Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2009 - 10:39

Índice de cheques honrados cai 0,96% em janeiro

Gastos como IPVA, IPTU e material escolar comprometem rendimento do brasileiro.

São Paulo – De acordo com pesquisa da TeleCheque, empresa de concessão de crédito no varejo, no último mês de janeiro, os brasileiros gastaram mais e comprometeram seu orçamento. O índice Brasil de cheques honrados atingiu 96,68%, uma queda de 0,96% quando comparado com dezembro do ano passado. Esse aumento na inadimplência deve-se aos típicos gastos do início do ano, como IPVA, IPTU e material escolar, além das dívidas contraídas no período do Natal, como viagens e presentes. "Apesar disso, esse aumento é considerado normal, uma vez que o consumidor já tem seu dinheiro comprometido com o pagamento de contas e despesas do dia a dia. Para muitos, estes gastos extras dificultam a administração financeira", explica José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

Paralelo a esse cenário, a crise financeira contribuiu com o crescimento da inadimplência. "Alguns setores já começaram a sentir os efeitos e precisaram diminuir custos. De qualquer forma, a tendência é recuar o consumo de supérfluos e priorizar os itens de primeira necessidade, como alimentação", declara Praxedes.

Por outro lado, se a comparação for feita ano a ano, o número de cheques honrados cresceu 1,67%. Esse índice mostra a postura adotada pela TeleCheque diante da crise financeira. "Em outubro, com os primeiros indícios da crise, começamos a adotar medidas de prevenção com ferramentas aliadas a tecnologia nas concessões de crédito com cheque. Com essas medidas, conseguimos ter segurança neste meio de pagamento", enfatiza o vice-presidente.

Dados do Banco Central comprovam a queda na participação na troca de cheques tanto devolvidos (1,19%), quanto sem fundos (2,74%), quando comparado com o ano anterior.


Motivos:...... 2007 | 2008 | Variação

Devolvidos: 8,4% | 8,3% | -1,19%

Sem Fundos: 7,3% | 7,1% | -2,74%

[Fonte: Banco Central].

Para completar, os consumidores mais prudentes foram os do Interior de São Paulo com 97,57% de cheques honrados, seguidos de Goiás (97,55%), Paraíba (97,51%), Rio Grande do Sul (97,50%), Rio Grande do Norte (97,47%) e Santa Catarina (97,42%).

Cheques Fraudados - O varejo está cada vez mais prevenido e atento na hora do recebimento de cheques. De acordo com a pesquisa da TeleCheque, o número de fraudes no Brasil marcou apenas 0,07% em janeiro, uma queda de 76,67% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. "Os comerciantes estão mais atentos, pois sabem dos benefícios que o cheque proporciona para eles e seus consumidores. Por isso têm dobrado os cuidados para garantir o seu recebimento, não gerando prejuízo", finaliza Praxedes.

No ranking por Estado, São Paulo Capital ficou como o maior número de fraudes e marcou 0,48% de cheques fraudados, seguido do Interior de São Paulo (0,46%), Espírito Santo e Bahia (0,24%) e Pará (0,20%).

* Critérios da pesquisa: Com abrangência nacional, a TeleCheque avalia o índice de cheques honrados, bem como outros indicadores relacionados a esse meio de pagamento, considerando o valor em reais das transações com cheques e não a quantidade de folhas de cheques emitidas.

Perfil da TeleCheque: Há 25 anos no mercado, a TeleCheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo e líder no mercado de verificação e garantia de cheques do país, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por mais de 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da TeleCheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 12 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira