Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2009 - 09:40

O serviço da hora do Observatório Nacional no Rio de Janeiro teve 1 milhão de acessos por hora pelo computador


O acontecimento foi na virada do término do horário de verão.

Mais um recorde foi batido pelo Serviço da Hora do Observatório Nacional, um dos institutos do Ministério de Ciência e Tecnologia, no término do último Horário de Verão Brasil, do dia 14 para 15 de fevereiro de 2009, com 1 milhão de acessos por hora via computador para ajuste ha hora por computador. Esse é um serviço gratuito prestado pelo Observatório Nacional, que pode ser acessado via portal: www.horalegalbrasil.mct.on.br. Um outro acesso para ajuste da hora é via telefone, com a linha exclusiva (21) 2580-6037.Qualquer pessoa pode acessar.

O Observatório Nacional foi criado em 1827, por Decreto de D. Pedro I, cinco anos após a proclamação da independencia do Brasil. Entre seus objetivos de demarcar fronteiras, fazer observação astronômica, meteorológicas e geofísicas estava o de fornecer a hora certa para os navios que atracavam no porto do Rio de Janeiro. Quanto mais precisa a hora, melhor era o cálculo das longitudes navegadas, encurtando o tempo das viagens oceânicas. Dos relógios a pendulos, hoje a Hora Oficial Brasileira é fornecida por relógios atômicos de Césio, que segundo o fabricante, serão necessários se passarem 3.300 anos para atrasar um segundo. Tal é a precisão da hora fornecida para o Brasil.

Raiz do tempo - Na era espacial o fornecimento da hora precisa se diversificou. Dos navios a população a precisão chegou aos tribunais. É o caso do sistema que se mantém na sala cofre do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, composto de relógio atômico de Césio do Observatório Nacional e diversos equipamentos, denominado Raiz de Tempo. Nele são auditados e sincronizados a Hora Legal Brasileira gerada na Divisão Serviço da Hora do ON. A hora precisa. Segundo o chefe do Serviço da Hora, o engenheiro Ricardo Jose de Carvalho, o objetivo deste sistema é permitir que diversos orgãos do Poder Judiciário introduzam em seus documentos eletrônicos um carimbo de tempo com data e hora de alta precisão, no momento em que o documento foi gerado. Também estão utilizando este serviço o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal Superior Eleitoral, o Superior Tribunal de Justiça, o TST – Tribunal Superior do Trabalho e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Os usários interessados em uma hora cada vez mais precisa e importante nos documento vem crescendo e sendo facilitado pelo uso do acesso ao computador.

. Por: Marcomede Rangel do Observatório Nacional – MCT. [ Foto: Novo prédio do Serviço da Hora do Observatório Nacional no bairro de São Cristovão. Daí é que é transmitido para todo o Brasil a Hora Oficial Brasileira].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira