Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2007 - 08:37

Feicon Batimat 2007 retrata a expectativa de crescimento da construção civil no Brasil

Inúmeros lançamentos para o setor da construção, corredores movimentados e atrações diferenciadas marcaram a 15ª edição da Feicon Batimat 2007 – Feira Internacional da Indústria da Construção, realizada de 13 a 17 de março, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Organizada e promovida pela Alcantara Machado Feiras de Negócios e Reed Exhibitions, a Semana Internacional da Indústria da Construção, que integra, além da Feicon Batimat, a Feicon Batimat Cozinhas e Banheiros e a Feicon Batimat Tintas, recebeu mais de 170 mil visitantes nacionais, vindos de todo o Brasil, e internacionais de locais como Estados Unidos, Argentina, França, Chile, Paraguai, China, Itália, Portugal, Alemanha, entre outros.

Foram mais de 2 mil produtos lançados e mais de 650 expositores – de 40 países como Estados Unidos, Espanha, Emirados Árabes, entre outros - espalhados pelos 78 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Anhembi. Entre as novidades, estavam ducha com controle remoto; banheira acionada via Internet; tintas e vernizes à base água; cubas estilizadas; portas e janelas com designs diferenciados e isolamentos acústicos; revestimentos; vasos sanitários e lavatórios inteligentes; spa´s; metais e acessórios em geral; aquecedores solares; enfim, todos os produtos para construir e reformar uma casa.

Para o diretor da feira, Jair Saponari, o evento mais uma vez surpreendeu a organização. “Nossas expectativas foram alcançadas e por mais um ano a Feicon Batimat provou ser o principal evento na América Latina, lançador de novidades e grande gerador de negócios”, comenta. “O atual momento pelo qual passa o setor, com o surgimento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), propiciou um novo incentivo aos empresários brasileiros”, além disso, o apoio do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e da Asbea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) fizeram o número de arquitetos triplicar em relação a última edição”, observa.

Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibition no Brasil, também disse estar muito satisfeito com o evento. “A Feicon Batimat é realmente o local ideal para se fazer negócios, conquistar novos clientes e se atualizar perante as novidades do mercado. A qualidade, a beleza, a tecnologia e o design inovador dos produtos brasileiros são muito bem aceitos fora do País, o que é comprovado com a presença dos compradores internacionais”, completa De Vera.

O presidente da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), Melvyn Fox, disse estar extremamente contente com os resultados da Feicon Batimat 2007. “Das empresas que conversamos durante o evento, todas relataram uma visitação qualificada e acima do esperado em seus estandes”. Segundo Fox, o que foi visto nesta edição terá continuidade até a próxima. “A animação que envolve o setor no momento atual, com a criação do PAC, e a boa organização do evento fizeram da 15ª Feicon Batimat um grande sucesso”, afirmou.

Na opinião de Cláudio Elias Conz, presidente da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), a Feicon Batimat traz reflexo extremamente positivo para os lojistas, imediatamente após sua realização. “O público de alto nível que esteve presente no evento pôde conferir mais de 2 mil lançamentos no setor de arquitetura e construção e a tendência é de que saiam à busca destes produtos nas lojas logo depois da visita. Tivemos um movimento forte em janeiro e temos a expectativa de crescer de 8% a 10% este ano, mas as vendas devem ser reforçadas mesmo nos meses seguintes à Feicon Batimat”. Conz disse ainda que a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura da feira, prova que os esforços do setor, que resultaram com a criação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) – um dos principais estímulos para a indústria da construção em 2007 – recebem total apoio do governo.

A Semana Internacional da Indústria da Construção contou com o apoio das entidades ligadas diretamente ao setor: Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção); Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos); Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção); Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas); Siamfesp (Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais não Ferrosos do Estado de São Paulo); Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica); Sincomavi (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo); Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo); e Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

Construções diferenciadas - A Semana Internacional da Indústria da Construção em São Paulo trouxe para esta edição algumas construções diferenciadas que chamaram a atenção do público em geral. Uma delas foi a Casa de Vidro, idealizada pelo Vidroshow, composta 90% de vidros, incluindo teto, paredes, piso, alguns móveis e até elementos estruturais, como as vigas de suporte da varanda.

Destaque também para a Casa de Gesso, que, segundo os técnicos do Sindicato das Indústrias de Gesso de Pernambuco (Sindusgesso), é cerca de 30% mais barata do que uma casa edificada com alvenaria cerâmica e argamassa de cimento. Além disso, o material oferece outras vantagens em relação à alvenaria de tijolo cerâmico, pois possui maior resistência e oferece maior conforto térmico ao ambiente. Já a Casa Conceito, montada pela Votorantin, enfatizou a versatilidade do uso cimento em harmonia com ambientes da natureza.

Eventos Simultâneos: destaque para Arquitetura Brasileira no Mundo - Durante os cinco dias de evento, a Semana Internacional da Construção promoveu palestras técnicas, simpósio, seminário e cursos, realizados pelo Sebrae-SP, Sincomavi, Anamaco e Associação Nacional dos Produtores de Pisos de Madeira (ANPM).

Destaque para a mostra “Arquitetura Brasileira no Mundo”, uma parceria entre a Feicon Batimat e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O espaço apresentou sete projetos dos mais expressivos arquitetos brasileiros realizados no exterior, elaborados por quatro escritórios de arquitetura. Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo: Embaixada do Brasil em Tóquio (Japão), o Pavilhão de São Paulo em Osaka (Japão) e o Hotel Las Américas em Santo Domingo (República Dominicana); Brasil Arquitetura, de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci: Conjunto Habitacional em Berlim (Alemanha) e Casa (Finlândia); Carlos Bratke Arquiteto: Edifício Residencial em Punta Del’Este (Uruguai) e os Edifícios Residenciais em Washington (Estados Unidos); e Sérgio Roberto Parada Arquitetos Associados: Aeroporto de Wuxi Shuofang (China). Integradas à exposição, diariamente foram ministradas palestras com os próprios arquitetos.

Visitantes qualificados, exposição da marca e perspectivas de negócios futuros marcam Feicon Batimat - Para Henry Laterza, gerente de marketing da Aliança Metalúrgica, “além de um aumento significativo no número de visitas, tivemos um crescimento surpreendente de visitantes internacionais interessados em nossos lançamentos. Mesmo com nosso foco voltado para o mercado interno, cerca de 10% do atendimento foi dedicado a importadores estrangeiros, principalmente da América Latina”, observa Laterza.

“O evento nos proporcionou excelente oportunidade para contato com o nosso consumidor final. Esta é uma feira muito visitada por engenheiros e arquitetos conceituados no mercado de construção civil, que são os públicos interessados pelo nosso produto. Portanto, havia muitos profissionais que realmente estavam buscando fornecedores para obras em andamento. Isso nos garante relacionamentos ótimos com pessoas ativas em nosso mercado. Parabenizamos a excelente divulgação do evento e repercussão para excelentes profissionais da área”, afirmam a coordenadora de marketing da Alpina Ambiental, Marcela Lopes Calor, e o gerente-geral da Alpina Termoplásticos, José Luiz Jesus. "Estamos muito felizes com a Feicon Batimat deste ano. O País está vivendo um momento econômico muito positivo, o que faz com que as pessoas fiquem mais otimistas. Isso acabou refletindo no ambiente da feira, que está descontraído e gostoso", finaliza o diretor.

De acordo com a Brasilit, a Feicon Batimat foi um evento muito positivo, pois o público recebeu bem os lançamentos da empresa. “O estande teve um alto índice de visitação, cerca de 4 mil pessoas, e vários contatos para futuros negócios foram estabelecidos”, afirma Júlio Benites, gerente de marketing da empresa.

Com o objetivo de divulgar e consolidar uma imagem de destaque no cenário nacional e internacional, a Feicon Batimat foi escolhida para ser o palco do lançamento oficial do título de Capital da Esquadria de Madeira. A região centralizada pelos municípios vizinhos de Porto União, em Santa Catarina, e União da Vitória, no Paraná, é responsável por quase 30% da produção de portas e janelas de madeira do País. O evento contou com a presença dos prefeitos Hussein Bakri, de União da Vitória, e Renato Stasiak, de Porto União. “Só a Feicon Batimat poderia proporcionar a visibilidade que pretendíamos para consolidar a nossa imagem de grande pólo de produtos de madeira”, enfatiza Fabrício Antonio Moreira Neto, coordenador do Núcleo de Esquadrias de Madeira e um dos empresários expositores.

Para Dimas de Melo Pimenta II, da DIMEP, a feira se destaca pelo público constituído de pessoas com poder de decisão e que estão afinadas com as necessidades do mercado, criando uma forte empatia entre o fornecedor e o cliente interessado.

"Mais uma vez, a Feicon Batimat surpreendeu em número e qualidade de visitantes", declara Alexandre Tambasco, gerente de marketing da Lorenzetti. Segundo ele, outro fator predominante entre os visitantes foi a presença de compradores internacionais. "Este ano, assim como em 2006, percebemos uma quantidade significativa de compradores de outros países, especialmente da América Latina, que são mercados nos quais pretendemos atuar com mais força no próximo ano", ressalta Tambasco.

A Pial Legrand considerou sua participação na Feicon Batimat bastante produtiva para a empresa, pois o estande foi visitado pelos principais clientes e representantes de diferentes localidades do País, como Brasília, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Piauí e Minas Gerais, o que demonstra que a feira é uma excelente oportunidade para estabelecer contatos e estreitar relacionamentos.

A Feicon Batimat 2007 foi considerada um sucesso para a Plásticos Vipal. "Tivemos um acréscimo de quantidade e qualidade nos nossos contatos na feira, o que sempre abre caminhos para bons negócios", destaca o diretor-executivo da empresa, Carlos Amodeo. Em sua opinião, a grande movimentação verificada nesta edição é um retrato fiel da expectativa de crescimento da construção civil no País, estimulada principalmente pelas medidas econômicas como o PAC.

“A Feicon Batimat 2007 se caracterizou pelo elevado número de visitantes”, comenta Edson Ramacho, diretor comercial da Sanifix. Segundo ele, esse público recorde pôde ser mensurado pelo volume de folders distribuídos diariamente: em 2005, foram 400; subiu para 500 no ano seguinte; e, agora, foram entregues mil por dia. “E continua sendo um público qualificado. Mesmo os estudantes de arquitetura e engenharia – nossos futuros clientes - demonstraram grande curiosidade técnica. A Feicon foi importante no passado para o lançamento da marca Sanifix no Brasil e continua sendo para a conquista de novas fatias de mercado. Voltaremos em 2008”, afirma Ramacho.

Já a Tupan/Inter está saboreando os sentimentos de satisfação e dever cumprido nesta edição da Feicon Batimat 2007. Afinal, os lançamentos de ambas as marcas foram bem-sucedidos e o objetivo da feira, de unir parceiros e ser um ponto de encontro para negócios, mais uma vez foi realizado com êxito. “A Feicon gera grande expectativa no setor da construção civil, atraindo vários representantes do Norte ao Sul do Brasil”, observa Sandra Maria Cheidde da Graça, gerente de exportação da empresa.

"É muito importante participar da Feicon Batimat, pois isso contribui com o fortalecimento de nossa marca. Tivemos a oportunidade de mostrar que a Universo Tintas mudou. Fizemos contatos com home centers, lojas de construção e lojas especializadas em tintas. Isso foi positivo e pode gerar muitos negócios para a empresa. Além disso, a feira é uma oportunidade de apresentarmos nossos novos produtos ao mercado e sentir a sua aceitação", comenta Ricardo Lozano, gerente nacional de vendas da Universo Tintas.

Para Tatiana Bertolini, da Full Gauge Controls, “as expectativas de negócios são boas, pois tivemos vários fabricantes visitando o estande. A Feicon Batimat é uma feira grande, bem organizada e divulgada”.

“Para nós é um grande privilégio participar da maior feira do Brasil. Foram dias em que podemos ver que o mercado está vivo, atuante, cheio de novidades. Que estas novidades possam sair da FEicon Batimat para as empresas e consumidores, fomentando a sociedade em toda a área da construção", diz Paulo Roberto Vilela Dias, presidente do IBEC - Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos.

16ª Feicon Batimat já tem data marcada - A edição 2008 da Feicon Batimat vai acontecer de 8 a 12 de abril de 2008, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A feira fará parte da Semana Internacional da Indústria da Construção e Iluminação em São Paulo, simultaneamente com a Feicon Batimat Cerâmicas Vermelhas, Feicon Batimat Cozinhas e Banheiros e a 11ª Expolux – Feira Internacional da Indústria da Iluminação, esta última com realização no Expo Center Norte, na capital paulista.

Serão mais de 800 expositores nacionais e internacionais em cerca de 100 mil metros quadrados de exposição, nos dois eventos.

Se você é de outro estado do Brasil, e já quer programar sua visita à Semana Internacional da Construção e Iluminação em São Paulo, a Alcantara Machado e a Reed Exhibitions oferecem pacotes especiais em passagens aéreas, hospedagem e traslado no período das feiras, por meio do Programa Bem Vindo. Acesse www.programabemvindo.com.br ou ligue para a Almax, operadora oficial do programa no (11) 3035-1000. | www.feicon.com.br e www.expolux.com.br .

Perfil da Alcantara Machado - Pioneira no Brasil e na América Latina na realização de feiras de negócios, desde 1958, a Alcantara Machado tem sua história ligada ao desenvolvimento da indústria do País. A empresa já realizou 650 feiras e 2 mil eventos em amplitude nacional e internacional. Hoje, a Alcantara Machado possui um portfólio com mais de 50 eventos ativos e promove mais de 30 feiras de negócios por ano, englobando diferentes segmentos da economia, incluindo as mais importantes realizadas no Brasil e na América Latina. Entre elas, Fenit, Fenatec, Salão do Automóvel, Feicon Batimat, Cosmetic Cosmética, PhotoImageBrazil, Automec, Brasilpack, Mecânica, Geobrasil, Expolux, Itmex, Fiepag, Qualidade, Feimafe, Fenatran e Brasilplast.

Perfil da Reed Exhibitions - Reed Exhibitions, posicionada e reconhecida como a organizadora e promotora de feiras de negócios líder do mundo, realiza, por ano, mais de 460 feiras em 38 países. Sua excelência baseia-se em feiras de negócios e de consumo com alto valor percebido, nas quais compradores e fornecedores de todo o mundo encontram-se exclusivamente para fazer negócios. Na atual crescente era digital, nada ainda substitui a força do contato olho no olho no estabelecimento e manutenção das relações comerciais. E com mais feiras líderes em diferentes mercados do que qualquer outro organizador, somente a Reed Exhibitions pode oferecer o maior número de negócios. A Reed Exhibitions Brasil organiza a LAAD, Latin America Aeroespace & Defence, a Lacime, Latin America and Caribbean Incentive & Meetings Exhibitions e a Linux World Brazil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira