Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/02/2009 - 13:01

CEPRO Rio Branco prepara aprendizes e faz parceria com Empresas

Responsabilidade, postura profissional e preparo. Essas foram algumas das características citadas por gestores de empresas de São Paulo ao falar sobre o trabalho exercido pelos jovens aprendizes de 14 a 18 anos cumprem programa de aprendizagem em diversas empresas da cidade de São Paulo, por meio de um convênio estabelecido com o CEPRO (Centro Profissionalizante Rio Branco).

“Estamos muito satisfeitos com o trabalho dos meninos e resolvemos fazer do limão à limonada, uma vez que cumprimos a obrigatoriedade da Lei do Aprendiz, que estabelece que de 5 a 15% do quadro de funcionários de média e grande empresa seja preenchido por aprendizes”, diz José Mario Roncari, gerente de Recursos Humanos da FECAP (Fundação Escola Comércio Álvares Penteado).

Na instituição de José Mário atualmente há sete aprendizes “Temos um garoto no Recursos Humanos, três na Gerência de Relacionamento Institucional, um no Departamento de Engenharia e Manutenção, outro na Biblioteca e ainda mais um aprendiz na Gerência de Segurança e Gestão de Risco”, enumera o gestor. “O CEPRO me atraiu por ter valores semelhantes aos nossos, por se tratar de uma obra da Fundação de Rotarianos de São Paulo”.

O que mais chamou a atenção do gerente com relação ao CEPRO é acompanhamento constante do aprendiz. “Fiquei muito bem impressionado com o trabalho que a instituição faz de acompanhar o cotidiano do aprendiz. Isso nos traz tranquilidade porque notamos que o menino ou menina não está sozinho”.

Já na empresa Kim Neto Ind. E Com. de Panif. Ltda. o convênio com o CEPRO também é motivo de satisfação entre os gestores da empresa. “Contamos com cinco jovens aprendizes e estamos muito contentes com o trabalho desenvolvido por eles”, afirma Marta F. de Oliveira, gerente administrativa, e elogia: “Os aprendizes que vieram do CEPRO são muito bem preparados, pegam muito rapidamente os ensinamentos”.

Atualmente o CEPRO mantém convênio com cerca de 26 empresas da grande São Paulo. Nele, os conveniados empregam jovens aprendizes que passaram pelo programa de capacitação prévia do CEPRO.

Com duração de 6 meses, o programa de capacitação prévia engloba Matemática, Português, Informática, Noções administrativas e de atendimento pessoal e principalmente habilidades comportamentais que abordam o fortalecimento da auto-estima, os direitos e deveres do cidadão e a cultura do mundo do trabalho . Após a conclusão desse curso, os jovens exercem atividades práticas em empresas parceiras, por um período de até dois anos. O programa capacita e encaminha adolescentes para o 1º emprego.

Lei do Aprendiz: A parceria é baseada na Lei do Aprendiz (nº 10.097/2000). Vale destacar que a Lei é obrigatória para médias e grandes empresas que devem compor seus quadros pessoais com 5 a 15% de aprendizes. No entanto, a Superintendência Regional do Trabalho (SRT), antiga Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de São Paulo realizou levantamento em 2006 e constatou que cerca de 40% não cumprem à determinação. Ainda que haja esse desrespeito por parte dos empregadores, o cenário para os aprendizes é positivo, conforme balanço divulgado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego. O estudo mostra que, após fiscalização das SRT’s, o número de aprendizes inseridos no mercado em 2006 subiu cerca de 48% com relação à 2005.

Os empresários interessados na contratação de aprendizes devem procurar entidades certificadoras não-governamentais ou serviços de aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAT etc.). O Centro Profissionalizante Rio Branco (CEPRO), mantido pela Fundação de Rotarianos de São Paulo, oferece o Programa de Aprendizagem Profissional baseado na Lei do Aprendiz, sendo entidade certificada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente dos municípios de Cotia, Carapicuíba e São Paulo.

Fundado em 1946, O Centro Profissionalizante Rio Branco (CEPRO), capacita gratuitamente e insere no mercado de trabalho jovens de baixa renda da região de Cotia e municípios vizinhos. Desde 2007 forma jovens também da região oeste do município de São Paulo em núcleo localizado nas Faculdades Integradas Rio branco, no bairro da Lapa. | www.cepro.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira