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20/03/2007 - 08:29

Equipes da FEI conquistam 1º e 2º lugares da 13ª Competição Baja SAE BRASIL-Petrobras


A competição, que foi realizada de 15 a 18 de março, em Piracicaba, SP, teve como terceira colocada a equipe Demec-09, da UFMG.

São Paulo, 19 de março de 2007 – Com 61 equipes participantes, as equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, conquistaram o primeiro e segundo lugares, com 893,21 e 876,52 pontos, respectivamente, na 13ª Competição BAJA SAE BRASIL–PETROBRAS, encerrada neste domingo (18), em Piracicaba, interior de São Paulo. A terceira colocação ficou com a equipe Demec-09, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 853,41 pontos, que venceu o Enduro de Resistência, ao completar 110 voltas em quatro horas de prova, num circuito de 1,5 km. A quarta colocada na Competição foi a equipe EESC USP 114, da Escola de Engenharia São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), com 847,70 pontos.

Com isso, as equipes da FEI Baja 1, Demec-09 e EESC USP 114 poderão ganhar o direito de participar, em junho, da SAE Baja RIT, em Rochester, Nova York, EUA, organizada pela SAE International. A equipe Poli Torpedo, da Escola Politécnica da USP, ficou em quinto lugar e poderá designar dois integrantes para acompanhar de perto a competição nos Estados Unidos.

Emocionado com o resultado, o estudante Rafael Giannetti, capitão da equipe FEI Baja 1, está confiante para a prova internacional. “Levaremos a união de nossa equipe aos EUA e tentaremos repetir o bom resultado de 2004”, disse o formando do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI, ao comemorar o título ontem no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo). Tricampeã na Competição (2001, 2002 e 2005), a FEI venceu em 2004 a competição nos EUA.

Cerca de 1,5 mil pessoas estiveram ontem no ECPA para acompanhar de perto o Enduro de Resistência, a prova mais esperada pelos estudantes, que durante os quatro dias de competição submeteram seus carros off road, projetados e construídos dentro das faculdades, a diversas avaliações de profissionais da indústria da mobilidade. Nem a chuva, que tornou a pista destinada à realização do enduro mais difícil, conseguiu atrapalhar a Competição, que premiou, ainda, as equipes em 13 categorias:

Melhor Tração: equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. | Melhores Subida de Rampa, Aceleração e Velocidade Máxima: equipe Poli Kamikase, da Poli/ USP. Melhores Manobrabilidade/Slalom, Manutenção, Originalidade e Relatório de Custo: equipe FEI Baja 1, da FEI.| Melhor Conforto do Operador: equipe Mauá 2, do Instituto Mauá de Tecnologia. Melhor Enduro: equipe Demec-09, da UFMG.| Melhor Produção em Massa: equipe Uiraçu, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). | Melhor Projeto, Qualidade e Relatório de Custos: equipe FEI Baja 2, da FEI.

Segundo Rafael Fassina Marques, diretor geral da 13ª Competição BAJA SAE BRASIL–PETROBRAS, o evento foi marcado por diversas novidades tecnológicas apresentadas pelos universitários. “As equipes se prepararam bastante e pudemos ver carros com sistemas de telemetria em tempo real, desenvolvimento próprio de amortecedores e conjuntos de freio, além do uso em larga escala de materiais como alumínio, fibra de carbono, fibra de vidro e titânio que deixaram os veículos ainda mais leves”, afirmou.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, afirma que a Competição Baja SAE BRASIL é um importante palco de descobertas de novos talentos da engenharia automotiva brasileira. Além disso, a competição vem ao encontro dos objetivos da associação. “Por meio do Baja SAE BRASIL, incentivamos a pesquisa estudantil e, com isso, aprimoramos o aprendizado dos futuros engenheiros brasileiros”, afirma Fistarol. “Todos os que participam da competição adquirem grandes chances de se destacarem profissionalmente após concluírem a graduação”, diz o presidente.

SAE BRASIL – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade - A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrirem as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 4 mil associados e 11 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos Estados Unidos, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Thomas Edison e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.

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