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17/03/2007 - 09:36

Recuperação de crédito melhora com auxílio da Associação Comercial de São Paulo

Pesquisa realizada semestralmente pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)

Em um período de dez anos, entre 1996 e 2006, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pode perceber o aumento nos registros recebidos pelo SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito (inclusão de nomes na lista de inadimplentes) de cerca de 232%. Porém, o número de pessoas que saíram da base de dados do SCPC teve um crescimento bem maior, no mesmo período, superior a 352%.

“Em 1996, a taxa de recuperação de crédito (entrada X saída do sistema) era de 50,7%, ou ainda, a cada quatro consumidores que tinham seus dados incluídos no SCPC, dois saiam nos quatro primeiros meses. Já em 2006, esta mesma taxa de recuperação saltou para 76,8%, ou, a cada quatro que entram, três saem nos mesmos primeiros quatro meses. Isso não acontecia desde de 1968, época do chamado ‘Milagre Econômico’ “, comenta Isabel Guimarães, gerente de promoção de crédito da ACSP.

Desde 2001, a taxa de recuperação tem aumentado significativamente, passando de 61,06% para os atuais 76,8%. Desde esse ano, a ACSP lançou o Movimento de Apoio ao Consumidor (MAC), que auxilia com ofertas de cartilhas de orientação de ‘Orçamento Familiar’ e de como limpar seu nome Gratuitamente.

Além das cartilhas, o MAC tem o serviço de utilidade pública “SOS Cheques & Documentos”, onde qualquer pessoa que tiver documentos ou cheques perdidos, extraviados, roubados etc, poderá registrar na base de dados da ACSP (por telefone 0800.011.1522 ou pela internet www.apoioaoconsumidor.com.br) – também Gratuitamente e válido em todo território nacional. Esses dados estarão disponíveis para todos os associados da ACSP que realizarem uma consulta. Em 2006, o SOS Cheques & Documentos teve média de 1512 registros mensais.

O SCPC matem dois postos de atendimento ao consumidor com média de atendimento de mais de 44,5 mil pessoas mensalmente. Desde fevereiro de 2006, o MAC lançou a Carta de Aviso de Débito com código e senha para que o consumidor pudesse verificar seus débitos pela internet. Em setembro, as consultas por este meio já haviam superado as presenciais. No total, a média mensal de atendimento ao consumidor é de 85,5 mil pessoas.

Perfil do Consumidor Inadimplente – SCPC e Use Cheque (ACSP): Entre as causas de inadimplência, em 2006 a principal era o Desemprego, com 56%. Em 1997, este mesmo motivo era causa de inadimplência para 37%. Se for somado o Desemprego de alguém da Família, este índice deve ser acrescido em três pontos percentuais (2006) e dois pontos em 1997.

O Empréstimo de Nome a Terceiros, Avalista etc, em 2006 era a segunda causa de inadimplência, com 20%, mesmo índice de 1997. Mas em 1997, não era a segunda causa. Este posto ficava com Descontrole de gastos, com 22%, número que caiu pela metade (11%) em 2006.

Com relação à faixa etária do consumidor inadimplente, em 1997, 42% dos consumidores que estavam na base do SCPC, tinham entre 21 anos e 30 anos. O índice desta faixa caiu para 25% em 2006.

Na faixa de 31 a 40 anos houve um aumento de 32% (1997) para 36% (2006). Entre os consumidores de 41 a 50 anos o crescimento do índice foi maior, passando de 17% (1997) para 23% (2006). Já os que têm (ou tinham) entre 51 e 60 anos, tiveram um crescimento ainda maior: de 4% (1997) para 11% (2006), muito por conta do crédito consignado.

Verificando os índices acima, as faixas etárias com maior índice de inadimplência representa exatamente aquela que podemos ter um maior número de pais e mães de família.

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