Flins e, em 1995, subdiretor. Em 1996, foi nomeado Diretor do Projeto do Veículo ´´medium van´´ na Divisão de Veículos Utilitários e Diretor da Cooperação com a General Motors. Em 2003, assumiu o posto de Diretor Geral da Renault na Rússia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira