Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2009 - 10:18

Deborah Engel exibe individual no dconcept escritório de arte

Partindo de retratos de passageiros em transportes públicos cariocas, a artista Deborah Engel investiga permanência e transitoriedade por meio de 5 composições fotográficas. Mostra “Tudo é passageiro” tem apresentação de Néssia Leonzini e fica em cartaz de 4 a 31 de março em São Paulo.

O dconcept escritório de arte inaugura no dia 04 de março, às 18 horas, a mostra “Tudo é passageiro”, exibindo 5 fotografias da paulistana Deborah Engel. Com curadoria e texto assinados por Néssia Leonzini, a mostra revela um olhar sobre a sociologia cultural dos usuários de transportes públicos na cidade do Rio de Janeiro.

Montadas em grade de 12 imagens por 12 imagens, cada uma das 5 fotografias exibe passageiros de ônibus, linha de metrô e trem, evidenciando distintas singularidades em meio a situações fugidias. Bastante preocupada com a composição, Engel prefere não enquadrar o rosto, mas sim o colo dos passageiros, focando o jornal aberto, o lanche, o pacote, o buquê de rosas, já que, para ela, são esses elementos, aqui servindo como códigos, que nos trazem dados para decifrarmos o objeto retratado.

Sua pesquisa poética se centra na construção da individualidade por meio de objetos externos a ela. Em sua fotografia, busca retratar a permanência através da transitoriedade, tendo como fio condutor aquilo que o objeto resguarda da nossa identidade, mesmo nas situações mais transitórias.

Segundo Néssia, “A preocupação de Deborah Engel é a passagem do tempo. Com seu interesse na sociologia cultural, ela encontra na linguagem fotográfica o instrumento perfeito de investigação analítica.”

A artista - Formada em psicologia, Deborah Engel enveredou para a fotografia após a conclusão de um curso de História da Arte na FAAP, em São Paulo, em 1999, após o qual trabalhou como assistente de Thelma Vilas Boas. Com a mudança para o Rio de Janeiro em 2003, passou a freqüentar a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, estudou com Anna Bella Geiger e Fernando Cocchiarale e participou de workshop com Vik Muniz no Centro Cultural Hélio Oiticica. Entre 2003 e 2004, foi assistente da artista Rosângela Rennó.

Realizou mostra individual “Série em Transe”, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, no Rio de Janeiro em 2007. Desde 2005, vem participando de mostras coletivas no Parque Lage, Ateliê Santa Teresa, Centro Cultural Telemar, Centro Cultural Oi Futuro, Parque das Ruínas e nas galerias cariocas A Gentil Carioca e Tempo. Em São Paulo, já teve obras exibidas na Galeria Vermelho.

Possui obras nas coleções de Gilberto Chateaubriand (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), José Viegas (Lisboa), Gerard Bastidas (Barcelona, ES) e Mike Shapiro (Los Angeles, EUA).

Atualmente, fotografa para as revistas Vogue, Simples, V, Trip e também retrata obras para artistas e registra exposições de arte para os catálogos do MAM Rio. Em paralelo a sua carreira de fotógrafa e artista, trabalha com o músico carioca Siri, desenvolvendo vídeos autorais para suas apresentações em espaços como o Itaú Cultural, CCSP, PercPan e F.I.L.E.

Exposição: “Tudo é passageiro”, mostra fotográfica de Deborah Engel, de 5 de março a 31 de março de 2009, de segunda a sexta-feira, das 14 às 19 horas, no dconcept escritório de arte, Alameda Lorena, 1.257, G 1, Vila Flávio de Carvalho, Jardim Paulista, São Paulo| Telefone. (11) 3085 50. Entrada franca | www.dconcept.net

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira