Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2009 - 09:40

Especialista dá dicas para revisões de orçamento em tempos de crise

Com a restrição ao crédito, o aumento das taxas de juros e outros reflexos trazidos pela crise financeira mundial, os empresários devem dar atenção especial ao fluxo de caixa de suas empresas e focar na revisão de orçamentos para 2009. Para o consultor de empresas Marco Aurélio Militelli, executivo com mais de 25 anos de experiência, é necessário que haja eficiência na gestão empresarial em momentos de grande oscilação na economia. “Quando menciono eficiência, refiro-me a dois pontos fundamentais: o não desperdício de qualquer natureza e a assertividade nas ações”, afirma o consultor.

Para evitar desperdícios, não basta conter despesas, deve-se avaliar os gastos necessários para realização de tarefas, em termos de tempo e dinheiro. “As funções relacionadas à controladoria precisam ser simplificadas ao máximo, para que seja possível o empresário analisar em detalhes resultados de suas decisões e operações”, explica.

Militelli aponta as revisões de orçamento com intervalos menores como forma de correções rápidas, caso decisões erradas sejam tomadas. “Sou a favor da criação de planos e orçamentos que possibilitem revisões trimestrais. A ação pode demandar grande esforço, porém, em momentos de crise é quando se cresce”, ressalta. Diante das incertezas do momento, decisões orçamentárias, planos de negócios e metas precisam ser revistos.

Com realidade diferente em cada setor, é difícil estipular o que deve ser cortado em uma empresa. Para Militelli, a solução é analisar por prioridades. “Recomendo que as rotinas diárias da direção e gerência sejam revisadas, diminuindo a distância entre a alta direção e os demais níveis hierárquicos, sem perder a praticidade”, explica. Porém, algumas recomendações podem servir para diversas situações empresariais. Por exemplo, O privilégio da liquidez, por exemplo. . Deve-se ter dinheiro disponível em caixa para situações de emergência ou até mesmo para uma boa oportunidade de investimento que possa surgir. Outro bom conselho é a criação de flexibilidade organizacional. De acordo com o consultor, a teimosia não deve existir não em tempos de crise. “Se a mudança promovida não trouxer o benefício pretendido, mude até conseguir o que pretende”, explica Militelli.

Os empresários devem ter a consciência de que a velocidade dos negócios podem ser alteradas. “A crise poderá retardar ou conturbar a realização das metas pretendidas, mas, se a empresa estiver adequadamente posicionada em seu mercado, e com estrutura e processos otimizados, deverá seguir em frente”, conclui.

Perfil da Militelli Business Consulting: Militelli Business Consulting é uma empresa de serviços especializados para a melhoria de efetividade operacional e diferenciação estratégica de outras empresas. A consultoria atua em todos os segmentos do mercado, desde empresas pequenas e médias, até grandes corporações. Com mais de 200 projetos desenvolvidos, no Brasil e exterior, a empresa acumula 25 anos de experiência. Sua metodologia de trabalho se destaca por ser participativa e de alta eficiência associada à ética empresarial.

Entre os serviços prestados pela Militelli estão a Consultoria em Gestão Empresarial, Estratégias para Expansão, Implantação e Gestão de Mudanças, Incremento de Performance, Estruturação de Empresas e Negócios, Estudos de Viabilidade econômicos-financeiros, Projetos de Franchising e Licenciamento, Auditorias Especializadas, Recuperação de Empresas e Desenvolvimento de Canais de Distribuição.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira