Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2009 - 09:44

Emprego nas grandes e médias indústrias cai 1,4% em janeiro

Madeira, máquinas e equipamentos e metalurgia básica foram os segmentos que apresentaram as maiores reduções.

Florianópolis (SC) - As grandes e médias indústrias de Santa Catarina reduziram o número de empregos no mês de janeiro em 1,44%, divulgou a Federação das Indústrias (FIESC) nesta quarta-feira. No universo de 348 empresas que participam do levantamento da FIESC o número de vagas fechadas foi de 3.226, com influência principalmente dos segmentos de produtos de madeira (menos 682 vagas), máquinas e equipamentos (menos 623) e metalurgia básica (menos 453).

Os dados do segmento de madeira foram influenciados pelo encerramento das atividades de uma grande empresa do setor. As indústrias de máquinas e equipamentos informaram que foram obrigadas a realizar ajustes na produção devido à desaceleração das vendas. As indústrias de metalurgia básica demitiram devido ao desempenho das montadoras (tratores para infra-estrutura, ônibus e automóveis) que são seus principais compradores.

Para a FIESC, os dados mostram a adequação das indústrias à mudança de conjuntura, com a desaceleração da atividade econômica no País, já que 16 dos 19 setores pesquisados no estado apresentaram redução. Contudo, as empresas participantes da pesquisa informaram que, antes das demissões, têm buscado alternativas, como as férias coletivas, para adequar a produção à demanda.

Para enfrentar a conjuntura, a FIESC defende uma agenda mínima para o País em 2009, com a realização de uma reforma que simplifique o atual modelo tributário, aumente o prazo de recolhimento dos tributos, desonere os investimentos e as exportações e promova maior eqüidade na relação fisco-contribuinte. No plano trabalhista propõe o aperfeiçoamento da legislação, para conferir maior segurança jurídica às empresas e trabalhadores, estimular a negociação (sem prejuízo dos direitos fundamentais dos trabalhadores) e reduzir os encargos sociais incidentes sobre a folha de pagamento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira