Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/02/2009 - 09:48

Reservatório da Usina Jaguari inicia vertimento


O reservatório da Usina Hidrelétrica Jaguari, da Companhia Energética de São Paulo (CESP), subiu 36 centímetros com as chuvas deste fim de semana e atingiu seu nível máximo de armazenamento, dando início ao período de vertimento. A vazão, que era da ordem de 40 metros cúbicos por segundo passando pelas turbinas, deve aumentar cerca de dezmetros cúbicos por segundo com o vertimento, considerado ainda pequeno para os padrões do rio Paraíba do Sul, não causando impactos abaixo da barragem.

Em Jaguari, o vertimento ocorre naturalmente quando o reservatório está cheio. Nessa situação, a água atinge o nível da soleira livre (sem comporta) e, automaticamente, o excedente de água passa a escoar pelo vertedouro de superfície, que fica ao lado da casa de máquinas e funciona como um “ladrão" de caixa d’água.

A usina Jaguari está localizada no rio Jaguari, afluente do Paraíba do Sul, entre os municípios de São José dos Campos e Jacareí, no Vale do Paraíba. O período chuvoso nessa região do País, que começou em novembro e se estenderá até abril, tem se mantido de acordo com as previsões até o momento. As chuvas que estão ocorrendo no Vale do Paraíba são acompanhadas pela equipe de meteorologia da CESP, ligada à área de operação de reservatórios.

Paraibuna - O reservatório da Usina Hidrelétrica Paraibuna, localizada na cabeceira do rio Paraíba do Sul, subiu 21 centímetros neste fim de semana e está com a capacidade de armazenamento em torno de 78%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira