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19/02/2009 - 09:29

Lojas Renner registra lucro líquido de R$ 162,5 milhões em 2008, 7,8% superior ao registrado em 2007

A Receita Líquida da Venda de Mercadorias cresceu 11,7% em relação a 2007, alcançando R$ 2 bilhões, com crescimento de 55,9%, o resultado de Serviços Financeiros atingiu R$ 77,8 milhões ou 25 % do EBITDA (Geração Operacional de Caixa) no período.

A Lojas Renner, segunda maior rede de lojas de departamentos de vestuário do Brasil (Bovespa: LREN3), contou com importantes fatores que impactaram positivamente o resultado de 2008, apesar da desaceleração da economia a partir do último trimestre. A abertura de 15 novas lojas durante o ano - totalizando 110 operações em todas as regiões do país - o amadurecimento da marca em novos mercados e a evolução do conceito de Estilos de Vida (Lifestyles) contribuíram para os resultados alcançados nos 12 meses do ano passado. As melhorias operacionais, que se traduziram em um aumento 0,2 pontos percentuais de Margem Bruta, e a consolidação dos Serviços Financeiros também foram determinantes para o bom desempenho da Lojas Renner durante o ano.

Em 2008, a Lojas Renner obteve Receita Líquida das vendas de mercadorias 11,7% maior que a registrada em igual período do ano anterior, totalizando R$ 2 bilhões. O aprimoramento dos processos de gestão de estoque, aliado a um sistema logístico ágil, integrado ao planejamento de compras permitiu uma reposição mais ajustada de peças por cor e tamanho nas lojas, impactando positivamente a Margem Bruta, que passou de 46,2 em 2007 para 46,4% no último ano.

O EBITDA (lucro antes de juros, imposto de renda, depreciação, amortizações, despesas com plano de opções de compra de ações, resultado de baixa de ativos fixos e despesas extraordinárias) alcançou R$ 311,4 milhões, com crescimento de 8,9% em relação ao ano anterior. A margem EBITDA sobre a Receita Líquida das vendas de mercadorias atingiu 15,9%, ante 16,3% em 2007. Esta redução é justificada pelo desempenho de vendas no quarto trimestre de 2008, que teve o reflexo da desaceleração da economia em virtude da crise mundial. Se excluídos os itens não-recorrentes de 2007 e de 2008, o EBITDA teria crescido 13%, passando de R$ 280,5 milhões para R$ 316,9 milhões, e a margem EBITDA passaria, então, de 16% para 16,2% em 2008.

O Lucro Líquido consolidado foi de R$ 162,5 milhões, ante R$ 150,7 milhões em 2007, um crescimento de 7,8%.

Serviços financeiros - O resultado de Serviços Financeiros, lançados em 2005 e que compreendem as vendas financiadas em 0+8 parcelas fixas com encargos, os Empréstimos Pessoais (incluindo Saque Rápido), os Títulos de Capitalização e os Seguros, passou de R$ 49,9 milhões em 2007 para R$ 77,8 milhões em 2008, registrando um crescimento de 55,9%.

Com as maiores receitas geradas devido, principalmente, às vendas de seguros, às menores despesas geradas com as provisões constituídas para os empréstimos pessoais e aos ajustes nas taxas de juros cobradas, o Resultado de Serviços Financeiros passou a representar 25% do EBITDA, enquanto em 2007, este percentual era de 17,5% .

Em 2008, ao completar 35 anos de operação, o Cartão Renner foi responsável por 63,1% das vendas totais realizadas no período, com um ticket médio 5,5% maior do que do registrado no ano anterior, chegando a R$ 112,97. Ao final de dezembro de 2008, a Companhia atingiu a marca de 13,6 milhões de cartões, sendo 1,6 milhão de novos cartões emitidos no ano.

A carteira de empréstimos da Lojas Renner somou R$ 81,2 milhões em dezembro de 2008, incluindo os encargos. Durante o ano, foram concedidos R$ 88,9 milhões em empréstimos (principal), ante R$ 97 milhões em 2007. Os produtos de crédito, tanto no Saque Rápido quanto nos Empréstimos Pessoais, registraram um ticket médio em torno de R$ 550,00 (principal) e prazo médio de 9 meses.

Plano de expansão e investimentos - Do total de R$ 136,8 milhões investidos em 2008, R$ 83,7 milhões foram direcionados para a abertura de novas operações. No ano, a Companhia seguiu com seu plano de expansão, inaugurando 15 unidades, sendo quatro na Região Sul, oito na Região Sudeste, duas na Centro-Oeste e uma na região Norte. A Renner chegou ao final de 2008 com 110 lojas e área de vendas de 229,7 mil metros quadrados, 12,9% superior à do ano anterior.

Também foram investidos R$ 24,4 milhões na remodelação de instalações e R$ 10,9 milhões na modernização de sistemas e equipamentos de tecnologia. Com o intuito de atender ao maior volume de mercadorias importadas e a demanda das lojas abertas em 2008 e a serem inauguradas em 2009, foram alocados R$ 12,1 milhões em investimentos na ampliação da capacidade de estocagem e processamento dos Centros de Distribuição. Em 2009, o plano de expansão prevê a abertura de oito novas lojas, em linha com a meta anual estipulada em 2005, na ocasião do IPO.

A Companhia ampliou seu quadro de colaboradores para dar suporte ao plano de expansão. Ao final de dezembro de 2008, a Lojas Renner contava com 9.647 colaboradores em suas 110 unidades distribuídas nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil, nos centros de distribuição e na sede administrativa. No exercício, cada colaborador recebeu mais de 150 horas de treinamento, por meio da "Academia Renner de Varejo" e da "Universidade Renner". Alinhada às varáveis macroeconômicas menos favoráveis, a Lojas Renner buscou reduzir custos, ampliando a base de cursos virtuais. Constatou-se um crescimento de 257% no número de horas de treinamento virtual por colaborador sobre 2007.

Também para dar suporte ao crescimento da empresa, em 2008, formaram-se 122 trainees, para cargos de gerência e supervisão. A política de Recursos Humanos da Companhia tem um histórico de conquistas e obteve reconhecimento também em 2008, quando foi classificada pela Revista Exame e esteve pela 7ª vez, entre as 150 Melhores Empresas para se Trabalhar. Além disso, foi escolhida, pela 5ª vez, pela Revista Valor Carreira, como uma das melhores empresas em gestão de pessoas.

Responsabilidade social - Em junho de 2008, foi criado o Instituto Lojas Renner, com o objetivo de reunir, acompanhar, ampliar e disseminar as iniciativas da empresa no setor de responsabilidade social. A partir desta data, o investimento social da Companhia passou a ser focado na inserção da mulher no mercado de trabalho, por meio de apoio a projetos de capacitação, geração de emprego e renda nas comunidades onde atua. A causa foi definida através de entrevistas com líderanças e colaboradores da empresa e também com o apoio de uma pesquisa com clientes realizada pela Internet em 2007.

Ao longo dos 12 meses de 2008, foi investido cerca de R$ 1,3 milhão em 24 projetos que atenderam uma das três linhas de atuação defendidas pela Lojas Renner: a) Educação e Formação Profissional; b) Empreendedorismo Econômico e Geração de Renda e c ) Inserção no Mercado de Trabalho.

No período também foi lançada a primeira campanha de marketing social da Companhia. De 11 a 14 de agosto de 2008, o valor de R$ 752,9 mil, correspondente a 5% da venda de mercadorias, líquida de impostos, foi arrecadado, através do Instituto Lojas Renner, para 11 projetos de capacitação profissional e geração de renda para mulheres, em sete Estados brasileiros, beneficiando diretamente 1.723 pessoas.

Entre outras ações de responsabilidade social, a Lojas Renner uniu-se ao movimento de solidariedade em prol às vítimas das chuvas em Santa Catarina. A empresa doou 8 mil peças de roupas e 4 mil litros de água mineral para a defesa civil do Estado.

Em 2008, 39 jovens foram capacitados no Projeto Pescar, apoiado pela Lojas Renner, com sede em Porto Alegre (RS) e São Bernardo do Campo (SP). Todos os adolescentes participantes já estão em processo de inserção no mercado de trabalho. O programa anual oferece aulas de português, inglês, espanhol, higiene e saúde, legislação trabalhista, comunicação, relacionamento interpessoal, além de matérias focadas na área de varejo, como logística, merchandising e técnica de vendas. O Projeto Pescar Rennerfaz parte do Programa Jovem Aprendiz, criado pelo Ministério do Trabalho. É voltado para jovens de 16 a 19 anos, pertencentes a famílias de baixa renda, que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio.

Governança corporativa - Em 2008, a Lojas Renner comemorou o terceiro ano como empresa de capital pulverizado e 41 anos de listagem em bolsa. O zelo pelas melhores práticas de governança corporativa vem alcançando importantes premiações como a da Agência Estado, na qual conquistou o primeiro lugar na categoria de empresas com valor de mercado até R$ 5 bilhões, sendo a Melhor Companhia para os Acionistas em 2008. Também no ranking Balanço Anual da Gazeta Mercantil, a Lojas Renner foi escolhida em primeiro lugar, no segmento de comércio varejista, e na publicação Institutional Investor Magazine, foi eleita a empresa mais amigável dos acionistas no setor de consumo, segundo pesquisa feita entre mais de 200 administradores de recursos e analistas de investimentos.

Em 16 de dezembro, foi aprovada a distribuição de dividendos, na forma de juros sobre capital próprio, relativa ao exercício de 2008, no valor de R$ 36,4 milhões, correspondentes a R$ 0,2996 por ação. Os Órgãos de Administração estão propondo, ainda, a distribuição de R$ 8,6 milhões (R$ 0,0709 por ação), a título de dividendos, sujeitos a aprovação na AGO de 2009, a ser realizada em 30 de março. Assim, a remuneração aos Acionistas, incluindo o pagamento a ser aprovado na Assembléia de Acionistas, somará R$ 45,1 milhões (R$ 0,3705 por ação), representando um pay-out de 25% e um dividend yield de 2,4% (dividendo por ação sobre o preço da ação), se considerada a cotação de R$ 15,67 em 30 de dezembro de 2008.

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