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20/02/2009 - 09:28

C+ Tecnologia apresenta sistema de lubrificação para o setor ferroviário brasileiro

Sistema de lubrificação Frisolub aumenta a vida útil das rodas de vagões em 30%, das locomotivas em 50% e dos trilhos curvos em até 150% .

São Paulo - A Divisão de Transportes do Grupo C+ Tecnologia, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a indústria e os transportes, lançou o sistema Frisolub que permite aumentar significativamente a vida útil de rodas e trilhos ferroviários.

“As ferrovias brasileiras passaram por uma fase de recuperação e agora buscam eficiência”, comenta Robert Bernhard, diretor de marketing do Grupo C+ Tecnologia.

A difusão no mercado brasileiro do sistema embarcado para lubrificação de frisos de rodas de trens e topos de trilhos, Frisolub, é uma promissora vertente da estratégia de negócio do Grupo C+ Tecnologia. Desenvolvido pela empresa européia REBS, o sistema se baseia na técnica de lubrificação por meio de aspersão.

No setor de transporte ferroviário de passageiros, a companhia já conquistou clientes como o Metrô do Rio de Janeiro, a CTS – Companhia de Transporte de Salvador e a CPTM em São Paulo, e planeja ampliar a participação no transporte ferroviário de cargas, segmento no qual já tem contratos com a Mineração Rio do Norte (MRN) e a MRS.

Segundo Robert, o Frisolub oferece inúmeros benefícios em relação ao sistema fixo utilizado em algumas ferrovias, como menor eficiência, redução dos custos gerais de manutenção, menor incidência de descarrilamentos, redução no consumo de energia ou combustível e redução de ruídos de rodagem – este último muito comum em traçados com curvas, como acontece na malha ferroviária brasileira.

No sistema fixo, o dispositivo para aplicação da graxa fica instalado junto à via férrea, nas proximidades das curvas. O bombeamento é acionado pela passagem das rodas, lubrificando os trilhos. Normalmente, são utilizadas graxas comuns, que contaminam o lençol freático, sujam a via férrea, expõem a malha ao risco de incêndio e exigem limpezas periódicas.

No sistema de aspersão, ao contrário, o bico injetor que espalha o lubrificante nos trilhos através do friso das rodas fica instalado no trem. “A lubrificação não se restringe a um determinado ponto da via férrea”, comenta Robert. Outra vantagem é que a quantidade de lubrificante aspergido é a mínima necessária para lubrificar o friso ou o topo dos trilhos. Além disso, o sistema embarcado dispensa a necessidade de monitoração para evitar vandalismos, tampouco exige o deslocamento de um técnico para abastecer a caixa com lubrificante, como acontece no sistema fixo.

O Frisolub gerencia o atrito roda/trilho através do uso de lubrificantes especiais biodegradáveis, que garantem melhor relação custo/benefício através da redução do nível de desgaste de rodas e trilhos. Os lubrificantes, LUB F 00 e LUB F 000 tem formulação especial, com elevado conteúdo de sólidos e, por ser biodegradável, não comprometem o meio-ambiente.

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