Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2009 - 10:01

Secretaria de Habitação do Rio anuncia programa de reformas

A Secretaria Estadual de Habitação (SEH) preparou um programa de reformas para conjuntos habitacionais do Estado do Rio de Janeiro que estão precisando de melhorias. O programa, que deverá ser executado nos próximos dois anos, já está com a primeira fase definida. Ao longo do primeiro semestre, a secretaria dará início a obras em pelo menos dez conjuntos habitacionais, num total de mais de 11.200 unidades beneficiadas, além de outras unidades no interior do estado.

A primeira comunidade a receber o Programa de Reformas será a Cidade de Deus, em Jacarepaguá. O edital de licitação das obras foi publicado ontem no Diário Oficial. O secretário estadual de habitação, Leonardo Picciani espera fechar contrato e dar início às obras até o final do mês de abril. Estão previstas obras de recuperação do reservatório de água, do sistema de esgoto, do telhado e das fachadas dos 57 blocos, com um total de 2.116 apartamentos, que serão beneficiados nessa fase. As obras nas demais unidades habitacionais deverão entrar em processo de licitação já no próximo mês.

A expectativa da Secretaria de Habitação é de que todas as obras estejam em andamento até o final do primeiro semestre de 2009. Essa primeira fase do Programa de Reformas vai custar cerca de R$ 20 milhões.

Entre os conjuntos beneficiados estão: Vilage Pavuna, na Pavuna, que terá 36 prédios, com 2.961 apartamentos reformados; Conjunto Água Branca, conhecido como Fumacê, em Realengo, com a reforma de 60 blocos, sendo 1.198 unidades; Conjunto Dona Castorina, no Jardim Botânico, com 452 apartamentos em 21 blocos; Conjunto Adélia Martins, em São Gonçalo, que terá cinco blocos reformados; Conjunto Engenheiro Eyder de Moraes Rêgo, em Pilares, com 64 unidades, em quatro blocos, beneficiadas por obras; Conjunto D. Pedro I, em Realengo, com obras em 82 prédios, num total de 3.280 apartamentos; Conjunto Saldanha da Gama, em Niterói, com 200 apartamentos, distribuídos em 25 blocos; Vilar Artur Rios, em Campo Grande, que terá 12 blocos, com um total de 468 apartamentos reformados; além do Conjunto Amerino Wanick, em Niterói, e o IAPC de Quintino, com 496 apartamentos, divididos em 32 prédios beneficiados.

Além do programa de reformas, a SEH também está dando continuidade, em ritmo avançado, às obras de recuperação do Conjunto Village Brisamar, em Itaguaí, onde um prédio teve que ser demolido por risco de desabamento, em março de 2008, e outros 22 estavam comprometidos. O prédio já está quase totalmente reconstruído e, segundo o secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, deve ser entregue aos moradores logo depois do carnaval. As obras nos outros edifícios vão continuar.

- A intenção é integrar uma obra de qualidade. Foi feito muita coisa, sobretudo a reforma estrutural, que não aparece externamente, mas é importantíssima para que os prédios não corram o risco de inclinar ou desabar, como aconteceu – disse Picciani, acrescentando – A reforma nos demais prédios vai prosseguir por mais tempo. E a Cehab estará permanentemente presente para que a gente entregue uma borá que atenda aos anseios dos moradores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira