Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2007 - 07:34

Tecnologia vem ajudando o governo a atender melhor o cidadão

Mostra TIC apresentará novidades sobre temas como inclusão digital, modernização da Previdência e uso de tecnologia na educação

Um dos mais importantes eventos do segmento de tecnologia da informação e comunicações na área pública, vai aontecer de 27 a 29 de março, em Brasília. A Mostra TIC 2007 vai reunir no Centro de Convenções Ulysses Guimarães fornecedores de TI, representantes de órgãos governamentais e especialistas na área. O público terá oportunidade de conhecer as diferentes formas como a tecnologia vem sendo utilizada pelo governo para melhor atender às necessidades da sociedade. Além da área de exposições, haverá extensa programação de palestras, estudos de caso, mesas-redondas e oficinas, aberta ao público e com inscrições gratuitas.

Um programa de combate à evasão escolar por meio de lista de chamada eletrônica; a criação de cidades digitais; um sistema que pretende evitar fraudes na Previdência e um notebook criado pela Intel especialmente para uso em sala de aula são alguns exemplos do que será mostrado ou discutido durante o evento. Será a sexta edição da Mostra TIC, organizada pelo Serpro, com apoio de outras 21 instituições governamentais. Até ano passado, ela acontecia no Blue Tree. Este ano, com a mudança de local, a expectativa é superar os números do ano passado, quando cerca de 15 mil pessoas passaram pela Mostra - sendo 4 mil inscritos nas atividades oferecidas.

Destaques na programação: Tecnologia Evita Fraude na Previdência - O coordenador geral de Modernização de Sistemas da Dataprev, Marcos Dantas Barros, apresenta um projeto inovador em andamento no Governo Federal, que visa à agilização dos serviços prestados ao cidadão e a redução de fraudes na Previdência. Dia 29, às 15h15.

Lista de chamada escolar será digital - No estande do Serpro será possível conhecer o Programa de Inclusão Social e Combate à Evasão Escolar, que prevê a lista de chamada eletrônica nas escolas. A Intel vai apresentar um notebook criado especialmente para uso em sala de aula (que poderá ser testado em seu estande).

Projetos promovem inclusão digital- o projeto Computadores para Inclusão tem objetivo de implantar oficinas para recondicionamento de computadores usados, onde trabalham jovens de baixa renda em formação profissionalizante. Os computadores recondicionados são distribuídos a telecentros, escolas e bibliotecas de todo o Brasil. Brasília, Porto Alegre e São Paulo são as primeiras a contar com essas oficinas. O secretário adjunto de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rodrigo Assumpção, vai apresentar o projeto dia 27, às 16h.

Executivo da hp fala sobre mercado de TI - O gerente mundial de servidores da HP, Eric Martorell, abre a programação, dia 27 às 10h30, com a palestra "O Brasil das Novas Oportunidades", na qual analisa as possibilidades oferecidas pelo mercado brasileiro de tecnologia.

Tecnologia gera mais emprego - Inovações tecnológicas são sempre associadas a demissões de trabalhadores. Mas estudo realizado pelo IPEA revela que, na última década, as firmas brasileiras mais avançadas tecnologicamente geraram mais empregos do que a média do país. O estudo será apresentado pela economista Fernanda De Negri, dia 27, às 16h15.

Fronteiras controladas por computador - As modernas tecnologias usadas pelo Departamento de Polícia Federal para controle das fronteiras brasileiras serão apresentadas por Wilton Itaiguara Mota, geógrafo com pós-graduação em Tecnologia da Informação e que atua no Serpro desde 1986. Dia 28, às 10h15.

Como são feitos os mapas - O levantamento aéreo de dados para elaboração de mapas hoje em dia recorre a soluções em tecnologia da informação que tornam esses procedimentos mais ágeis e minimizam o risco de ocorrência de erros. Essas soluções serão apresentadas por Ewaldo Roettger Junior, tenente-coronel da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro, com pós-graduação em Análise e Projeto de Sistemas. Dia 29, às 14h15.

Cidades digitais-As tecnologias Wi-Fi, WiMAX ou Mesh permitem interligar todo um município, possibilitando à população se conectar à internet sem necessidade de linha telefônica, por baixo custo ou até mesmo de graça. No Brasil, já existem algumas experiências desse tipo. O assunto será tratado no painel "O Futuro É Agora: Cidade Digital". Participam o engenheiro eletrônico Eduardo Prado, especialista no assunto; o secretário de Telecomunicações, Roberto Pinto Martins (Ministério das Comunicações); o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santana (Ministério do Planejamento), e o consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Vilson Vedana. Dia 28, às 12h15.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira