Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2009 - 10:30

SimpleMob entra no Carnaval de São Paulo com ação de Mobile Marketing para o Grupo Afoxé

A ação, inédita na abertura do Carnaval paulistano, acontece para divulgar as manifestações culturais do Grupo.

A SimpleMob, empresa especializada em soluções de marketing móvel, entra no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, com ação de marketing móvel para o Grupo “Afoxé – Filhos da Coroa de Dadá”. A ação vai divulgar a tradição de 28 anos de abertura do Carnaval de São Paulo pelo Grupo que, com o tema Osunmarê*, vai homenagear um orixá da cultura afro-brasileira. Assim, no dia 21 de fevereiro (sábado), pessoas escolhidas pelo Afoxé, poderão receber dados exclusivos sobre a tradição e cultura do Grupo, no celular, durante o desfile paulistano. A forma e o conteúdo da mensagem prometem surpreender pela qualidade e beleza, segundo o diretor de novos negócios da SimpleMob, César de Aquino. Tudo acontecerá através de uma mini aplicação móvel, desenvolvida pela SimpleMob em linguagem Java, o que dispensa a necessidade do aparelho ser equipado com Bluetooth.

“Nosso objetivo, com a iniciativa, é usar a tecnologia móvel para divulgar aspectos culturais e mostrar, na prática, como a mobilidade pode ser um grande instrumento de comunicação, em todas as verticais do mercado. Neste caso, nosso alvo principal é o setor de turismo e eventos”, explica o executivo. Então, a SimpleMob fará a manutenção de toda a estrutura da ação, antes, durante e depois do Carnaval. Além disso, a aplicação mobile será responsável por 2200 interações previstas para esta ação, sem custo de taxa financeira.

O Afoxé nunca usou nenhum recurso de tecnologia, dessa forma a SimpleMob levou a proposta como maneira de difundir, de forma inovadora, o seu trabalho cultural, para ampliar a comunicação com o público e captar possíveis apoiadores para o Grupo.

Além da tecnologia desenvolvida pela SimpleMob, toda a identidade visual da ação cultural foi criada pelo desenhista e artista plástico, Alexandre Vernacci. Ele acompanhou o ensaio do Afoxé e destaca: “É uma grande oportunidade para levar a cultura africana a todas as camadas da sociedade. Enxergar tradição e religião como arte, desmistifica e quebra os paradigmas de preconceito e resistência ao conhecimento”, explica o artista Vernacci.

http://www.simplemob.com/evento_afoxe.htm

Origem “Afoxé Filhos da Coroa de Dadá”

A palavra “Afosé” que no Brasil vem designar uma espécie de bloco carnavalesco e de origem Yoruba, povo que vive na atual Nigéria e, segundo diversos autores, significa: N`fosé = força lavada ou força renovada, o encanto que faz acontecer.

O Grupo, que conta hoje com aproximadamente 1.300 integrantes, abre o Carnaval do grupo especial de São Paulo, sempre aos sábados, 21 horas. O bloco por meio de cantigas que conta a história do Orixá homenageado, abre a avenida e pede passagem para o samba passar. Há 28 anos no carnaval de São Paulo, o bloco respeitado no Carnaval paulistano, conta com o apoio e união dos integrantes para construção e produção de todos os aparatos e abadás necessários para o desfile. “Sem apoio cultural é difícil realizar uma ação, mas com o suporte dos nossos integrantes e amantes das nossas tradições, conseguimos, a cada ano, levar mais gente para a avenida e ampliar a força da nossa fé e cultura”, ressalta Gilberto de Esu, presidente do “Afoxé Filhos da Coroa de Dadá”. | Site: www.afoxeomodada.kit.net/origens.html

O tema: Os mitos nos dão conta que Osunmarê teria sido um Babalawo escravo de Xango. Vivia em Oyo, cidade estado do império dominado pela dinastia de Oranmiam, pai de Xango e de Dada.

Osunmarê vivia sob o comando de Xango, um déspota, que o explorava sem descanso, até que um dia, Olokum, rei do país vizinho, o chamou para uma consulta. Seu filho estava muito doente e, após diversas consultas, o nome do Babalawo Osunmarê foi revelado. Assim, Olokum mandou chamá-lo e Osunmarê atendeu o chamado escondido de Xango.

Após a consulta, Osunmarê, garantiu a cura do filho de Olokum e prescreveu os sacrifícios necessários, após a realização dos sacrifícios, Olokum viu seu filho se reabilitar, e presenteou Osunmarê com muitas riquezas e uma estola de cores diversas, escravos e mandou conduzi-lo pela cidade montado em um cavalo, seguidos por diversos escravos.

Xango assim que viu Osunmarê chegar em Oyo daquela forma, ficou curioso e mandou chamá-lo imediatamente para dar conta do acontecido. A partir deste dia, Xango passou a olhar melhor seu escravo e deu-lhe uma roupa vermelha muito rica. Desta forma, a fama de Osunmarê espalhou-se por toda a terra dos yorubas, e um fato iria mudar a vida do escravo de Xango.

Olorum, muito velho, perdia a visão aos poucos e, preocupado com isso, mandou chamar Osunmarê para uma consulta e, mais uma vez Osunmarê foi feliz em suas previsões. Olorum ficou curado e, como retribuição, o fez ficar morando em seu palácio no Orum, com todas as honras de um ministro.

No entanto, Osunmarê sentia saudades do povo da terra e pedia sempre que Olorum o deixasse voltar ao aiye (terra), então Olorum consente que ele venha sempre em forma de arco-íris. Assim, metamorfoseado, Osunmarê vem sempre se encontrar com seus queridos. | /www.afoxeomodada.kit.net/index.htm * Pesquisa e autoria da cantiga, por Oga Gilberto A Ferreira de Esu.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira