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17/02/2009 - 10:38

Compra e venda de empresas “As Diferentes Etapas para Concretizar um Negócio de Sucesso”

Organizado pelo economista Paulo Gurgel Valente, que também assina um dos capítulos do livro, “Compra e venda de empresas - “As Diferentes Etapas para Concretizar um Negócio de Sucesso”, da Editora Campus/Elsevier, é um manual para empresários, consultores, contadores e advogados e reúne textos de outros três especialistas no assunto: o contador Érico Luiz Canarim, o administrador José Carlos Pereira e o advogado João Luiz Coelho da Rocha. A edição conta com apresentação do ex-presidente do Banco Central Francisco Gros e prefácio do ex-ministro da Fazenda Marcílio Marques Moreira.

Em edição revisada e atualizada para abordar a crise econômica internacional, trata-se de livro único no mercado e oferece os conhecimentos essenciais sobre compra e venda de empresas no Brasil, desde a avaliação e a negociação, incluindo os passos que antecedem o fechamento do negócio, como due diligence e análise jurídica, até as etapas subseqüentes à conclusão do negócio.

Segundo o organizador do livro, Paulo Gurgel Valente, em cenário de crise como o atual, criam-se muitas oportunidades para compra e venda de empresas. “Deve-se estar atento às oportunidades e lembrar que o processo de transmissão de participações societárias precisa se realizar de forma profissional”, diz.

O livro está dividido em quatro capítulos de maneira didática. O primeiro enfatiza o papel do Agente de Negócios e dos consultores externos para a condução adequada da transação; descreve os diversos tipos de compradores e como negociar com cada um deles; e apresenta uma discussão sobre os mercados do Brasil e exterior.

O segundo capítulo aborda os motivos para compra e venda e os diversos critérios de avaliação de uma empresa, inclusive métodos de avaliação do valor das marcas. Trás também um passo a passo para a boa condução do processo de negociação e apresenta o Diagnóstico Empresarial como ferramenta importante para compreensão adequada de uma empresa.

No terceiro capítulo, discutem-se os serviços requeridos em uma due diligence contábil e o papel do auditor, incluindo as etapas do trabalho, como a compreensão do fluxo das operações da empresa, os principais itens do balanço patrimonial e o relatório do auditor. O quarto e último capítulo indica os principais cuidados jurídicos que vendedores e compradores devem tomar para que cada um receba de fato o que foi transacionado. Como empresas são complexas redes de direitos e obrigações, passivos e ativos, também há necessidade de análise e avaliação detalhada do ponto de vista jurídico para verificação de pendências e ações judiciais, penhoras, débitos tributários, questões trabalhistas etc.

Os Autores - Paulo Gurgel Valente é diretor da PROFIT Projetos e Consultoria. Foi consultor e diretor financeiro da Cervejaria Kaiser e da CBV Indústria Mecânica e assessor da vice-presidência de Planejamento Empresarial da LIGHT. Érico Luiz Canarim atua no gerenciamento e desenvolvimento da prática na AGN Canarim Auditores Associados e como membro da AGN International Ltda. João Luiz Coelho da Rocha é professor de Direito Comercial na PUC-RJ e sócio do escritório Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados. José Carlos Pereira é diretor da BBN - Bolsa Brasil Negócios, consultor de franchising; Fundador da AFRAB (Associação Brasileira de Franqueadores) e diretor da Auto Express (empresa franqueadora com 48 unidades). É membro da IBBA - International Business Brokers Association.

Editora: Campus Elsevier: Compra e Venda de Empresas | Subtítulo: As Diferentes Etapas para Concretizar um Negócio de Sucesso | Autores: Paulo Gurgel Valente (org.); Érico Luiz Canarim; João Luis Coelho da Rocha e José Carlos Pereira, 168 páginas, por R$ 47,00.

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