Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2009 - 10:39

Opção por blue chips ou small caps ainda desperta dúvidas

Novos mercados oferecem oportunidades para investidor diversificar sua carteira de ações, mas merecem cautela.

Em meio a turbulências, uma grande parcela de investidores tem medo de perdas e sente-se confortável apenas em possuir ações ditas como populares. Por serem as mais comentadas e adquiridas, as blue chips - como as ações de primeira linha são conhecidas no jargão do mercado financeiro - apresentam maior estabilidade, liquidez, segurança e rentabilidade, e acabam concentrando o maior número de interessados, seguindo uma linha conservadora.

Porém, muitos desconhecem que mais de 70% das ações na Bolsa de Valores são small caps, denominação utilizada para os papéis de segunda linha. “Há setores da economia que estavam esquecidos e, nos últimos anos, passaram a apresentar uma grande taxa de crescimento, trazendo novas, boas e movimentadas oportunidades ao mercado”, explica Nicholas Barbarisi, sócio e diretor de operações da Hera Investment. Diante desse quadro despercebido ou até desconhecido, porém, atrativo, o especialista recomenda que, por serem de menor liquidez, certos cuidados devem ser tomados antes da aquisição dessas ações.

Barbarisi considera como passo inicial para novos investidores aprimorar o conhecimento, começando aos poucos os investimentos, sem entrarem em ondas especulativas. “Quem aplica nas small caps deve buscar um estudo bem aprofundado de cada uma. A princípio podem parecer ótimas oportunidades, mas nem sempre é assim. Essa pessoa deverá fazer um verdadeiro raio-X da empresa, para detectar todas os procedimentos e tendências”, defende o analista. De acordo com ele, a contratação de uma assessoria em investimentos é de extrema importância, pelo conhecimento que a mesma detém sobre papéis que vagam pela Bolsa, sem atividades operacionais, ou de empresas que tiveram projetos que não apresentaram bons resultados.

O momento propício para negociação de uma small cap é fundamental para o investidor. Nicholas afirma que os campos da economia em evolução, beneficiados por grau de investimento, apresentam-se como a melhor busca. “Além da ação estar barata, ela precisa ter um potencial de valorização superior ao de papéis similares”, complementa.

Como recomendação final, Barbarisi lembra que oportunidades podem ser perdidas se as mesmas escolhas forem feitas como a maioria dos investidores. “É válido para quem aplica em ações diversificar seus investimentos em empresas dos mais variados setores, para evitar que fatores pontuais de determinado segmento prejudiquem totalmente sua carteira”, conclui.

Perfil da Hera Investment - Com sede em São Paulo, a Hera Investment (www.herainvestment.com.br) é uma empresa especializada em investimentos no mercado de ações. Atua por meio de operações, sistema de home broker e fundos de investimentos, executando um papel crucial no dia-a-dia dos investidores durante a compra e venda de ações e de contratos futuros. Oferece, também, produtos de renda fixa, como letras do tesouro, CDBs e fundos. Entre os diferenciais da Hera Investment estão o atendimento personalizado ao cliente, a flexibilidade de aplicação inicial e os cursos de educação financeira para formação de investidores, ministrados em diversas cidades do Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira