Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2009 - 11:10

O Sistema universal de pulverização a chama aplica, com sucesso, os revestimentos de alto desempenho VICOTE® às carcaças de metal


Filadélfia, EUA – A Victrex, um dos principais fabricantes de materiais de alto desempenho, anunciou hoje o desenvolvimento de um novo processo de pulverização à chama para aplicação de seus revestimentos, em PEEK, VICOTE®, em diversas carcaças de cerâmica e metal com redução de custo.

Apesar de pesquisas contínuas a fim de desenvolver este processo para polímeros de alto desempenho, a tecnologia térmica do pulverizador à chama era limitada à aplicação a ligas de metal, cermets e a alguns polímeros de baixa performance. Este processo tem a finalidade de dar forma a um revestimento protetor ao substrato, no entanto todos estes materiais têm desempenhos limitados. Esta nova técnica é a primeira de um revestimento através de spray a chamas com base polimérica de VICTREX® PEEK™ em uma carcaça do metal e seu resultado é resistente, durável e apresenta resistência química e térmica em altas temperaturas.

A Victrex trabalhou junto com Alamo Supply Co., no Texas, que desenvolveu o PG550™ Universal Flame Spray System oferecendo uma redução de custo na área de Pulverização Térmica. O equipamento, de fácil instalação e utilização, apresenta um bocal de injetor especial que permite que o polímero pulverizado dê forma a um revestimento contínuo. “O fluxo de pó do revestimento VICOTE passa através do injetor, onde é aquecido e derretido, e depositado na superfície da carcaça em alta velocidade, como “respingos”,” explica John Robinson, diretor de tecnologia de revestimentos da Victrex. “Estes respingos cobrem a superfície à medida que o injetor atravessa a carcaça dando forma a um revestimento durável, resistente e de alto desempenho. A estrutura cristalina do revestimento VICOTE é o que oferece alta resistência contra desgaste, abrasão, erosão, riscos e corrosão, especialmente em altas temperaturas”.

Uma das maiores vantagens do spray a chama com os revestimentos VICOTE é o revestimento de alto desempenho em peças que seriam difíceis ou caras para revestir por outros meios. “Este processo é muito eficiente,” explica, Robinson. “Por exemplo, não é necessário forno para cura dos revestimentos, podendo ser necessário ciclos de alívio de tensão somente em revestimentos grossos em barras maciças. Da mesma forma, não há necessidade de eletricidade para a utilização do equipamento, o uso de gás comprimido é suficiente.”. A pulverização a chama, que também pode ser aplicada às carcaças termo-sensíveis, é ideal para revestir rotores e carcaças de bombas. “A maioria dos formatos pode ser pulverizada a chamas, incluindo peças razoavelmente complexas devido à ausência do efeito da gaiola de Faraday encontrado no revestimento de pó pelo processo eletrostático tradicional.”.

A pulverização a chamas dos revestimentos VICOTE fornece maior resistência ao desgaste, ao calor, à erosão, à abrasão, à corrosão nas carcaças de metal das OEMs, designers, fabricantes e Revestidores. O revestimento tem vida mais longa, maior desempenho e oferece maior funcionalidade das peças revestidas, além de redução de custos de sistemas totais para as OEMs. Também, pode ser usado para reparo e melhoramento do equipamento em serviço. “O processo também apresenta diversas vantagens na reconstrução ou no reparo de peças,” Robinson explica. “Recondicionar uma superfície gasta pulverizando à chamas com revestimentos VICOTE pode ser mais econômico do que a substituição de uma peça completa e oferece um revestimento alternativo de alto desempenho para metais pulverizados a chama tradicionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira