Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2009 - 10:09

Light comemora redução de perdas

Em 2008, a queda foi de 0,53 pp, atribuída às novas tecnologias de medição e rede.

Com a divulgação na semana passada dos resultados de 2008, a diretoria e todo o corpo funcional da empresa estão comemorando, não só o lucro de R$ 975 milhões, mas, e principalmente, a redução em 0,53 ponto percentual das perdas comerciais de energia, os chamados “gatos”. “Afinal, essa é uma guerra que vem de anos e nos parece que, agora, começamos a vencer algumas batalhas”, analisa José Geraldo Pereira, superintendente de Recuperação de Energia da Light.

Responsável por 72% de toda a energia elétrica distribuída em 31 municípios do estado, incluindo a capital, a Light registrou até ano passado perdas de energia suficientes para abastecer todo o estado do Espírito Santo por um ano. “Todas as nossas ações resultavam infrutíferas. Era como enxugar gelo. Fazíamos milhares de fiscalizações e normalizações, mas era só virarmos as costas e as irregularidades voltavam.”, conta José Geraldo.

Em 2008, a empresa investiu pesado no combate às perdas, destinando R$156 milhões – mais do que o dobro de 2007 - para a aquisição e instalação de uma nova tecnologia de medição e de blindagem de rede, e para atividades convencionais de combate ao furto de energia. Foram instalados 62 mil medidores eletrônicos, individuais e centralizados, e mais de 120 quilômetros de redes blindadas, com tecnologia de cabos “multiplexados” que dificulta o acesso para a confecção de ligações clandestinas. “Os medidores eletrônicos podem “conversar” com o nosso Centro de Controle da Medição, permitindo o acompanhamento da unidade consumidora”, explica José Geraldo.

A partir da implantação dessa nova tecnologia, a Light passou a monitorar, no segundo semestre de 2008, residências de alto consumo de energia, principalmente em condomínios da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, São Conrado e Jacarepaguá. Além de permitir que a empresa saiba imediatamente quando há algum problema no fornecimento de energia à residência, por exemplo, o novo medidor também aponta imediatamente qualquer irregularidade no consumo, manuseio indevido do equipamento ou das instalações elétricas, o que aumenta a assertividade das inspeções.

Os resultados já começaram a aparecer e, anima-se José Geraldo, “serão ainda mais expressivos a partir de 2009”. Em conjunto com as ações convencionais de inspeção e normalização de ligações, a Light planeja para este ano investimentos ainda maiores para combater das perdas de energia, com base nos excelentes resultados obtidos. A instalação de medidores eletrônicos deve ultrapassar 100 mil unidades e deverão ser instalados mais de mil quilômetros de redes blindadas, abrangendo cerca de 160 mil clientes.

Os objetivos da empresa são atingir o patamar de perdas admissíveis estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, com isso redução das tarifas para o consumidor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira