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18/02/2009 - 08:35

GVT fecha 2008 com resultados operacionais recordes e crescimento de 35% na receita

Receita Líquida de R$ 1,3 bilhão, Ebitda de R$ 502,6 milhões com margem de 38,1% foram acompanhados de lucro líquido de R$ 30,6 milhões e quase 700 mil novas linhas em serviço.

A GVT S.A. (Bovespa: GVTT3; Reuters: GVTT3.SA e Bloomberg GVTT3:BZ), primeira operadora de telecomunicações, banda larga e Internet listada no Novo Mercado da Bovespa que atua sob as marcas GVT, POP e VONO, fechou 2008 com receita líquida recorde de R$ 1,32 bilhão, um crescimento de 34,6% na comparação com 2007 quando registrou R$ 980 milhões. A receita do segmento de próxima geração (NGS), composto por Internet banda larga, transmissão de dados para empresas e serviços sobre IP (Protocolo Internet) cresceu 84,2% no ano atingindo R$ 371,7 milhões. O faturamento dessa linha de serviços representou 28,2% do total da receita líquida da GVT em 2008 - uma evolução em relação aos 20,6% registrados em 2007.

O Ebitda (Resultado antes dos Juros, Imposto de Renda, Depreciação e Amortização) cresceu 40,4% atingindo R$ 502,7 milhões e a margem Ebitda teve elevação de 1,6 ponto percentual, fechando em 38,1%. No período, o lucro líquido foi de R$ 30,6 milhões já considerando os efeitos contábeis da Lei 11.638 (sem o efeito da nova lei, o lucro líquido anual teria sido de R$ 57,9 milhões).

Alta penetração nos serviços de maior margem - A GVT termina o ano com 1,9 milhão de linhas em serviço, número 55,1% superior ao do fechamento de 2007. Somente em 2008, foram adicionadas 685.338 novas linhas à base, das quais 209.119 mil acessos banda larga. O volume de acessos banda larga cresceu 85,1% atingindo 454.830, o que representa uma penetração de 68% na base de clientes varejo frente ao índice de 48% no fechamento de 2007. Além disso, 87% dos usuários de banda larga utilizam velocidades de 1 Mpbs ou superiores.

"Os fortes resultados são reflexo do crescimento recorde em novos clientes e também da maior penetração de banda larga na base do varejo além da migração para velocidades mais altas que ampliaram nossa vantagem competitiva em relação aos concorrentes", avalia o presidente da GVT, Amos Genish.

O volume de ligações de longa distância entre clientes que usam a telefonia fixa local da GVT reflete a alta fidelidade à empresa - 86,7% dos atuais clientes utiliza o código 25 para fazer interurbanos. Além disso, a receita média por usuário (ARPU) dos clientes varejo saltou de R$ 131 em 2007 para R$ 134,4 em 2008, o que aponta para a contratação de mais produtos por cliente.

Liderança na Portabilidade Numérica - A GVT está na liderança da portabilidade numérica no segmento de telefonia fixa com participação de 43%, o correspondente a 52.372 linhas das 121.795 linhas fixas solicitadas desde o início do processo (fonte: ABR 31/01/2009). A taxa de ganho e perda registrada pela empresa foi de 8 para 1 na média de janeiro.

No segmento corporativo, a maior alta foi registrada na receita dos serviços de transmissão e transporte de dados para companhias que aumentou 149,9% sobre 2007 gerando uma receita de R$ 118,8 milhões em 2008. Os serviços mais procurados por empresas que buscam soluções corporativas da GVT foram os que oferecem alta velocidade no transporte de dados, voz e vídeo com garantia de qualidade. Geograficamente, o maior crescimento em receita no segmento corporativo vem do eixo Rio-São Paulo que teve alta de 36,7% na receita gerada.

Maior investimento - O investimento realizado em 2008 foi 27,3% maior que em 2007 e totalizou R$ 720,8 milhões direcionados especialmente à ampliação da rede da empresa em atuais e novas localidades com a construção de 487.168 novos acessos. Excluindo a aquisição da Geodex no valor de R$ 109 milhões em 2007, o investimento realizado em 2008 foi 57,6% maior que no ano anterior.

O ano também termina com forte disponibilidade de recursos em caixa, de R$ 497,5 milhões em dezembro de 2008. "O financiamento do BNDES de R$ 616 milhões somado à geração de caixa na operação da empresa nos possibilita fazer todos os investimentos necessários com relação à nossa estratégia de crescimento bem com honrar todos os nossos compromissos financeiros, incluindo a dívida no valor de US$ 180 milhões que vence em junho de 2011", avalia o vice-presidente Financeiro da GVT, Rodrigo Ciparrone.

Forte ritmo de crescimento - O investimento intenso na construção de rede nos últimos dois anos criou estoque com cerca de 700 mil acessos. Com isso, a empresa está preparada para absorver o crescimento futuro sem a necessidade de construir grande volume de novos acessos. "Intensificamos a ampliação da rede em 2008 para dar vazão ao forte crescimento da demanda por serviços da GVT na era da portabilidade e, em 2009, vamos investir entre R$ 500 milhões e R$ 550 milhões para continuar crescendo rápido", afirma o presidente da empresa. "Além disso, não vamos hesitar em rever o plano de investimento para cima se as demandas e oportunidades de mercado forem maiores que o esperado", acrescenta.

"Continuamos focados no crescimento rápido e de qualidade e estamos prontos para aproveitar todas as oportunidades de mercado ao mesmo tempo em que focamos na geração de fluxo de caixa positivo ao longo do ano com base na melhor utilização de investimentos já realizados", resume Genish. A construção de novos acessos será concentrada em regiões de alta demanda onde a empresa já atua e para suportar o plano de expansão geográfica que contempla uma ou duas novas cidades de grande porte.

Em 2008, a GVT lançou operações no Nordeste com a oferta de serviços em Salvador (BA). A empresa também ampliou sua atuação na região da grande Belo Horizonte ao ingressar em Contagem e Betim. As novas cidades lançadas em 2007-2008 contribuíram para 9% da receita total de 2008 e 27% das novas linhas em serviço.

Na área original de atuação foram lançadas operações em seis cidades de pequeno porte localizadas no entorno de municípios maiores já atendidos pela empresa no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atualmente, a empresa está presente em 80 cidades do país com atendimento a todos os segmentos do mercado. A companhia também está em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro com atendimento exclusivo para o mercado corporativo.

O quadro de funcionários saltou de 3.125 em dezembro de 2007 para 4.088 funcionários diretos em dezembro de 2008, um crescimento de 30,8%. Parte das contratações está relacionada à expansão geográfica e parte para dar suporte ao aumento do número de clientes com ampliação da área de atendimento, formada somente por funcionários próprios, que conta atualmente com 1,4 mil pessoas. Para suportar a manutenção do rápido crescimento da rede e a ampliação da base de clientes previstas para 2009 serão necessárias novas contratações de pessoal. A expectativa é que o quadro de funcionários atinja cerca de 4.800 pessoas até dezembro deste ano.| www.gvt.com.br

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