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17/02/2009 - 10:36

Aliança Navegação e Logística incorpora novos navios no serviço de cabotagem


Empresa substitui embarcações Urca e Leblon e aumenta capacidade de transporte em cerca de 20%.

São Paulo - A Aliança Navegação e Logística substituiu as embarcações Urca e Leblon, de 1200 TEUs, que operam no serviço de cabotagem, por embarcações maiores e mais modernas. A empresa acaba de inserir na frota o navio Aliança Santos, que foi nacionalizado na última semana. O Aliança Manaus já está em operação desde o início de janeiro. Ambos tem capacidade operacional de 2500 TEUs.

De acordo com o gerente de cabotagem da Aliança, Bruno Crelier, a empresa aumentará a capacidade de espaço com a utilização de navios novos e de alta performance. “São embarcações com idade operacional de 4 anos, que terão um desempenho melhor no transporte marítimo costa a costa”, afirma.

Com os novos navios, a Aliança terá uma capacidade nominal estática total de transporte semanal na cabotagem de 20 mil TEUs, aumentando em cerca de 20% a oferta ao mercado e incrementando ainda mais o escopo da BR-Marítima, o autêntico transporte porta-a-porta da empresa, que inclui terminais concentradores de carga e parceria com operadores rodoviários e ferroviários. “Continuaremos com 10 navios em operação no serviço, oferecendo mais de 90 escalas mensais nos principais portos brasileiros”, ressalta o executivo.

Além disso, segundo Crelier, os navios também entrarão no serviço entre Manaus e Santos, que se destaca pela confiabilidade e transit time reduzido, que será complementado ainda pelo trecho Buenos Aires. “Daremos uma atenção especial à interligação dos portos da região Nordeste, Sudeste e Mercosul, viabilizando ainda mais o transporte de cabotagem, agilizando toda a operação e dando mais garantia aos usuários”, completa.

BR-Marítima - Para os usuários do serviço de cabotagem da Aliança, as principais vantagens são os custos mais baixos para longas distâncias, segurança, e previsibilidade, uma vez que a empresa mantém regularidade dos serviços, com saídas semanais - em dias fixos - nos principais portos brasileiros. “Desde o lançamento, temos aprimorado constantemente os serviços da BR-Marítima, nos adequando às necessidades do mercado, sempre visando otimizar o binômio lead time e confiabilidade”, comenta Crelier.

Entre os principais serviços destacam-se: Porta-a-Porta: Sistema que associa o transporte terrestre (rodoviário e/ou ferroviário) e marítimo para coleta e entrega da carga em local definido pelo cliente. As entregas são coordenadas, com agendamento (dia/hora), de acordo com a necessidade do recebedor. O serviço permite uma melhor gestão dos recebimentos através de programação prévia. As equipes responsáveis pelo manuseio das cargas são treinadas dentro do padrão de qualidade da Aliança.

Carga fracionada: É uma extensão do transporte intermodal porta-a-porta. Consiste em uma ou mais coletas para um ou vários destinos diferentes. Tanto as operações de coleta quanto de entrega são conduzidas integralmente pela Aliança, através da contratação de parceiros locais especializados na distribuição fracionada. É ideal para empresas que não conseguem lotar um contêiner, mas que desejam atender clientes com pequenos volumes, mantendo custos baixos ou abrir novos mercados.

Projetos Logísticos Customizados: Soluções específicas de logística, como redesenho de processos de distribuição, gerenciamento de transportes, gestão do fluxo de informações, suporte no desenvolvimento de embalagens, assessoria fiscal e gestão da armazenagem estratégica (estoque avançado e gestão do inventário).

Cargas de Projetos: Consiste no transporte de cargas pesadas, como transformadores, bobinas, entre outros. A Aliança disponibiliza esse serviço regularmente, inclusive com disponibilidade de 4 embarcações com capacidade Roll-On Roll-Off, escalando os principais portos entre Manaus e Buenos Aires.

Aliança Navegação e Logística - Fundada no início da década de 50, a Aliança foi consolidando sua liderança no mercado brasileiro, passando a atuar em todos os continentes. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd, empresa alemã fundada em 1871.

Com faturamento de R$ 2,4 bilhões em 2008, a Aliança Navegação e Logística tem forte atuação no segmento internacional e é líder no transporte de cabotagem. No ano passado, movimentou cerca de 518 mil TEUs. Atualmente, opera regularmente em 15 portos nacionais e possui 14 escritórios próprios no Brasil.

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