Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2007 - 10:05

Sistema Firjan introduz cultura do pêssego no Noroeste Fluminense


O Sistema Firjan inaugurou nesta sexta-feira, 16 de março, o Viveiro de Mudas Frutíferas de Porciúncula, no Noroeste Fluminense, que introduz a cultura do pêssego na região. São 12.680 mudas que já estão sendo plantadas em uma área de 18 hectares em Porciúncula, Varre-Sai e Bom Jesus do Itabapoana. A projeção é chegar ao fim do ano com 40 mil mudas, distribuídas por 40 hectares. A obra é resultado de um convênio com o Ministério da Integração Nacional para a expansão do pólo de fruticultura. O Estado do Rio nunca havia produzido a fruta.

O presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, disse que o viveiro é a continuidade de um trabalho de identificação das vocações econômicas da região, combinado com a promoção do desenvolvimento sustentável. “Vim conhecer as mudas, quero voltar para colher as frutas”, afirmou, ressaltando que a obra só pôde ser realizada graças à parceria com os governos federal, estadual e municipais.

O prefeito de Porciúncula, Carlos Sérgio Porto, ressaltou a necessidade de investimentos como esse na região, que tem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) comparável aos do Nordeste brasileiro. Representando o Ministério da Integração, a gerente da Mesorregião do Itabapoana, Morgana Mendes Pedrosa, chamou a atenção para a parceria que deu certo entre o Governo e uma federação de indústrias justamente no setor de agricultura.

A primeira fase do projeto consistiu na compra de mudas, veículos e equipamentos de informática. A Universidade Federal de Viçosa (MG) treinou produtores e transferiu tecnologia. A segunda fase intensifica esse treinamento e aumenta a área plantada em 45 hectares por ano. O objetivo é chegar a 2010 com uma colheita de 4 mil toneladas de pêssego, que serão vendidas para agroindústrias e para o mercado de frutas in natura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira