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20/02/2009 - 08:51

Gastronomia brasileira tempera encontro com mídia britânica


A Embratur realiza encontro em Londres para promover o Brasil como destino cultural e apresenta aos jornalistas a culinária típica de Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro

Despertar o interesse de jornalistas britânicos pela diversidade cultural e gastronômica do Brasil é o objetivo do Ministério do Turismo que, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), organizou uma viagem pelos sabores do País na noite de ontem (18), no evento Food for Media.

Segundo Glauco Fuzinatto, executivo do Escritório Brasileiro de Turismo no Reino Unido, a cultura brasileira é um dos fortes pontos de promoção e vendas do Brasil como destino turístico. “Temos uma cultura singular, com grande diversidade e ainda pouco conhecida pelos britânicos. Com o evento atrairemos a atenção e o interesse dos jornalistas em conhecer o Brasil por meio da gastronomia, dança, música, artesanato, entre outros”.

Na ocasião, mais de 150 pessoas prestigiaram quatro renomados chefs de cozinha brasileiros que apresentaram suas receitas. Representando Salvador o chefe Beto Pimentel, do restaurante Paraíso Tropical, famoso por cozinhar apenas com alimentos orgânicos. A comida mineira ficou a cargo de Guilherme Melo, do restaurante Hermengarda, de Belo Horizonte, conhecido por sua criatividade no que diz respeito à culinária brasileira. O sabor do restaurante de Roland Villard, La Pré Catelan, representando o Rio de Janeiro, que utiliza técnicas francesas para trazer ricas e incomuns qualidades à cozinha nacional. E de São Paulo, Felipe Benjamin Abrahão, da tradicional padaria Mundo dos Pães, que com mais 68 anos de tradição, também deixou sua marca no evento.

O encontro entre a gastronomia brasileira e a mídia inglesa faz parte da estratégia de promoção internacional do Brasil. “Vamos utilizar, além da culinária, outros traços marcantes da nossa cultura para mostrarmos à imprensa britânica a diversidade brasileira e, assim, promover o País”, diz Fuzinatto.

Entre os convidados para o jantar, na filial inglesa do restaurante Favela Chic, estavam jornalistas de tradicionais veículos de comunicação britânicos como o The Times, Telegraph, The Independent, Wanderlust, Times Online, TTG, Daily Mail, FHM, entre outros. *[Convidados experimentam sabores típicos brasileiros].

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