Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/02/2009 - 08:28

Roubo de identidade é uma das principais preocupações dos usuários de internet

Pesquisa da Gemalto revela que 58% dos franceses e 74% dos americanos temem ser vítimas de roubo de identidade on-line.

São Paulo – Uma das principais preocupações dos internautas é ter as informações pessoais, em especial as financeiras, “roubadas” por terceiros. É o que revela uma pesquisa da Gemalto, líder mundial em segurança digital.

O levantamento, realizado com dois mil pessoas nos Estados Unidos e França, mostra que 58% dos franceses e 74% dos americanos temem ser vítimas de roubo de identidade. Isso ocorre porque nos Estados Unidos, por exemplo, esta prática aumentou 16% desde 2006, de acordo com pesquisa realizada pela Javelin Strategy & Research.

O estudo da Gemalto destaca também que apenas um quarto dos entrevistados nos Estados Unidos se sente seguro para digitar senhas e para fazer pagamentos regularmente pela Internet. Na França, o índice é ainda menor: 9%.

Durante a pesquisa, a maioria dos usuários de Internet disse ter adotado uma abordagem pragmática e que usa os serviços financeiros apenas em determinadas situações, mais especificamente quando existe a presença de uma marca ou instituição bem conhecida e que ofereça prova de medidas de proteção.

Esse cenário de dúvidas se refletiu também nas compras on-line. No país europeu, 68% dos entrevistados declararam que decidiram não adquirir produtos pela Internet porque não confiam nos sites. Entre os americanos, o índice diminui um pouco e é de 54%.

A pesquisa revelou também outras dores de cabeça dos internautas: 68% dos franceses e 41% dos americanos reclamaram já ter perdido tempo com procedimentos em sites. Muitos comentaram, por exemplo, sobre o acréscimo de etapas de verificação de pagamento e disseram que elas tornam o processo inteiro mais complicado e demorado, eliminando as vantagens das transações on-line.

Em uma outra etapa, o levantamento averiguou também quais os serviços da Internet que mais dão margem a desconfianças. Entre os franceses, destaca-se pagamento on-line, download, pagamento com cartão de crédito, envio de documentos criptografados e controle de contas bancárias pela Internet. Nos Estados Unidos, o pagamento com cartão de crédito lidera a lista, seguido por serviços de vendas on-line, pagamento com cartão de banco sem contato, pagamento on-line e download.

A desconfiança com cartão de crédito é facilmente explicada. De acordo com o Relatório Underground Economy Report, este plástico responde por 31% dos cibercrimes, que movimentaram, no total, US$ 276 milhões no período de 1 de julho de 2007 a 30 de junho de 2008.

Mas, afinal, em quais organizações os internautas realmente confiam quando se trata de segurança digital? A pesquisa da Gemalto revela que, entre os americanos, 73% não souberam responder; 8% apontaram bancos e também 8% destacaram as autoridades estaduais e federais. Já os franceses acreditam mais em instituições bancárias. O número de aceitação na França mais do que dobra, ficando em 17%, seguido pelas autoridades estaduais e federais, com 14%. Outros 60% dos entrevistados não souberam responder.

O levantamento constatou também que, ao fazer pagamentos pela Internet, os usuários ficam mais tranqüilos quando conhecem o site ou quando o banco ou uma empresa especializada garante a transação segura. Essa informação indica que teremos, nos próximos anos, cenários positivos, já que 76% dos americanos concordaram que a facilidade de uso é uma das principais vantagens da tecnologia digital, enquanto 90% dos franceses e 75% dos americanos disseram que a tecnologia ajuda a poupar tempo. E mais: 56% dos franceses e 36% dos americanos fariam compras pela Internet se a segurança fosse aumentada.

“A pesquisa mostrou que os consumidores sentem uma falta de segurança no mundo digital e que, na maioria das vezes, eles se consideram desinformados sobre riscos específicos e sobre como se proteger”, analisa Samuel Hourdin da Gemalto.

“De maneira geral, os usuários de Internet têm sentimentos altamente ambivalentes em relação ao mundo digital. Por um lado, esse mundo traz liberdade e conveniência, poupando tempo e dinheiro. Por outro, faz os consumidores ficarem cada vez mais dependentes da tecnologia e forçados a confiar que outras pessoas não irão usar indevidamente as informações pessoais utilizadas durante as transações diárias”, finaliza Samuel.

Soluções - A Gemalto, líder em segurança digital, tem diversas soluções para eliminar os riscos na Internet. Recentemente, a empresa lançou, o leitor ótico “Ezio Optical Reader”, um dispositivo exclusivo de autenticação ótica que cabe na carteira junto com o cartão bancário, para fornecer a máxima conveniência para serviços de transações bancárias.

O “Ezio Optical Reader” captura os dados que os usuários normalmente digitariam em um teclado para realizar transações on-line, eliminando a digitação inconveniente e economizando tempo. O dispositivo é compatível com os últimos padrões da indústria - MasterCard CAP, Visa DPA e o Sm@rt TAN da Alemanha - e otimiza a segurança de cartões bancários EMV.

Com o leitor ótico “Ezio Optical Reader”, realizar transações on-line seguras nunca foi tão fácil – praticamente transparente para os clientes. Só é necessário colocar o dispositivo na frente da tela do computador e os dados necessários para geração de autenticação e assinatura são lidos instantaneamente. Além disso, não requer instalação de software, o que facilita sua utilização. Ao oferecer uma conveniência incomparável, o Ezio Optical Reader também permite que as instituições financeiras ampliem o escopo de suas ofertas de serviço pela Internet.

“O Ezio Optical Reader é um avanço incrível que demonstra ainda mais a capacidade da Gemalto em termos de inovação”, comenta Jacques Seneca, vice-presidente executivo da unidade de negócios de segurança da Gemalto. “É perfeitamente adequado para atender a crescente demanda dos bancos para expandir amplamente a possibilidade de assinar transações, enquanto garantem a conveniência das operações bancárias pela Internet.”

Gemalto - A Gemalto (Euronext NL 0000400653 GTO) é líder em segurança digital, com receita anual pro forma de mais de 1,6 bilhão de euros em 2007, mais de 85 escritórios em 40 países e cerca de 10.000 funcionários, incluindo 1.300 engenheiros na área de pesquisa e desenvolvimento.

Em um mundo onde a revolução digital vem cada vez mais transformando nossa vida, as soluções da Gemalto são projetadas para tornar mais práticas, seguras e agradáveis as interações digitais pessoais.

A Gemalto fornece soluções de segurança digital de ponta a ponta, desde o desenvolvimento de softwares, passando pelo design e produção de dispositivos de segurança pessoal como cartões inteligentes, SIMs, e-passaportes e tokens, até a implantação de serviços gerenciados para os clientes.

Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo usam os produtos e os serviços da empresa para telecomunicações, serviços financeiros, governo eletrônico, gerenciamento de identidades, conteúdo multimídia, gerenciamento de direitos digitais, segurança em TI, transporte público e muitas outras aplicações.

À medida que o uso de softwares e dispositivos de segurança da Gemalto aumenta com o número de pessoas interagindo no mundo digital e sem fio, a empresa está pronta para prosperar nos próximos anos. | www.gemalto.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira