Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/02/2009 - 11:31

Alcoa Inc. e Aluminum Corporation of China ("Chinalco") pretendem explorar bauxita, alumina, alumínio e semi-fabricados


Beijing e Nova Iorque -Em um comunicado em conjunto, as empresas Chinalco e Alcoa anunciaram no dia 13 de fevereiro (sexta-feira), sua intenção de explorar oportunidades de expansão de suas relações comerciais, identificando empreendimentos estratégicos que estarão aproveitando os pontos fortes complementantes de ambas as companhias nas áreas de bauxita, alumina, alumínio e semi-fabricados.

O sr. Xiao Yaqing, presidente Chinalco, afirmou que "A Alcoa é uma empresa de grande renome, respeitada em nosso setor e uma grande amiga. Nossa intenção é expandir nossa amizade, encontrando formas de complementar nossos negócios em uma base global". "Alcoa é a fundadora da moderna indústria de alumínio, e Chinalco uma das empresas que apresenta maior nível de crescimento no setor. Como parceiros, teremos muitas oportunidades para revitalizar o mercado, fazendo com que continue prosperando cada vez mais".

Klaus Kleinfeld, CEO e presidente da Alcoa, destacou algumas dessas oportunidades para um relacionamento estratégico: "Segundo os governos procuram estimular suas economias durante o período de recessão, principalmente com programas de estimulação de infraestruturas na China e Estados Unidos, a demanda de tecnologias de alumínio de alto rendimento e máxima qualidade passará a crescer de uma forma dramática. E, quando a economia global se recuperar, a demanda acumulada nos setores industrial e de consumo criará um amplo espectro de oportunidades para a Chinalco e para a Alcoa tanto nas regiões desenvolvidas quanto nas em desenvolvimento".

Reforçando as vantagens do alumínio para atender às atuais megatendências de crescimento populacional, urbanismo e mudança climática, Kleinfeld continuou, dizendo: "Como o alumínio é um material muito forte e também muito leve, além de ser totalmente reciclável, ele está se tornando cada vez mais de vital importância no setor da construção, principalmente no seu novo rumo em direção aos "prédios verdes" no ambiente urbano moderno, satisfazendo também a procura do setor de transporte de veículos mais leves e com menor consumo de combustível. Nós prevemos uma taxa de crescimento composto anual (CAGR) global na demanda do alumínio na ordem de 6% durante a próxima década, com maior ênfase na Ásia".

O sr. Xiao destacou sua confiança nas vantagens da expansão do relacionamento comercial entre a Alcoa e a Chinalco em benefício de ambas as empresas. "A cooperação entre a Chinalco e a Alcoa começou em 2001, quando a Chinalco concluiu a oferta pública inicial de uma de suas subsidiárias, Chalco, em Hong Kong e Nova Iorque. Em 2008, fortalecemos nossas relações com a criação da Shining Prospect Pte. Ltd. Até esta data, temos contado com o valioso suporte e cooperação por parte da Alcoa, e continuaremos contando com isso. Esperamos continuar explorando novas oportunidades de futuras cooperações relacionadas com negócios e empreendimentos, nos quais tanto a Alcoa quanto a Chinalco poderão estar combinando suas respectivas capacidades e experiências. Olhando para o futuro, vemos muitas oportunidades a serem desenvolvidas e aprofundadas, que fortalecerão a base da nossa colaboração e cooperação".

Em relação a esses assuntos, a Alcoa e a Chinalco também entraram em um acordo, segundo o qual a Chinalco irá resgatar a obrigação conversível emitida pela Shining Prospect Pte. Ltd., subsidiária de propriedade integral da Chinalco, para a Alcoa no ano passado, para financiamento da compra de ações ordinárias da Shining Prospect na Rio Tinto plc na Bolsa de Londres. O montante principal original da obrigação é pagável a 1de fevereiro de 2011. Dentro dos termos do acordo estabelecido hoje, a obrigação será resgatada pela Chinalco por um valor total de US$ 1.021 bilhões, pagáveis à Alcoa em três prestações (durante um período que finalizará em 31de julho de 2009), finalizando os interesses diretos e indiretos da Alcoa nas ações da Rio Tinto de posse da Shining Prospect. O valor total do regaste representa o valor líquido presente descontado do montante principal da obrigação (sendo que o montante total do resgate continuará sendo descontado, se qualquer uma das prestações for paga antes do contemplado no contrato). O contrato estabelece igualmente que a parte pro rata da Alcoa nos dividendos pagos pela Rio Tinto até a data, desde a emissão da obrigação e quando da recuperação pela Shining Prospect, será paga à Alcoa.

Perfil da Alcoa - A Alcoa é a principal produtora e administradora de locais de alumínio primário, alumínio fabricado e alumina, participando ativamente de todos os principais aspectos do setor. A Alcoa atende os mercados aeroespacial, automotivo, embalagem, construção, transporte comercial e indústria, fornecendo capacidade de design, engenharia e outras áreas de negócios para seus clientes.

Além de produtos e componentes de alumínio, incluindo produtos laminados, extrudados e forjados de liga dura, a Alcoa também comercializa rodas, sistemas de fixação, fundições de precisão e de cera perdida, e sistemas de construção civil da marca Alcoa®. A companhia foi nomeada uma das principais organizações de produtos sustentáveis do mundo no World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial) em Davos, tendo sido membro do Índice de Sustentabilidade Down Jones durante sete anos consecutivos. | Site:www.alcoa.com

Perfil da Chinalco - A empresa estatal Aluminum Corporation of China (Chinalco) é uma das maiores companhias de mineração e metais diversificados da China. Realizando a exploração, mineração e processamento de reservas minerais, e fornecendo serviços técnicos e de engenharia para o setor de mineração, a Chinalco tem sua sede em Beijing, China, com subsidiárias operando em 22 províncias na China e 15 escritórios em 10 países. Entre 2001 e 2007, os ativos da Chinalco tiveram um fator de incremento de aproximadamente 4,7, representando uma taxa composta de crescimento anual de cerca de 29%. No final de 2007, a Chinalco ocupava o segundo lugar como maior produtor de alumina e terceiro como maior produtor de alumínio primário no mundo. Em 2008, a Chinalco passou a ser uma das empresas Fortune Global 500.| Por: Business Wire/AE

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira