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14/02/2009 - 12:24

Inadimplência dos consumidores inicia 2009 com estabilidade, aponta Serasa Experian

A inadimplência dos consumidores registrou queda de 1,5% na comparação de janeiro deste ano com dezembro de 2008, apontou o Indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa Física. O indicador revelou ainda que na comparação entre janeiro de 2009 e janeiro de 2008, a inadimplência mostrou alta de 12,7%, praticamente o mesmo ritmo verificado em dezembro de 2008 contra dezembro de 2007 (aumento de 12,8%), sinalizando estabilidade na evolução da inadimplência nestes últimos dois meses (veja gráfico abaixo).

Nota-se, ainda, que o ritmo de crescimento atual está bem abaixo do verificado entre os anos 2001/2002/2003 e 2005/2006, quando foram registrados picos de inadimplência. No primeiro intervalo, foi praticada uma política monetária mais restritiva por conta do “apagão energético”, da crise Argentina e, posteriormente, devido à crise eleitoral de 2002, determinando um ciclo de aperto monetário no início da atual administração. O segundo período também foi caracterizado por juros mais elevados visando o controle da inflação (choque monetário de 2004/2005), o que acabou resultando em inadimplência mais alta.

Em janeiro de 2009 o ranking de representatividade da inadimplência dos consumidores foi liderado pelas dívidas com os bancos, com 43,6% de participação no indicador. Em janeiro de 2007, esse percentual foi de 42,6%.

Em seguida, com representação de 36,8% em janeiro de 2009, estão as dívidas com cartões de crédito e financeiras. No primeiro mês de 2008, tal participação foi de 31%.

Os cheques devolvidos aparecem na terceira colocação do ranking, com 17,7% de participação no indicador em janeiro de 2009, abaixo dos 24% registrados em janeiro do ano anterior.

Fecham o ranking os títulos protestados, com representação de 1,9% no primeiro mês de 2009. Esta representatividade, em janeiro de 2008, foi de 2,4%.

Valor médio das dívidas - Em janeiro de 2009, o valor médio das dívidas com os bancos foi de R$ 1.417,36, com elevação de 2,8% na comparação com janeiro de 2008. Já as dívidas com cartões de crédito e financeiras somaram, em janeiro de 2009, um valor médio de R$ 402,63, o que representou 13,6% de alta, ante o primeiro mês de 2008.

Os títulos protestados, por sua vez, registraram em janeiro de 2009 um valor médio de R$ 1.010,47, resultando em 8,2% de crescimento sobre janeiro do ano anterior. Por fim, o valor médio dos cheques devolvidos no primeiro mês de 2009 foi de R$ 824,06, o que significou um aumento de 30,6%, quando comparado com janeiro de 2008.

Análise - Para os técnicos da Serasa Experian, as férias, a menor demanda e a retomada gradual do crédito colaboraram para a queda de 1,5% da inadimplência dos consumidores em janeiro de 2009, na relação com dezembro de 2008.

Por outro lado, o aumento da inadimplência verificado na comparação janeiro 2009/2008 reflete não apenas o acentuado crescimento do crédito às pessoas físicas, registrado em 2008, como também o impacto da crise financeira internacional sobre a política de concessão de crédito por parte das instituições financeiras.

As financeiras e os cartões de crédito aumentaram sua participação no indicador, obtendo representatividade recorde. Os bancos continuam os líderes, até mesmo porque são os maiores ofertantes de crédito.

Metodologia - O Indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa Física, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O modelo estatístico de múltiplas variáveis considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com instituições financeiras e cartões de crédito e financeiras.

A Serasa Experian é a maior empresa do Brasil em pesquisas, informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de crédito e negócios e referência mundial no segmento. Participa ativamente no respaldo às decisões de crédito e de negócios tomadas em todo o Brasil, facilitando aproximadamente 4 milhões de negócios por dia, para mais de 400 mil clientes diretos ou indiretos.| www.serasaexperian.com.

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