Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2009 - 09:45

SENAI/Joinville comemora 65 anos de fundação e inaugura melhorias

Joinville- As comemorações pelo 65º aniversário de instalação do SENAI em Joinville teve início no dia 18 de fevereiro(quarta-feira), com a inauguração da ampliação da unidade Sul, na avenida Procópio Gomes, 911, bairro Bucarein, exatamente a primeira unidade própria da instituiçãona cidade. A solenidade, que conta com homenagens a ex-colaboradores, também marca o lançamento da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, que será realizada no final de setembro e início de outubro, igualmente comemorando o aniversário do SENAI na cidade.

Em 65 anos, o SENAI registrou 150 mil matrículas. Com a ampliação da unidade Sul, a instituição totaliza mais de 19 mil metros quadrados em Joinville, em três unidades. Em 2008, a instituição registrou em torno de 9 mil matrículas.

Desde sua inauguração, em 1947, a unidade Sul recebeu diversas reformas, ampliações e modernização. Desta vez, as obras foram mais amplas. A unidade passou a contar com 4,6 mil metros quadrados, um acréscimo de 38% em relação à estrutura existentes. O número de salas deaula passou para 15 e os novos ambientes para atividades práticas são laboratórios de informática e de hidráulica-pneumática. Mas todo o restante da unidade foi reformado e os laboratórios (de mecânica industrial, físico-químico, alimentos, acionamentos elétricos, eletrônica e mecânica automotiva), além de biblioteca e auditório, ampliados e reequipados. A capacidade de atendimento foi ampliada em 33%.

No início do período letivo de 2009 a unidade registrou um incremento de 82% das matrículas em aprendizagem industrial, gratuita, e a implantação da sétima turma do Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional, a 22ª na cidade. Atualmente a unidade oferece cursos de ensino médio, aprendizagem industrial, cursos técnicos, curso superior de tecnologia, aperfeiçoamento e qualificação profissional nas áreas de alimentos (panificação e confeitaria); automobilística; mecânica industrial; gestão empresarial; segurança do trabalho, entre outros.

Além da formação de profissionais com perfis alinhados às demandas da indústria, a instituição investe na ampliação das vagas oferecidas. O SENAI/Joinville registra nove mil matrículas por ano, em cursos básicos de qualificação à pós-graduação, presenciais e a distância. O número corresponde a um crescimento de 65% em relação às matrículas de 2005. Em 1997, o SENAI possuía, nas então duas unidades, 700 alunos regulares. Hoje esse número é cinco vezes maior, nas três unidades existentes. O SENAI também presta consultorias tecnológicas e em gestão e serviços laboratoriais que, igualmente, contribuem para a competitividade do setor industrial.

O SENAI acompanhou o crescimento e o desenvolvimento tecnológico das indústrias da região¿, afirma o presidente do Sistema FIESC, Alcantaro Corrêa. ¿A instituição forma profissionais com uma visão global da atividade, que dominam novas tecnologias e se inserem nos novos modelos de gestão¿. Para o vice-presidente da FIESC para a região Norte-Nordeste, Albano Schmidt, ¿hoje, mais que a formação técnica, necessária para o setor industrial, o SENAI oferece uma formação de cidadania aos alunos¿. Segundo ele, ¿os profissionais formados pelo SENAI contribuem para que Joinville seja um dos maiores centros de desenvolvimento, de inovação e de empresas de classe mundial do Brasil¿.

História do SENAI em Joinville:Joinville foi uma das primeiras cidades catarinenses a ter um núcleo de aprendizagem do SENAI, com a criação da Delegacia Regional Sul do SENAI 7ª Região, sediada em Curitiba e que integrava os estados de Santa Catarina e Paraná. Em 1944 começaram a funcionar os núcleos de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Siderópolis, em Santa Catarina, e Curitiba e Ponta Grossa, no Paraná.

Os primeiros cursos em Joinville foram ministrados provisoriamente na Escola Prática de Comércio Martins Veras e posteriormente no Círculo Operário, no bairro Bucarein. Em 1945 iniciou-se a construção da escola, concluída e inaugurada em 1946.

Com a criação da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) em 1950, oficialmente reconhecida em 1953, houve o desmembramento do Departamento Regional da 7ª Região do SENAI, resultando na instalação oficial do SENAI/SC em 1º de janeiro de 1954, portanto, dezanos depois da criação das primeiras unidades da entidade no estado.

Em 1978 foi inaugurado mais um Centro, no Distrito Industrial, região Norte da cidade. Em 2002, houve a incorporação da antiga cozinha do SESI, transformada na Unidade Norte II, inaugurada em maio de 2003 e destinada ao Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional. As duas unidades Norte ficam na rua Arno Waldemar Döhler. A unidade Sul fica na rua Procópio Gomes. As três unidades somam mais de 19,8 mil metros quadrados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira