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18/02/2009 - 08:47

Light usa soluções Quest em migração do Notes para Exchange e do NDS para Active Directory

Empresa de energia migra 4.500 caixas para o correio eletrônico da Microsoft e 5.800 usuários de Novell para Windows/AD sem afetar disponibilidade do ambiente; login único fez com que chamadas ao ServiceDesk caíssem 20%.

São Paulo- Responsável por distribuir energia para 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro, o Grupo Light não pode parar nunca. Com 102 anos de história no Brasil, a companhia sabe que uma simples interrupção em seus serviços gera danos e multas milionárias. Toda essa responsabilidade pode ser medida pelos números: as empresas do Grupo atuam desde a geração da energia elétrica até sua comercialização, passando pela transmissão e distribuição do produto para os cerca de 3,9 milhões de clientes no Estado. As vendas da Light correspondem a 72% de toda a energia consumida no Estado do Rio de Janeiro. Por trás de tudo isso, há uma infra-estrutura que garante, 24 horas por dias, sete dias por semana, que o bem mais valioso da Light chegue ininterruptamente aos pontos de entrega.

E para garantir que essa infra-estrutura nunca deixe sua rede de geração e distribuição no escuro, a Light decidiu atualizar toda plataforma de servidor de arquivo e correio eletrônico para ambiente Microsoft – o que representou uma evolução percebida em toda a empresa. Até a chegada do Active Directory (AD), por exemplo, cada usuário na Light possuía pelo menos três logins e senhas com tamanhos, formas de criação e prazos diferentes. Tudo isso simplesmente para efetuar o logon na máquina e acessar o correio. “O AD passou a ser o nosso autenticador central, o centro de segurança e autenticação de rede da Light. Essa tecnologia transformou a burocracia anterior em uma senha única, mais forte, segura e integrada”, compara Marcio Felix, coordenador de tecnologia da Light. Todos os sistemas antigos estão sendo direcionados para usar o AD como repositório de identidade, assim como qualquer sistema novo desenvolvido.

Login unificado - O login unificado diminuiu o número de chamados técnicos de usuários que haviam esquecido uma das senhas em cerca de 20% e, com a queda do custo operacional, aumentou também a produtividade. Segundo o coordenador de tecnologia da Light, os ganhos indiretos no ambiente são incalculáveis e se revelam a cada dia. “Na mesma época em que finalizamos as migrações, a companhia estava negociando a troca do fornecedor dos serviços de Service Desk. Com as novas tecnologias e a padronização do ambiente implantadas, nosso custo operacional seria menor, o que nos permitiu fechar um contrato 30% menor com a fornecedora”, explica Marcio Felix.

Ganhos semelhantes a estes foram contabilizados com a adoção do Exchange. No passado, a empresa não tinha acesso a recursos simples, como a visualização de mensagens em HTML, além do acesso às mensagens por meio de dispositivos móveis. “Hoje, nosso corpo gestor possui smart phones para acessar o correio remotamente. Além disso, passamos a contar com uma ferramenta de webmail e dobramos a capacidade das caixas de mensagens”, destaca Felix. Para os usuários, a interface mais amigável e a integração do Exchange com o pacote Microsoft Office, permitindo a formatação e o envio dos e-mails diretamente dos aplicativos, foram as mudanças mais sentidas. “Nenhum usuário perdeu informação durante o processo. E-mails, dados, tudo foi convertido sem problema, agregando muita confiança e credibilidade ao projeto”, avalia.

“Foi uma mudança completa de cultura dentro da empresa. Há 15 anos trabalhávamos na plataforma antiga”, revela Felix. As migrações de Lotus Notes para Microsoft Exchange e Novell Directory Services (NDS) para Microsoft Active Directory abrangeram todos os 78 sites da companhia, que vão desde agências de atendimento ao público até usinas hidrelétricas, e foram suportadas por duas soluções da Quest Software: Notes Migrator for Exchange e Quest NDS Migrator. “A expertise e as ferramentas Quest foram fundamentais. Sem elas, não teríamos migrado”, garante Felix.

Ambientes missão crítica - A decisão pelo projeto grandioso e que afetaria diretamente cada um dos usuários veio da necessidade de um sistema operacional para servidores de arquivos mais robusto, com maior integração com o ambiente do usuário, e um sistema de correio eletrônico mais atual, com novos recursos. Ao todo, foram migradas 4.500 caixas de correio Notes para plataforma Exchange e 5.800 usuários NDS para Active Directory. “O valor da informação armazenada na rede é imensurável. Temos vários sistemas baseados no ambiente de rede que auxiliam na operação da empresa, como arquivos com dados financeiros, considerados críticos para a Light”, analisa Felix. “Da mesma forma, o correio eletrônico faz parte da operação da companhia. Além de toda a comunicação, recebemos solicitações dos clientes por e-mail, com prazo para responder”, esclarece, ressaltando a importância dos ambientes migrados.

Atuação na base de dados - O plano de modernização de algumas áreas da infra-estrutura de TI da Light incluiu também ações de reorganização e manutenção da base de dados. Buscando melhorar a performance do Sistema de Gestão da Distribuição – SGD, no qual é gerenciada toda a operação do sistema elétrico da companhia, a Light decidiu atualizar seu banco Oracle e retirar da produção um dos seus três servidores que replicavam a mesma base de dados. Para garantir o sucesso do projeto, a empresa contou com a solução Shareplex for Oracle, da Quest, além de equipe de consultores locais e um técnico da Quest dos Estados Unidos, que veio ao país acompanhar as atividades.

“O SGD foi implantado há sete anos e nunca parou, é extremamente crítico dentro de nossa estrutura. Tivemos que traçar uma estratégia de migração sem que houvesse indisponibilidade do sistema”, lembra Max Nascimento, analista de suporte e tecnologia sênior da Light. Com o suporte da equipe de especialistas da Quest no planejamento e execução dos trabalhos, a Light realizou a migração do Oracle 8i para a versão 9i, diminuiu o número de servidores de dados e obteve ganho de performance de 25% no SGD. “Todo o processo ocorreu dentro do prazo planejado e, o mais importante, mantendo o sistema disponível o tempo todo”, ressalta Nascimento.

Dentro da mesma área, um outro foco de atuação foi criado exclusivamente para reorganizar as tabelas de dados do ambiente SAP da Light. Com uma base desbalanceada que ultrapassava os 5.800 GB no início do ano, a companhia optou pelo LiveReorg, da Quest Software, solução de reorganização online de base de dados crítica. “O LiveReorg é a ferramenta de mercado, utilizado nas grandes empresas. Seu comprovado sucesso na organização de grandes bases foi fator decisivo para a nossa escolha”, revela Leila Beluzio, coordenadora da área de SAP Basis da Light.

Sem impacto para os mais de 1000 usuários que utilizavam os dados, o LiveReorg liberou mais de 2.200 GB em sua atuação nas grandes tabelas do ambiente analisado. “Qualquer outra ação que tomássemos iria impactar o sistema. Sem o LiveReorg, hoje já estaríamos com sete terabytes de dados” conta a coordenadora. “Além do ganho de capacidade, a solução da Quest tornou os processos mais eficientes e melhorou o desempenho geral do sistema, deixando o ambiente mais sadio”, completa Leila.

Voando tranqüilo - Todo o projeto durou dez meses entre planejamento, simulações, treinamento e implementação, e envolveu, além de equipe interna, consultores da Quest, analistas de controle de qualidade da Microsoft e profissionais da Service IT Solutions, empresa especializada em consultoria e prestação de serviços na área de TI contratada pela Light. “Os parceiros nos ajudaram a planejar o ambiente, montar especificações do projeto, analisar propostas técnicas, ou seja, atuaram sempre juntos na migração visando o menor impacto possível”, avalia Marcio Felix, coordenador de tecnologia da Light.

De acordo com o executivo, as ferramentas Quest utilizadas automatizaram boa parte dos processos, facilitando o desafio. “A desinstalação do Novell Client, por exemplo, que geralmente é um processo complicado, foi realizada de modo automático, sem deixar vestígios, pela solução da Quest. Os técnicos nem precisaram ir às estações de trabalho dos usuários”, conta. “Apesar de toda a complexidade e criticidade das execuções, o ambiente não foi afetado em momento algum. Trocamos a turbina com o avião voando”, finaliza Felix.

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