Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/02/2009 - 10:24

Argentina aprova algodão com características combinadas

A Secretaria de Agricultura da Argentina autorizou o plantio, a comercialização e o consumo de uma variedade de algodão GM resistente a insetos lepidópteros e tolerante ao herbicida glifosato.

De acordo com a resolução Nº 82/2009, publicada no Diário Oficial do país, a permissão vale também para os derivados do algodão transgênico.

Assim que concluiu sua avaliação, a Comissão Nacional Auxiliar de Biotecnologia Agropecuária (Conabia) registrou em documento que “a liberação extensiva do organismo vegetal geneticamente modificado não gerará um impacto sobre o meio ambiente que se diferencie significativamente do que produziria um organismo homólogo geneticamente modificado” e que “da análise dos estudos apresentados para tal avaliação não surgiu nenhuma diferença expressiva entre o algodão convencional e a variedade com características combinadas (MON531 x MON1445).

Já o Serviço Nacional de Vigilância Sanitária e Qualidade Agroalimentar (Senasa), que avalia a segurança alimentar do cultivo, declarou que avaliou o algodão com características combinadas e não encontrou objeção científica no que diz respeito à inocuidade para a saúde humana e animal.

Por fim – e como última etapa dos processos de aprovação de transgênicos na Argentina –, a Direção Nacional de Mercados expressou opinião favorável para a comercialização das sementes, para o cultivo e para todos os produtos derivados do algodão GM.

Perfil do CIB - O Conselho de Informações Sobre Biotecnologia (CIB) é uma organização não-governamental, cujo objetivo básico é divulgar informações técnico-científicas sobre biotecnologia e seus benefícios, aumentando a familiaridade de todos os setores da sociedade com o tema. Para estabelecer-se como fonte segura de informações para jornalistas, pesquisadores, empresas e instituições interessadas em biotecnologia, o CIB dispõe de um grupo de conselheiros formado por mais de 70 especialistas – cientistas e profissionais liberais, em sua maioria – ligados a instituições que estudam as diferentes áreas dessa ciência. | Sites www.cib.org.br e www.biotecpragalera.org.br. | La Nación e ArgenBio .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira